sexta-feira, 5 de março de 2010

Título de eleitor terá foto e digital

Em nome da legitimidade dos documentos, 61 municípios brasileiros vão experimentar uma novidade nas eleições deste ano. Um título de eleitor bem mais sofisticado.
Já não basta uma assinatura. A aposentada Terezinha de Jesus Carvalho se surpreendeu ao ter que registrar as digitais e tirar uma foto para ter o novo título de eleitor. “Eu estou com 76 anos, não imaginei isso. É moderno demais”, contou.
O novo modelo é para evitar fraudes e tentar impedir que o título seja usado por outra pessoa. “Ele melhora a segurança na eleição e também propicia um cadastro nacional de dados biométricos, digitais e fotos, para que se possa depois construir um cadastro único de cidadão para evitar fraudes em documentos e contas bancárias”, explicou o secretário de Tecnologia do TRE, Daniel Wobeto.
O recadastramento deve ser concluído no país até 2018, mas os eleitores de 61 municípios já votam com o novo título este ano. Em Canoas, no Rio Grande do Sul, por exemplo, 240 mil terão que passar pela revisão do cadastro.
“Vamos fazer a nossa parte para chegar em outubro e votar direitinho”, disse o advogado Evandro Dias Gomes.
Metade dos eleitores de Canoas já renovou o título pelo novo sistema. O restante terá até o dia 19 de março para cumprir com essa obrigação. A mudança será testada em outubro, nas eleições, mas já gera expectativas.
“Vamos torcer que daqui para frente as coisas fiquem mais práticas, mais rápidas, evitar as filas”, disse a recepcionista Geni Hubner.
Uma novidade para quem já nem precisa mais votar: “É o avanço da tecnologia”, constatou uma senhora.

g1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário