terça-feira, 13 de julho de 2010

Nota do Mons. Edson sobre a restauração da Catedral.

Paroquianos e devotos de Sant’Ana,
“Nada acontece por acaso, tudo é providência!” Esta seria a frase ideal para avaliarmos o que já transcorreu em 2010 em nossa paróquia. Os últimos dias nos mostraram o quanto devemos estar preparados para grandes decisões, mesmo quando nos sentimos surpreendidos.
Aos 26 de janeiro, próximo de completarmos quatro anos do nosso paroquiato, decidimos retirar a imagem de Sant’Ana do altar-mor para uma restauração, o que foi feito pelo restaurador Hélio de Oliveira. O principal motivo dessa iniciativa foi dar um novo brilho a Festa de Sant’Ana 2010. E isso gerou uma ansiedade natural, que foi sendo superada na medida em que a data do retorno da imagem se aproximava. Uma grande programação para a abertura oficial do mês de julho foi preparada na capital e em Caicó, inclusive uma reforma no altar da Catedral, para a acolhida do retorno de Sant’Ana à sua casa.
Porém, na semana de chegada da imagem fomos surpreendidos com a constatação da necessidade de imediata interdição da Catedral, haja vista o estado de comprometimento do teto da Igreja, que poderia colocar em risco a segurança de todos nós, fiéis, paroquianos e devotos de Sant’Ana. O marceneiro Horácio Medeiros, a quem a Paróquia sempre confiou os melhores trabalhos e a quem havia solicitado uma inspeção no local, nos alertou para falhas no forro da igreja matriz.
Por precaução e zelo com os procedimentos mais apropriados de manutenção e segurança do prédio e dos fiéis, solicitamos a presença de técnicos: o Corpo de Bombeiros e engenheiros foram chamados e, após uma primeira inspeção, apenas confirmaram a preocupação. Não imaginávamos a dimensão do problema. Como nossa fé está na Providência divina, o futuro também! Então, mesmo sem o laudo oficial, fomos buscar a imagem de Sant’Ana em Natal sabendo que a mesma retornaria à sua cidade, mas talvez não diretamente ao seu altar principal.
Com a convicção de que ao povo que faz a Igreja cabe a informação, expusemos a realidade logo no dia primeiro de julho. E como ao povo também cabe a decisão, constituímos uma comissão para que, com os pareceres técnicos em mãos, os próximos passos relativos à indispensável urgente reforma não se confundissem com posicionamentos pessoais do pároco de Sant’Ana.
Neste sentido, fizemos uma primeira reunião, que contou com a presença do Senhor Bispo Diocesano, do Mons. Edson, do marceneiro, do engenheiro e de membros do Corpo de Bombeiros, que emitiram os pareceres técnicos, além de membros da comunidade. Esta reunião ocorreu na última sexta-feira, dia 09, para articular a melhor solução, tendo em vista a interdição do prédio.
Na oportunidade, uma Comissão especial foi formalizada e algumas decisões já foram tomadas: definimos um cronograma de reuniões e atividades; providenciamos a imediata retirada dos equipamentos existentes no interior da igreja (ventiladores, bancadas, imagens, som e outros), criando as condições para imediato início dos trabalhos. Os próximos passos serão estes: a retirada do forro e um novo diagnóstico, agora mais completo e preciso, com a real situação do problema e as possibilidades de ação. A constituição de uma equipe de trabalhadores para realização da obra, contratação e demais providências que se fizerem necessárias.
 A próxima reunião da Comissão já está marcada para esta semana. Discutiremos não só as formas de recuperação, mas a possibilidade de ampliação da Catedral. Uma campanha de arrecadação para viabilização da reforma também será planejada. 
O mais importante, todavia, é que mesmo sem o prédio, a Festa será realizada e toda ela sob o olhar de Sant’Ana. Com uma imagem da padroeira, no Santuário do Rosário acontecerão todas as celebrações matutinas, como a missa das 06h30, os batizados e as confissões noturnas. A Missa dos Idosos e a Missa Solene na manhã do último domingo serão celebradas no Ginásio Monsenhor Antenor, na Ilha de Sant’Ana.
Quanto as demais celebrações, como a abertura solene, a missa de encerramento, as missas das 17h e as novenas, todas serão realizadas em um altar montado em frente à Catedral, com a presença da imagem de Sant’Ana restaurada.
Mesmo que, eventualmente, algumas decisões ou gestos não sejam entendidos por todos, esperamos contar com a compreensão e colaboração de todos os fiéis, párocos, devotos e peregrinos de Sant’Ana e de toda a população do Seridó. O que está sendo feito ou mesmo o será, tenham certeza, tem por objetivo zelar pela preservação da nossa Catedral, a casa de Sant’Ana, que é a casa de Deus e de todos nós. Assim como não fomos omissos assumindo falhas, estaremos presentes e determinados nesta nova realização.
Entendendo que nem tudo acontece ao nosso tempo, confiamos nas providencias humana e divina. A imagem de Sant’Ana, por exemplo, antes da restauração escondia fissuras em sua madeira. Pretendíamos apenas entregar o símbolo da região mais bonito, porém acabamos solucionando outro problema. Agora é a casa maior do Seridó que necessita de amparo, e para isto não mediremos esforços, confiantes no deleite futuro e próximo.

Monsenhor Edson Medeiros de Araújo
Vigário Geral e Pároco de Sant’Ana de Caicó

Prefeitura de Jardim do Seridó publica edital de Concurso Público

O Prefeito Municipal de Jardim do Seridó, Padre Jocimar divulga edital de Concurso Público para provimento de 55 vagas distribuídas em diversos setores de atuação. As vagas são para os níveis fundamental (completo e incompleto), médio e superior.  
A empresa responsável pelo certame é a Fundação de Educação Superior e Ação Comunitária (FUC), que prevê inscrições no período de 19 de julho a 11 de agosto de 2010, no site da Fundação: www.fundacaofuc.com.br 
O Edital está disponível no endereço da FUC: http://www.fundacaofuc.com.br/js/docs/edital_jardim_serido_2010.pdf

Casa de Cultura de Caicó na Festa de Sant'Ana 2010

Programaçao da Casa de Cultura para a Festa de Sant'ana deste ano.
 
Dia 22/07 - quinta-feira:
 
Abertura das atividades (eventos e exposições)
               quarteto seridó sax (21h)
 
Dia 23/07 – sexta-feira:
 
Lançamento de livros dos poetas: José Lucas, professor Garcia, Manoel Dantas, Hélio Pedro, Ademar Macedo, Gislene Canales, A.A. de Assis e Delcy Canales,
               *cia de teatro arte e vida
               *regente jussara santos - mpb e regional (21h)
 
Dia 24/07 – sábado:
               *sarau músico-poético (oficina de cordel)
               *José Ânderson (21h)
 
Dia 25/07 – domingo:
               *coral meninas do encanto (21h)   
 
Dia 26/07- segunda:
               *cia de teatro filhos de acauã
               *Jonas Linhares- lançamento do cd(21h)
 
Dia 27/07 – terça-feira:
                *Anne karine e Renato guerra (mpb)
 
Dia 28/07 – quarta-feira:
                *quinteto de violão “avida encanto”- uern/pau dos ferros
                *noite dos rastos/lançamento livro prof. Lidiane (21h)

Dia 29/07 – quinta-feira: apenas exposições
 
Dia 30/07 – sexta-feira:
               *cia de cultura ciranduis (teatro)
               *Silvio ceará (21h)
 
Dia31/07 – sábado:
               *Lurdinha Medeiros e família (teatro)
               *Paulo Lúcio Dantas (violonista)

Veja a relação dos candidatos que tiveram o registro de suas candidaturas impugnado pelo Ministério Público Eleitoral:

Wilma de Faria 
Amaro Alves Saturnino 
Edson Siqueira de Lima 
Nazareno Francisco Pereira 
Severino Miguel Monteiro Filho 
Crislane Confessor de Oliveira de Lemos Vasconcelos
Heleno Luiz da Silva
Izaque Gregório Romão de Oliveira 
Josélio Pereira 
Antônio Petronilo Dantas Filho 
Hugo Manso Júnior
Lucelia Ribeiro Dantas 
Francisco de Assis Gomes Filho 
Francisco da Cuinha Neto 
Cláudio Henrique Pessoas Porpino 
Edson Moraes 
Carlos Magno Vieira Neves 
Marcelo Eduardo Hermelino dos Santo 
José Divanilton Ferreira da Silva 
Francisco Caninde de França 
Sonia Maria Tenorio 
José Bezerra de Oliveira 
Kerginaldo Bezerra de Lima 
Abraão Lincon Ferreira da Cruz.

Catedral de Sant'Ana foi esvaziada

As imagens, bancos e todo o restante da mobília da Catedral de Sant'Ana foram retirados no final de semana.

Na sexta-feira o pároco, Monsenhor Edson Medeiros, se reuniu com uma comissão, incluindo engenheiros para tratar da reforma do templo.

O próximo passo será retirar toda a cobertura da igreja para dá início à obra.

Monsenhor Edson disse que a estrutura de madeira será substituída por uma estrutura metálica.

O sacerdote declarou que não há definição de prazo para início e conclusão da restauração da igreja.

Ele confirmou que todas as pregações religiosas da Festa de Sant'Ana serão realizadas em frente à Catedral de Sant'Ana, com exceção da missa solene do dia 1º de agosto, às 10 horas que será realizada no ginásio de esportes Monsenhor Antenor Salvino, na Ilha de Sant'Ana.

A imagem de Sant'Ana que foi restaurada, só deve sair do Santuário do Rosário, para a procissão de encerramento da festa.

Nas novenas que serão celebradas em frente à Catedral, vai ser colocada uma réplica da imgem da padroeira.

Na próxima quarta-feira a comissão voltará a se reunir para definir passos da reforma da catedral.

Fonte: F. Gomes