quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Começarão as comemorações pelo jubileu do Mons. Tércio

Teve início hoje 18.02 o tríduo em comemoração pelo jubileu de ouro de ordenação sacerdotal do nosso querido Monsenhor Tércio.
Confira a programação em Caicó:
Dia 18 (quinta-feira), às 19h – 1º dia do Tríduo na Matriz de São José
Dia 19 (sexta-feira), às 19h – 2º dia do Tríduo na Matriz de São José
Dia 20 (sábado), às 18h30 – 3º dia do Tríduo na Matriz de São José, em seguida missa. 20h – Sessão Solene Centro Pastoral Dom Wagner.
Dia 21 (domingo), às 10h – Missa em Ação de Graças na Matriz de São José. 12h- almoço de adesão, no Atlético Clube Corintians.

Campanha da Fraternidade será lançada no próximo domingo na Diocese de Caicó

www.seridoagora.com.br

A quarta-feira que sucede o período carnavalesco é para alguns foliões o momento de curtir a ressaca, tomar o caldo de mocotó e pegar a estrada rumo aos destino de origem para os que morram em outras cidades, principalmente no litoral. Já para outros o dia é de orações, louvores e preces, marcado o iniciam do período cristão católico da quaresma.
As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.
Neste dia a igreja católica também a Campanha da Fraternidade, que tem o objetivo de despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. O tema da campanha é sempre escolhido dois anos antes, por isso, em 2011, o tema já foi escolhido: Fraternidade e a Vida no Planeta A criação geme em dores de parto.
Pela terceira vez a Campanha da Fraternidade é realizada de forma ecumênica, a exemplo do que aconteceu em 2000 e 2005. O ato de abertura, em nível nacional, será em Brasília, com uma entrevista coletiva, às 14h, na igreja Luterana, e de uma celebração ecumênica, às 19h30, no Santuário Dom Bosco.
O tema deste ano será: “Economia e Vida. Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”. O objetivo geral da campanha é ajudar a sociedade a construir uma economia que esteja a serviço da vida. Além do objetivo geral, outros cinco objetivos específicos fazem parte da Campanha.
Em Caicó, as paróquias celebrarão as missas de cinzas nesta Quarta-feira, 17. No entanto, a abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2010 somente será aberta oficialmente em Caicó no próximo domingo, dia 21 de fevereiro. Com missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz e concelebrada pelos padres na Catedral de Santana a partir das 19 horas.
Confira horários e locais de missa na Diocese de Caicó
Área Pastoral São Francisco de Assis – 6h 30
Matriz de São José – 6h 30 e 19h
Santuário do Rosário – 8h 30
Casa da Caridade - 9h
Comunidade Recanto do Preá – 17h
Abrigo Dispensário Pedro Gurgel - 17h
Nossa Senhora Aparecida - 17h
Distrito Palma - 19h
Catedral de Sant’ Ana – 19h
Capela de Santa Marta – 19h

Homem é pó precioso aos olhos de Deus, ensina o Papa na Catequese,

Cancaonova.com.br

"O homem é pó e ao pó retornará, mas é pó precioso aos olhos de Deus, porque Deus criou o homem destinando-o à imortalidade", ensinou Bento XVI na Catequese desta Quarta-feira de Cinzas.
Junto aos milhares de peregrinos reunidos na Sala Paulo VI, no Vaticano, o Papa explicou a novidade que se expressa através do convite à conversão, feito de modo especial durante a Quaresma.
"A conversão é ir contra a corrente, onde a 'corrente' é o estilo de vida superficial, incoerente e ilusório, que muitas vezes nos arrasta, nos domina e nos torna escravos do mal ou como que prisioneiros da mediocridade moral".
O Pontífice destacou que a fórmula litúrgica usada no rito da imposição das Cinzas - "Convertei-vos e crede no evangelho!" - não expressa duas coisas diferentes, mas sim a mesma realidade.
"A conversão é o 'sim' total de quem entrega a própria existência ao Evangelho, respondendo livremente a Cristo que por primeiro se oferece ao homem como caminho, verdade e vida, como aquele que o livra e salva".

Verdadeira conversão

"Converter-se significa mudar a direção no caminho da vida: não, porém, com um pequeno ajuste, mas com uma verdadeira e real inversão de marcha", salientou Bento XVI.
Diante do contexto de uma cultura que irradia um medo do fim e da morte, a Quaresma se tornaria um convite a compreender e viver "na novidade inesperada que a fé cristã irradia na realidade da própria morte", expressou.
O Santo Padre concluiu a Catequese desejando que os fiéis vivam o tempo quaresmal como uma renovação do compromisso de seguir Jesus, de se deixar transformar pelo mistério pascal: "Para vencer o mal e fazer o bem, para fazer morrer o nosso 'homem velho' ligado ao pecado e fazer nascer o 'homem novo' transformado pela graça de Deus".

Terra treme no Oeste

Diário de Natal

O Rio Grande do Norte voltou a tremer. Durante o carnaval, dois tremores foram registrados na estação sismológica de Tabuleiro Grande, município da Região do Alto Oeste, a 372km de Natal. Segundo informações do blog do professor João Moacir, a cidade tremeu no último sábado e novamente na segunda-feira. O primeiro terremoto pode ter chegado perto dos 3.0 na Escala Richter e o segundo pode ter passado dos 2.0.
O professor afirma que estava em casa com a mulher durante o último tremor, que pôde ser ouvido e sentido por volta das 17h30. "No momento postei no Twitter que poderia ter havido o evento. Fiz contato com o resposável pela estação sismológica na cidade", escreveu. De acordo com o professor, os dois tremores são bem maiores do que os últimos registrados na estação sismológica.
O Diário de Natal entrou em contato com o coordenador do Laboratório de Sismologia da UFRN, Joaquim Ferreira, para saber mais detalhes sobre os tremores. No entanto, o coordenador informou que apenas na próxima semana terá mais informações. "Na segunda-feira vamos enviar um técnico à região para que a magnitude dos tremores possa ser definida. Não temos como afirmar, por enquanto, se o epicentro do terremoto ocorreu em Tabuleiro Grande", destacou.
O coordenador do laboratório disse ainda estar esperando as fotos que solicitou ao professor João Moacir. "Tremores de baixa magnitude estão sendo monitorados na região desde 2007. Mas só poderemos afirmar o que ocorreu realmente nos próximos dias", disse. 
 

Botafogo desafia a lógica e vai para final com o Vasco

Uma Quarta-feira de Cinzas de muita emoção no Maracanã, com a semifinal da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. Flamengo e Botafogo fizeram um belo confronto e o Alvinegro, que saiu em desvantagem, acabou virando o jogo no segundo tempo e se garantindo na decisão de domingo diante do Vasco da Gama. Marcelo Cordeiro e Caio foram os heróis da esquadra de Joel Santana, com Vinícius Pacheco descontando para o Flamengo.
O começo de partida no Maracanã foi atípico para um clássico decisivo. Flamengo e Botafogo deixaram o tradicional estudo inicial e partiram em velocidade para o ataque. O Flamengo começou a impor um ligeiro domínio e tinha mais a iniciativa do jogo, com o Bota esperando em seu campo para tentar o contra-ataque em velocidade.
O primeiro gol do confronto saiu aos 25. O Fla parou um ataque do Bota e Adriano recebeu no meio de campo. Ele partiu para arrancada e tocou para Vinícius Pacheco, que rolou para Vagner Love fazer o pivô e devolver a bola. Elemento surpresa na jogada, o meia Vinícius Pacheco invadiu a área e mandou para o barbante.  Quatro minutos depois, o Fla chegou perto do segundo com Adriano.  Mas o Bota reagiu e igualou o placar aos 33, com uma jogada aérea que está se tornando a marca de sua dupla de ataque. O cruzamento achou ‘Loco’ Abreu na direita da área. O uruguaio cabeceou para o meio e achou Herrera, que ajeitou e fuzilou em cima de Bruno. No rebote, Marcelo Cordeiro mandou de primeira e estufou as redes, decretando o empate.
O segundo tempo começou com as duas equipes demonstrando certo desgaste em função do calor. No entanto, a partida continuou movimentada. O panorama era o mesmo do primeiro tempo, com o Fla dominando a posse de bola. O Rubro-Negro teve grande chance de se colocar novamente em vantagem aos 25, com Williams, que chutou mal. A sorte não estava com o Fla na Quarta de Cinzas. Aos 38, Alessandro levantou na área, Herrera tocou para o meio e Caio entrou para tocar para as redes, mesmo marcado por Williams. Ai foi só aguardar o fim de jogo.
 
Fonte: www.tribunadonorte.com.br