sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Ministro das comunicações critica cobrança da taxa de telefonia fixa

O ministro das comunicações, Paulo Bernardo, reafirmou considerar que o preço da assinatura básica na telefonia fixa precisa ser revisto. “Eu acho caro e acho mais: isso já vem de alguns anos. De forma alguma devemos esquecer desse problema”, disse, após reunião com representantes das entidades de defesa do consumidor. Quando questionado sobre como resolverá o impasse, entretanto, Bernardo desconversou, sob alegação da necessidade de “prudência” para tratar o tema.

Detalhe: Faz dez anos que existe um projeto de lei, de autoria do deputado federal Marcelo Teixeira – PMDB/CE que solicita o cancelamento na cobrança das assinaturas dos telefones fixos. De acordo com o que propõe o parlamentar, o assinante pagará apenas a quantidade de pulso e minuto efetivamente utilizado.

É uma vergonha e um desrespeito ao povo brasileiro, que esse projeto de lei simplesmente esteja engavetado. Deve "rolar" muita grana para esse projeto de lei não ser votado.

Fonte: euamocaico.com.br

MEC ignora decisão judicial e fecha inscrições do Sisu às 23h59 de quinta-feira conforme previsto

Contrariando uma decisão judicial, o MEC (Ministério da Educação) encerrou as inscrições do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) às 23h59 da quinta-feira, dia 20 de janeiro.

Na noite de ontem, a Justiça Federal do Rio de Janeiro concedeu liminar determinando a prorrogação da inscrição no sistema até o dia 26, somente para candidatos daquele Estado. O MEC diz que estuda como cumprir a decisão e declara ser "mpossível" o sistema isolar somente os candidatos do RJ, pois "estaria configurando uma quebra de isonomia, uma vez que o concurso é nacional".


O Sisu encerrou o período de funcionamento às 23h59 da quinta-feira (20) com 2.020.157 inscrições e 1.080.194 candidatos participando da disputa por 83.125 vagas em instituições públicas de ensino superior. Os dados são do MEC.


Tumulto

A terceira edição do Sisu foi marcada por problemas de lentidão no acesso à inscrição, vazamento de dados e batalhas judiciais. Desde domingo, estudantes relatam dificuldades para entrar no sistema. Na segunda-feira (17), um erro no site fez com que estudantes vissem dados de outros candidatos; além disso, o prazo de inscrições também foi ampliado até a quinta-feira (20), após ser extinta a decisão de reserva de vagas na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Desde a terça-feira (18), ações judiciais no Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo pediam, principalmente, a suspensão do sistema e a possibilidade de os candidatos terem acesso à correção do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Estudantes se queixam que tiveram a prova do segundo dia e a redação zerados injustamente.


O pedido de interrupção do sistema, feito em Pernambuco, foi negado. Já a liberação do acesso às provas corrigidas do Enem 2010 foi liberado. Em SP e no RJ, estudantes também conseguiram, individualmente, o direito de ver a correção de seus exames.


Quase 15 mil ficaram impedidos de se inscrever no Sisu porque não marcaram corretamente a cor do caderno de questões. O percentual de inscritos eliminados está dentro do esperado, diz o MEC (Ministério da Educação). Segundo a pasta, a média histórica dos que prestaram o Enem e se inscrevem no Sisu e no Prouni é de cerca de 30%, índice superado este ano com a inscrição de mais de um milhão de candidatos no sistema.


Dificuldades

Até a manhã desta quinta, pelo menos dois internautas relataram ao UOL Educação que não estavam conseguindo se inscrever. "Acordei às quatro da manhã e não consegui, na minha cidade, Pindobaçu [na Bahia], tem várias pessoas com boas notas que não conseguem se inscrever no Sisu. eu não sei o que fazer, pois queria muito poder fazer uma faculdade e acredito que todo meu esforço vai se esvair", relata Denival Fernandes, que tentou se inscrever desde domingo.

Tamires Feitosa, de Aracaju (SE), também tentou desde o domingo se inscrever nos cursos tecnológicos de gestão de turismo e saneamento ambiental, oferecidos no IFS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia). "Se não solucionarem meu problema irei recorrer aos meus direitos como estudante", disse.


A estudante Michele Martins, de João Pessoa (PB) conta que conseguiu se inscrever na tarde de quarta-feira (19), mesmo tentando acessar o sistema desde as 7h de domingo. "Não passei meia hora sem tentar entrar no site. Isso precisa de agilidade, creio que muitos estudantes vão perder a oportunidade por conta da falta de organização", diz.


Diego de Souza Cutrim, de São Luiz do Maranhão (MA), diz que, ao entrar no site, na segunda-feira (17), o sistema já trazia duas opções de curso marcadas, apesar de ser a primeira vez que ele entrava no site. Entre segunda e quarta-feira (19), o estudante não conseguia finalizar a inscrição, pois o sistema dizia que ele não havia sido inscrito por que não tinha marcado a opção que dizia que ele estava ciente da matrícula. "Consegui fazer a inscrição dos cursos depois de muito suor e de perder a paciência e noites de sono."


Fonte: Educação.UOL

Inscrições para processo seletivo de estagiários da PGR serão reabertas

De 28 de janeiro a 1º de fevereiro, estarão reabertas as pré-inscrições para o 3º Processo Seletivo Público de 2010 destinado à formação do quadro reserva de estagiários de nível superior da Procuradoria Geral da República.
A medida está prevista no Edital SG/MPF nº 17, de 15 de dezembro. No prazo determinado, os interessados deverão acessar o endereço http://www.pgr.mpf.gov.br/para-o-cidadao/concursos-1/estagiario/processo-seletivo-atual e fazer a pré inscrição.
Também será reaberta, de 2 a 4 de fevereiro, das 10h às 18h, a confirmação, pessoalmente, das inscrições no edifício sede da PGR (SAF Sul quadra 4, conjunto C, bloco F – Brasília/DF).
A aplicação das provas foi alterada para o dia 8 de fevereiro.
Confira todas as informações: http://www.pgr.mpf.gov.br/para-o-cidadao/concursos-1/estagiario/pagina-do-candidato