sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Mais 2 da família dentro da UFRN


Parabéns ao meus primos RÔMULO ANTHONY JUNQUEIRA e RAFAEL MENEZES EVANGELISTA DA ROCHA por terem conseguido alcançar mais uma vitória na vida deles. Ao futuro Engenheiro Civil e ao Bioquímico (respectivamente), PARABÉNS E QUE DEUS OS ABENÇÕE.

Cláudio Sandêgi propõe reflexão sobre educação em 2011

O desenvolvimento de uma sociedade se dá através da educação. Essa é uma premissa defendida pelo vereador Cláudio Sandêgi (PV) que enxerga no fomento ao ensino uma ferramenta para a emancipação do cidadão e o crescimento da nação. 
Nesse início de ano, o parlamentar propõe uma nova visão sobre a educação amparada no estímulo aos profissionais de ensino, com remuneração condizente com a importância do cargo, infraestrutura adequada para que as escolas possam funcionar, bem como material didático, transporte escolar e, sobretudo, o desenvolvimento dos métodos pedagógicos com a finalidade de estabelecer uma nova visão de mundo entre os alunos a partir da educação. 
Programas federais como o “Mais Educação”, de acordo com o pensamento de Cláudio Sandêgi, devem trabalhar de forma planejada. “’É preciso avançar. Debates nas escolas são importantes para discutir novos rumos para o programa federal”, destacou. 
Ele indica que o setor de merenda escolar não avançou nos últimos anos, mas entende que se trata de uma questão de consciência. “Professores e gestores devem avaliar melhor a questão nutricional e o que está sendo oferecido nas escolas”, alertou. Para Cláudio Sandêgi, a partir da escola, é possível estimular uma alimentação de qualidade com cardápio balanceado, que irá ser fundamental para a saúde futura de crianças e de adolescentes. 
Cláudio Sandêgi completa sua dissertação sobre o futuro da educação lembrando que todas essas questões precisam ser abordadas tendo a consciência de que o trabalho realizado na educação é o grande responsável pelo desenvolvimento social. 
“O Município precisa observar essas questões com mais atenção, dando as condições necessárias para que a educação de nossa cidade cresça e se desenvolva formando cidadãos conscientes e amadurecidos de suas funções na sociedade. É essa a reflexão que fazemos nesse início de ano sobre a educação”, destacou.

Hoje sairá o resultado do vestibular da UFRN

A Comissão Permanente do Vestibular (Comperve) divulga hoje  a lista dos aprovados no concurso para ingresso na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O ritual começa ao meio-dia com a palavra do reitor e a divulgação dos nomes dos primeiros colocados. Logo depois será liberada a lista para os veículos de comunicação.
A Rádio Seridó e o portal de notícias  farão cobertura especial. Paralelamente, o portal estará trazendo notícias em tempo real com as movimentações em colégios e cursinhos, e o depoimento dos primeiros colocados, sempre atualizado com imagens dos principais encontros de aprovados pela cidade.
Com mais de 18 mil candidatos que realizaram as provas, o vestibular da UFRN ocorreu entre os dias 28 e 30 de novembro de 2010. Os vestibulandos concorreram a exatamente 6.139 vagas de graduação,  nos 74 cursos oferecidos. A maior demanda foi a de Medicina, com 29,44 candidatos por vaga, seguido por Psicologia, com 15,98, e Arquitetura, com 11,38 candidatos cada vaga.
Como acontece todo ano a expectativa pelo resultado é grande entre os candidatos; no dia 13 de dezembro a lista com os alunos que atingiram o ponto de corte foi divulgada, dando esperanças a quem teria a sua prova discursiva corrigida, e eliminado os demais.
O seu portal de noticia divulgará a lista completa com os nomes dos aprovados, palavras dos professores e um informativo completo para os calouros sobre as datas e locais do cadastramento, e os documentos necessários para o cadastramento e matrícula dos novos alunos da UFRN.
O processo foi coordenado pela professora Betânia Leite Ramalho. Ela ainda estará à frente da divulgação hoje, mas na próxima semana se afasta das atividades na Comperve para assumir a Secretaria Estadual de Educação no governo Rosalba Ciarlini.