sexta-feira, 15 de abril de 2011

Concurso para principiantes: veja cinco informações de que você precisa

Cadastro reserva, recurso e cronograma são alguns dos itens que compõem um edital de abertura de concurso público. Se você é um iniciante no mundo dos concursos, já deve ter se deparado com algum deles e aprender a traduzí-los é essencial para se tornar um concurseiro de sucesso.

Para Carlos Alberto de Lucca, professor, especialista e coordenador geral da Siga Concursos, a aprovação depende de estudo, treino e dedicação e é muito importante que o candidato iniciante em concursos acostume-se a ler editais para conhecer os termos utilizados. “Através dos editais é possível saber quais são as exigências, fases do concurso e matérias que vão ser cobradas na prova”, diz o professor.


Como normalmente o edital é publicado de 45 a 90 dias antes da data de realização das provas, o candidato que consegue entender bem as informações contidas no edital tem a possibilidade de se programar e elaborar um plano de estudos mais eficiente. Para o professor, o ideal é iniciar os estudos antes da publicação do edital.


Estudo


De Lucca explica que o estudo para concursos deve ser feito de forma específica e direcionada. É fundamental que o candidato estude também resolvendo questões de provas de concursos anteriores para se acostumar com a experiência de resolução da prova. Assim, o nervosismo e tensão irão diminuir e o candidato terá como resolver melhor o exame.


"Aproveite as oportunidades e preste todos os concursos que achar interessante. Além de ser um ótimo treino, existe a chance de ser aprovado, nomeado e continuar estudando para a carreira desejada como funcionário público"


O professor De Lucca elaborou cinco dicas essenciais para o concurseiro iniciante. Confira:


1 - Estude conforme o edital

É muito importante seguir o edital estudando somente as matérias e os programas do concurso. Estude conforme os pesos das matérias dedicando, por exemplo, o dobro do tempo a uma matéria de peso dois do que uma de peso um.

2 - Você pode aprender qualquer matéria do concurso

Como aprender Direito sem ser advogado? Como aprender matemática financeira sem ser matemático? É importante lembrar que quando você estuda uma matéria é para passar na prova e não para exercer a profissão relacionada com a matéria. Assim, o que torna possível que um candidato que não seja advogado tenha êxito em uma prova de Direito é que cai na prova somente a lei (e não a prática). O mesmo ocorre com a matemática financeira e com uma característica importante: não é permitido o uso de calculadoras. Mesmo que o candidato saiba a matéria tem que praticar resolvendo questões de provas anteriores.

3 - Organize seu tempo de estudos e descanso

É fundamental organizar o seu tempo de estudo e de descanso. Verifique periodicamente o seu planejamento do tempo de estudos e, se necessário, faça uma nova programação mais adequada à sua realidade.O acompanhamento do seu rendimento é muito importante para a sua motivação.

4 - Não pense no total de concorrentes

Hoje em dia os concursos públicos costumam ter muitos inscritos. Não pense nisso durante seus estudos. Você ficará preocupado e isto desmotiva. A maior parte dos candidatos não está preparada e vai fazer a prova contando somente com a sorte. A probabilidade de acertar todas as questões da prova "chutando" é quase nula. Lembre-se que o concurso tem matérias e formas de abordagem. Se o candidato não estudou, terá grandes dificuldades para resolver.

5 - Prepare-se para todas fases do concurso

Um concurso pode ter várias fases dependendo do que o selecionador julgar necessário avaliar no candidato. Normalmente, cada fase é caracterizada por um tipo de prova. Alguns têm somente provas objetivas. Outros também têm provas discursivas, exames físicos e até provas orais.


Fonte: UOL