Marcos Dantas, informa em seu Blog que o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) vai exigir a retirada de todas as construções, que estejam a 100 metros do Açude Itans em Caicó. A informação foi confirmada ao nosso Blog pelo coordenador estadual do DNOCS, José Eduardo. Segundo ele, já existe um inquérito federal aberto pela Procuradoria da República, e o dever do DNOCS é garantir a preservação dos reservatórios de competência do órgão, dentre eles o próprio Itans.
O mesmo levantamento foi concluído recentemente em Pau dos Ferros, no mês de outubro será feito em São João do Sabugi e em novembro em Caicó, e vai ser feito em todos os açudes, inclusive o Gargalheiras em Acari.
Quem tiver suas construções fora do limite proibido, nós vamos regularizar a posse, mas quem tiver construção a menos de 100 metros açude, ou vai ter que recuar ou destruir a construção”, disse o coordenador.
A medida, de acordo com José Eduardo também vai incluir os clubes da área, dentre eles o Iate, Pelicano, Clube dos Caminhoneiros, ASDEC, dentre outros.
O Iate tem metade de sua construção fora dos 100 metros e a outra metade dentro da área de preservação. Uma solução poderia ser a construção de um sistema de esgotamento, para deixar de poluir o açude. Não quero dizer que isso livre da penalidade”, finalizou.