segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

“Corupto do ano” receberá o troféu algemas de ouro

O pré-carnaval do Rio de Janeiro vai ter uma festa diferente este ano: é o baile do “Pega Ladrão”, marcado para a próxima quinta-feira, onde os políticos envolvidos em suspeitas de corrupção vão ser “homenageados” com o Troféu Algemas de Ouro, informa o jornal Estadão. A celebração é organizada pelo Movimento 31 de Julho e recebe o apoio de outros grupos anticorrupção que, desde o ano passado, vêm promovendo manifestações por todo o Brasil.
Para eleger quem seria o político mais impune do Brasil, foi criada uma enquete no Facebook e sugeridos nove nomes. Além dos seis ministros do governo Dilma demitidos após denúncias de irregularidades, completam a lista o presidente do Senado, José Sarney (PMDB), o ex-ministro José Dirceu (PT), réu no processo do mensalão, e a deputada Jaqueline Roriz (PMN), absolvida em agosto pela Câmara depois de ter sido flagrada em vídeo recebendo dinheiro.

UFRN: cadastramento dos aprovados no vestibular começa nesta terça

Os candidatos aprovados no processo seletivo Vestibular 2012 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte deverão realizar o cadastramento no período de 17 a 20 deste mês para realizar o cadastramento, que será feito de acordo com o horário estabelecido por cada curso.
Os aprovados nos cursos do Centro Regional de Ensino Superior do Seridó (CERES) irão fazer o cadastramento nos Campus de Caicó e Currais Novos, nos seguintes dias e horários:
Caicó
Data: 17de janeiro
Cursos: Matemática e Pedagogia
Hora: das 8h às 11h
Cursos: Direito e Geografia
Hora: das 14h às 17h
Data: 18 de janeiro
Cursos: História e Ciências Contábeis
Hora: das 8h às 11h
Cursos: Sistemas de Informação
Hora: das 14h às 17h
Currais Novos
Data: 17 de janeiro
Curso: Letras
Hora: das 8h às 11h
Cursos: Administração e Turismo
Hora: das 14h às 17h
Em Santa Cruz, o cadastramento será feito na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (FACISA) também em duas datas:
Data: 17 de janeiro
Curso: Fisioterapia
Hora: das 8h às 11h
Curso: Nutrição
Hora: das 14h às 17h
Data: 18 de janeiro
Curso: Enfermagem
Hora: das 8h às 11h
Os aprovados para o Campus Central, em Natal, devem se dirigir ao prédio da Escola de Ciências e Tecnologia (EC&T), localizado no Setor de Aulas III. Os horários e dias por curso são os seguintes:
Data: 17 de janeiro
Cursos: Ciências Atuariais, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Software, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Estatística, Física, Geologia, Matemática, Química e Química do Petróleo
Hora: das 8h às 11h30
Cursos: Ciências e Tecnologia
Hora: das 13h30 às 17h
Data: 18 de janeiro
Cursos: Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Têxtil, Direito, Filosofia, Geografia, Gestão de Políticas Públicas e Letras
Hora: das 8h às 11h30
Cursos: Artes Visuais, Ciências Sociais, Comunicação Social, Dança, Design, História, Música, Pedagogia, Serviço Social e Teatro
Hora: das 13h30 às 17h
Data: 19 de janeiro
Cursos: Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Turismo, Fonoaudiologia, Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde, Nutrição e Psicologia
Hora: das 8h às 11h30
Cursos: Biomedicina, Ciências Biológicas, Ecologia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Odontologia
Hora: das 13h30 às 17h
Todos os retardatários aprovados em Natal podem comparecer no dia 20, pela manhã e tarde, no mesmo local, para fazer o cadastramento. Para realizar o cadastro, o aluno deve apresentar os seguintes documentos: diploma de conclusão de ensino médio, histórico escolar, cópias da identidade e do Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovação de estar em dia com as obrigações eleitorais e as obrigações militares (no caso dos homens).
Segunda opção
Os classificados em segunda opção deverão realizar o cadastramento obedecendo aos dias e horários informados. O preenchimento das vagas remanescentes acontecerá na medida em que forem registradas as desistências.
Vagas remanescentes
As vagas que não forem preenchidas no cadastramento ou na matrícula serão preenchidas de acordo com a classificação geral. O cadastramento dos candidatos convocados para ocupação de vagas remanescentes, independente do período letivo de entrada (2012.1 ou 2012.2), será realizado obedecendo à programação disponível no edital de cadastramento e remanejamento 2012, que está disponível na página da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), http://www.prograd.ufrn.br/e no site da COMPERVE: http://www.comperve.ufrn.br.

Como se estrutura a Liturgia Eucarística na Missa?

No rito romano, o rito que celebramos em grande parte do Ocidente, a missa é dividida em duas partes: a Liturgia da Palavra e a Liturgia Eucarística. São Justino, mártir, em sua primeira apologia, descreve a Eucaristia celebrada em Roma já no ano 150 d.C. Mesmo com a liberdade litúrgica que o bispo tinha nos primeiros tempos, já aparecem, então, duas partes fixas: Pregação (Liturgia da Palavra) e Adoração (Liturgia Eucarística).

Após uma reportagem especial sobre a Liturgia da Palavra, vamos adentrar na Liturgia Eucarística, a qual é dividida em três grandes momentos que expressam a ação de Jesus durante a última ceia: ofertório, oração eucarística e comunhão.

Apresentação das ofertas

O momento do ofertório, de acordo com definição do Catecismo da Igreja Católica (1350), é o primeiro grande gesto de Jesus durante a última ceia, quando ele tomou em suas mãos o pão e o cálice.

“A apresentação das ofertas no altar assume o gesto também de Melquisedeque e coloca os dons do Criador nas mãos de Cristo. É ele, que, no próprio sacrifício, leva à perfeição todas as tentativas humanas de oferecer sacrifícios”. (CIC 1350)

Oração Eucarística


A oração Eucarística é dividida em várias partes. Começa pelo prefácio, que é um agradecimento que se eleva a Deus Pai pela ação salvífica realizada pelo Filho, a qual se conclui no canto do “Santo”. A epiclese, ou invocação ao Espirito Santo 'para que o pão e o vinho se tornem o corpo e o sangue de Jesus Cristo, nosso Senhor' (Oração Eucarística II); o momento da recordação da instituição no qual acontece a transubstanciação, momento em que se repetem as palavras de Jesus durante a ultima ceia e a partir dessa invocação, o próprio Jesus se faz presente no pão e no vinho, segundo a fé da Igreja Católica. A aclamação da assembléia em resposta ao “Mistério da fé”, através da qual o povo logo em seguida responde com a aclamação da recordação da morte e ressurreição de Jesus. O memorial, que é a oração na qual se sublinha que está se fazendo memória de tudo o que Jesus fez. A segunda epiclese, ou segunda invocação do Espírito Santo sobre os fiéis, a recordação da igreja terrena e da igreja celeste, em particular os fiéis defuntos, e por fim, a solene doxologia (Por Cristo, com Cristo e em Cristo..)

Rito de comunhão

O rito de comunhão começa com a oração do Pai Nosso e termina com a distribuição da eucaristia entre os fiéis.

A salvação se decide na prática

No livro de Isaías, do Antigo Testamento, se anuncia a reunião de todas as nações, línguas e raças num só povo eleito.
No Novo Testamento, Jesus diz a Seus conterrâneos que virão estrangeiros do Norte e do Sul, do Oriente e Ocidente, para sentar à mesa do Reino de Deus. Esta universalidade da salvação de Deus nos deixa ainda sem saber nada sobre o número dos que se salvarão.

Basta-nos saber que Deus chama a todos, que a porta que conduz ao Reino é estreita e pode fechar a qualquer momento. O único que importa é a conversão ao Evangelho. Tudo o mais é simples curiosidade que nos distrai perigosamente.

O Evangelho é salvação para os que o escutam responsavelmente, sejam eles ou não descendentes de Abraão ou católicos desde seu nascimento. Escutar responsavelmente o Evangelho é vivê-lo e praticá-lo na vida diária. E isso não é nada fácil. Por isso Jesus diz que a porta é estreita e que apenas os que se esforçam entrarão por ela no Reino de Deus. Não basta escutar sermões ou ir à Santa Missa todos os domingos. Não são as práticas piedosas que nos salvarão.

Tudo isso tem seu valor, mas só quando nos ajuda e anima a viver nossa fé na vida diária: em nossa vida pessoal e familiar, nossa vida social e profissional, nossa vida política...

No último dia, o Senhor reconhecerá apenas aqueles que agora e aqui O reconhecem nos homens. Reconhecer Jesus nos homens é reconhecer a dignidade de cada ser humano, respeitar seus direitos, ter em conta suas necessidades e, principalmente, solidarizar-se com os pobres, os marginalizados, os oprimidos. Qualquer coisa que façamos a um desses, ao próprio Senhor o estamos fazendo.

“Há últimos que serão primeiros e primeiros que serão últimos”. Chegará o grande Dia do Juízo e, então, a surpresa virá implacavelmente sobre muitos que acreditavam ser os verdadeiros cristãos. E esses, que pensavam ser os primeiros, dirão:
“Senhor, abra-nos”. E o Senhor lhes responderá:
“Não sei quem sois”. E eles começarão a dizer:
“Havemos comido teu pão e bebido teu sangue,
teu Evangelho há sido predicado em nossas igrejas.”

Mas a lembrança de todas essas práticas religiosas não servirá de nada - se não for acompanhada da prova verdadeiramente decisiva no juízo: o amor aos demais, principalmente aos necessitados. Chegará o grande Dia do Juízo e, então, virá felizmente a surpresa para muitos homens do Oriente e Ocidente, do Norte e do Sul. São os que praticaram no mundo a mensagem cristã do amor. Por isso, o Senhor lhes abrirá a porta, os sentará à Sua mesa e lhes dirá: “Venham, benditos de meu Pai, herdem o Reino. Porque tive fome, e me deram de comer; tive sede, e me deram de beber; fui peregrino, e me acolheram...”

Os primeiros para Deus são com frequência os últimos para os homens, porque Deus não julga segundo as aparências, mas pelo que vê no coração.

Há um cristianismo oficial que é bom quando expressa autenticamente em palavras e obras as atitudes da fé, da esperança e do amor - mas que é vã hipocrisia quando não é assim. Por outro lado, há outro Cristianismo sem nome, anônimo, que não se expressa em ritos e palavras, mas que realiza na vida a mensagem de Cristo.

A verdade cristã é eminentemente prática. Consiste na conversão do homem para uma ordem nova, na qual habita a justiça, a paz, a fraternidade e o amor. Os homens que trabalham por esses valores se salvarão e ocuparão os primeiros lugares. Queridos irmãos, esforcemo-nos para que Deus nos encontre também entre eles e nos deixe entrar em Seu Reino celestial.

Padre Nicolás Schwizer
Movimento apostólico Shoenstatt