sexta-feira, 18 de junho de 2010

Iberê assina ordem para início das obras de centro profissionalizante e anuncia concurso público

O Governo do Estado vai abrir concurso público para professor no final do ano para colocar em funcionamento os centros de educação profissional e tecnológica que serão implantadas no RN. A informação foi dada pelo governador Iberê Ferreira de Souza nesta quinta-feira em Mossoró durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço para o início das obras do centro de educação profissional do município. O de Mossoró será o primeiro a ser construídos de um total de 10 centros a serem implantados no Estado.  “Escolas como essa precisam de professores especializados, por isso precisamos realizar esse concurso”, frisou o governador.
As obras do centro de Mossoró já terão início na próxima semana, segundo garantem os representantes da empresa vencedora da licitação – MK Construções –, que participaram da solenidade. A unidade de ensino será construída em terreno cedido pela Universidade  Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), no bairro  Costa e Silva. Ali, serão oferecidos cursos de biocombustível, petróleo e gás, segurança do trabalho e edificações, levando em conta a vocação econômica da região. A unidade terá capacidade para qualificar mais de 7.000 pessoas não só de Mossoró, mas de toda a região Oeste.

Fonte: Robson Pires

Ficha limpa vale para condenados antes da publicação da lei, diz TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu nesta quinta-feira (17) que a lei da ficha limpa torna inelegíveis também os políticos condenados antes do dia 7 de junho, data em que a nova norma foi publicada no Diário Oficial da União, após ser sancionada pelo presidente Lula Inácio Lula da Silva.
A lei, que vale já para as eleições deste ano, determina que políticos condenados pela Justiça em decisão colegiada em processos ainda não concluídos não poderão ser candidatos no pleito de outubro. O entendimento deverá agora ser adotado pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de todo o país, segundo o TSE.
A posição do TSE, definida por 6 votos a 1, é uma resposta à consulta feita pelo deputado federal Ilderley Cordeiro (PPS-AC) sobre a aplicação da ficha limpa. Na consulta, o deputado fez seis perguntas sobre a aplicação da lei.

Energia elétrica vai aumentar e gasolina fica sem reajuste


O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) elevou a projeção para o reajuste da tarifa de eletricidade de 0,7% para 1,5%. A informação consta da ata da última reunião do comitê, divulgada hoje (17). Para a tarifa de telefonia fixa foi mantida a estimativa de 1,6%. Para a gasolina e o gás de botijão, permanece a projeção de que não haverá reajuste. 
A estimativa de reajuste para os preços administrados por contrato e monitorados para o acumulado de 2010 foi mantida em 3,6%. Esse conjunto de preços, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), correspondeu a 29,27% do total do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de maio. 
Para 2011, a projeção de reajustes dos itens administrados por contrato e monitorados foi mantida em 4,4%.
 
Fonte Roberto Flávio

Inverno começa próxima semana; Emparn prevê chuvas dentro do normal


De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN, começa na próxima semana a estação do inverno. Nesse ano, a estação começa na manhã do dia 21 de junho às 08h28 e termina no dia 23 de setembro às 00h09.  
No Rio Grande do Norte, essa estação se caracteriza pela diminuição da temperatura, pelo estabelecimento do período chuvoso no setor leste e agreste e início do período de estiagem nas regiões do Interior.  
Em relação às chuvas, é esperado que para o período de junho a agosto, elas ocorram dentro do normal, totalizando um valor entre 600mm a 700 mm para a região metropolitana de Natal de 300mm a 500mm para o Litoral sul cerca de 400mm para o litoral nordeste e índices entre 200mm a 400mm para as regiões do Agreste Potiguar, Baixa Verde e Borborema.  
Para a temperatura, é esperado que em regiões serranas a temperatura mínima apresente valores variando entre 15ºC a 18ºC, com destaque para a Serra de Martins, Serra de Santana e Serra de São Miguel. No Litoral Leste, na capital Natal, as temperaturas deverão variar entre a mínima de 19ºC a uma máxima de 28ºC.
Fonte Dnonline

Cães que forem localizados na Ilha de Sant'Ana serão apreendidos pelo Centro de Zoonose

A partir da próxima segunda-feira os cães que forem localizados na Ilha de Sant'Ana serão apreendidos pelo Centro de Zoonose de Caicó.

A informação foi dada pela administradora do referido complexo, Izinha Batista.

Ela disse que existe a proibição de acesso de cães no local.

Houve um trabalho de conscientização mas as pessoas continuam insistindo.

Por esse motivo tomou uma decisão mais radical em pedir apoio ao Centro de Zoonose que vai agir a partir da próxima segunda-feira nesse sentido.

Fonte: F gomes