segunda-feira, 12 de julho de 2010

Brasil luta sozinho contra domínio europeu na Copa do Mundo

A Europa 'democratizou' os títulos mundiais nos últimos 20 anos. Com quatro campeões diferentes da Copa do Mundo neste período, contra apenas o Brasil como adversário, o continente voltou a passar a América do Sul no número de taças (10 a 9). A última delas foi conquistada pela Espanha neste domingo (11), em decisão contra a também europeia Holanda.

A Europa só esteve na frente em duas oportunidades. Em 1938, depois dos dois títulos seguidos da Itália, só o Uruguai havia sido campeão. Depois, em 1950, a disputa se igualou com outro título da “Celeste”. Quatro anos depois, a Alemanha Ocidental conquistou a Copa e recolocou os europeus na frente. Depois, veio o tricampeonato do Brasil e outros dois títulos da Argentina, que deram vantagem aos sul-americanos.

Antes da Copa de 1990, na Itália, a Europa tinha apenas seis títulos mundiais, contra sete da América do Sul. Naquele ano, a Alemanha foi campeã e empatou novamente a disputa.

No Mundial seguinte, o Brasil começou sua batalha solitária contra o domínio europeu. O tetracampeonato nos Estados Unidos colocou a América do Sul na frente, com oito a sete.

A seleção brasileira tentou ampliar a vantagem na França, em 1998, mas foi derrotada. Os franceses foram campeões mundiais pela primeira vez e conquistaram o oitavo título da Europa em Copas do Mundo.

E lá foi o Brasil mais uma vez enfrentar a Europa na Coreia do Sul e no Japão, em 2002, vencendo a final contra a Alemanha. A quinta conquista brasileira foi a última de um sul-americano na Copa do Mundo.
Nos dois Mundiais seguintes não teve jeito. Até as finais foram entre europeus. Absurdo maior é observar que em 2006, na Alemanha, Brasil e Argentina caíram nas quartas de final para a França e Alemanha, respectivamente, e os quatro semifinalistas foram europeus (Itália, França, Portugal e Alemanha).

Em 2010, quando tudo indicava que as semifinais seriam entre sul-americanos, houve uma reviravolta. Nas oitavas de final, o Uruguai bateu a Coreia do Sul, o Brasil venceu o Chile, a Argentina passou pelo México e o Paraguai se classificou nos pênaltis contra o Japão. Só que nas quartas de final, “a casa caiu” para a América do Sul. 

Os europeus venceram os três duelos contra os sul-americanos (Alemanha x Argentina, Paraguai x Espanha e Holanda x Brasil). Só o Uruguai seguiu vivo, depois de passar por Gana. 

Na sequência, porém, os uruguaios também caíram, diante dos holandeses. Na final entre europeus, a segunda seguida, a Espanha venceu a Holanda, conquistou o título e se tornou a quarta seleção europeia campeã mundial nos últimos 20 anos. Fica para o Brasil, em 2014, a tentativa de igualar novamente essa disputa

Seridó lidera o Ideb entre as regiões do Rio Grande do Norte

Com média 4,1, o Seridó tem a melhor rede municipal de ensino fundamental do primeiro ciclo (1ª a 4ª séries) do Rio Grande do Norte. Em segundo lugar vem a região Oeste, com média 3,5. As informações constam do estudo sobre o Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – versão 2009, divulgada na semana passada pelo Ministério da Educação (MEC).
Em relação a 2007, houve avanço em 105 municípios do RN, 42 caíram, catorze ficaram com as mesmas notas e o restante não foi avaliado pelo MEC. Entre os que avançaram, destaques para o município de Baraúna, que pulou de 2,2 para 4,2; Passagem que foi de 2,6 para 4,2; Mossoró (4,4), que saiu do 144º para o 13º lugar no ranking estadual.
Espírito Santo despencou no Ideb. Em 2007, a nota média das escolas da rede municipal era 3,7 e caiu para 2,3 no ano passado; Parazinho que tinha 3,4 também foi para 2,3; Nova Cruz de 3,7 para 2,7, e Macaíba de 3,0 para 2,9.
Entre os municípios que permaneceram com o mesmo Ideb de 2007 estão Natal (3,7), Canguaretama (3,6) e Santa Cruz (3,5).
Com média 4,2, Passagem e Ielmo Marinho têm o melhor Ideb do Agreste; Galinho e Bodó (3,8) se destacam na região Central; Parnamirim (4,0) é o melhor da Grande Natal; Canguaretama (4,0) do Litoral Sul; Maxaranguape (3,4) do Litoral Norte; Apodi e Felipe Guerra (4,5) lideram no Oeste; Riacho de Santana (4,1) no Alto Oeste e Alto do Rodrigues (3,6) no Vale do Açu.
As escolas que caíram no Ideb ou que permaneceram no mesmo patamar da pesquisa anterior deverão receber recursos extras do Ministério da Educação para atingir as metas de qualidade no ensino.
*Os melhores IDEBs
Seridó  4,1
Oeste 3,5
Alto Oeste 3,3
Grande Natal 3,3
Agreste 3,2
Litoral Sul 3,2
Vale do Açu 3,2
Central 3,0
Litoral Norte 3,0

Em Caicó Justiça prepara transferência do Fórum Amaro Cavalcanti

O Fórum Amaro Cavalcanti, que centraliza as atividades da Justiça estadual em Caicó, será transferido para a Cidade Judiciária, na Zona Leste.
A partir de hoje segunda-feira (12) até o dia 20 de julho, não haverá expediente, para que os técnicos possam providenciar a transferência. Nesse período ficam suspensos os prazos processuais e os judiciais.
O novo fórum será inaugurado no dia 23.
Contudo, não ficará prejudicado o recebimento regular das petições iniciais e de pedidos cuja apreciação exija urgência.
Após a transferência do Fórum para o novo prédio. O antigo será entregue para a Câmara Municipal de Caicó, onde já funciona na sua parte superior.