sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Chuvas devem ser abaixo do esperado na região do Seridó

As chuvas na região do Seridó devem ficar abaixo do esperado este ano. A informação foi confirmada pelo meteorologista da Emparn, Gilmar Bristor, durante palestra sobre as previsões climáticas para o semi-árido nordestino. O evento teve inicio às 8h no Sebrae, em Caicó.
“O estudo é importante para a região. Tivemos acompanhando e monitorado a região e obtivemos resultados negativos sobre as chuvas. O fenômeno El Nino ainda vai impedir negativamente as chuvas na região, o que não é bom para agricultor seridoense”, afirmou Gilmar.
O Rio Grande do Norte tem 93% do seu território localizado no semi-árido, daí a importância e a grande expectativa de como vai ser o próximo inverno na região.

CF 2010: Onde está o teu tesouro?

Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer
                   Arcebispo de São Paulo



O tema da Campanha da Fraternidade deste ano, “Economia e Vida”, e seu lema, “Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24) tem implicações claras para a ética social. O amor exagerado ao dinheiro está na raiz de injustiças sociais, misérias, desonestidades, violências e insensibilidades diante dos sofrimentos do próximo, degrado ambiental e morte; por isso, o apelo à conversão quaresmal tem fortes implicações para o nosso comportamento social. Nossa ação de discípulos de Jesus Cristo deverá ajudar a marcar as relações econômicas com a ética da solidariedade e da fraternidade, em vez da lógica do lucro ávido; a busca esforçada do bem comum deve tomar o lugar da afirmação individualista do bem pessoal.

O tema da Campanha, porém, também traz à nossa reflexão uma questão que nunca deve ser esquecida: em que consiste o verdadeiro bem do homem? Entre os muitos bens acessíveis e legitimamente desfrutáveis, algum é o bem supremo que não poderá ser trocado por nenhum outro? Esta questão, que tem implicações fundamentais para a vida pessoal e a fé em Deus, perpassa toda a Bíblia e merece mais de uma observação de Jesus nos Evangelhos. A pensar bem, a questão também é posta por quase todas as religiões que identificam, geralmente, no apego às riquezas deste mundo um perigo para a fé em Deus; é verdade que alguma forma de religiosidade também pretende colocar Deus a serviço da aquisição de bens, através de certa “teologia da prosperidade”; mas tenhamos a certeza disso: usar Deus para fazer dinheiro ou para prometer bens aos outros é, claramente, desrespeitoso e blasfemo em relação a Deus.

A palavra de Jesus – “não podeis servir a Deus e ao dinheiro” faz referência direta ao primeiro mandamento da Lei de Deus: “Não terás outros deuses fora de mim; amarás o Senhor, teu Deus, e somente a ele servirás”. Servir ao dinheiro é colocá-lo no lugar de Deus, passando a dar-lhe mais atenção que ao próprio Deus; e o dinheiro é transformado em ídolo. Ainda no sermão da montanha, Jesus ensina os discípulos a serem sábios durante a vida e a buscarem tesouros verdadeiros, e não aparentes: “Não ajunteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e os ladrões assaltam e roubam. Ao contrário, ajuntai para vós tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. Onde está teu tesouro, aí também está teu coração” (Mt 6, 19-21).

O cristão e toda pessoa de bom senso não deve colocar sua segurança nos bens que possui. Jesus adverte contra todo tipo de ganância, que é a busca ávida dos bens; e conta a parábola daquele homem rico, que fez uma colheita muito abundante e pensou: “agora posso ficar tranquilo, tenho reservas para muitos anos e vou gozar a vida...” E Jesus diz que aquele homem foi “insensato”, ou seja, sem juízo: “naquela mesma noite ele morreu; e toda a riqueza que ajuntou, para quem ficou? Coisa semelhante acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não se torna rico para Deus” (cf Lc 12, 13,21).

Também o sábio do Antigo Testamento, que avaliava todas as coisas a partir do horizonte de sua fé e confiança em Deus, já advertia contra a ilusão das riquezas: “Por que temer os que confiam nas riquezas e se gloriam da abundância de seus bens? Ninguém se livra da morte por dinheiro, nem pode pagar a Deus o seu resgate; por nenhum preço dá para livrar-se da morte e por nenhuma riqueza poderá o homem comprar-se uma vida sem limites, ou assegurar para si uma existência imortal; morrem os sábios e os ricos igualmente; morrem os loucos e também os insensatos; e todos terão por casa uma sepultura...” (cf Sl 48 (49), 6-12). Nada se leva deste mundo, tudo se deixa para trás, a não ser os “tesouros” acumulados no céu durante esta vida.

Naturalmente, o problema não está nos bens, enquanto tais; a visão de fé sobre a vida nos faz acolher e apreciar, com simplicidade e gratidão a Deus, os bens colocados à nossa disposição pela natureza, ou aqueles conseguidos através do trabalho honesto. O problema, de um lado, é saber se a posse dos bens foi legítima e não lesou o direito e a dignidade de ninguém. Por outro lado, importa ver nossa atitude em relação aos bens: se eles se tornam o valor supremo de nossa vida e, por eles, somos capazes de sacrificar qualquer outro bem, quer dizer que eles tomaram conta de nossa vida e passamos nós a ser servidores deles, em vez de estarem eles a nosso serviço. Aqui começa a idolatria dos bens, pois o próprio Deus, sua lei e seus mandamentos, ficam em segundo plano diante das “exigências” desse ídolo. Sem falar dos irmãos, que se tornam vítimas nessa idolatria...

Por isso, a Campanha da Fraternidade nos faz rever nossas atitudes em relação ao dinheiro e aos bens deste mundo; que eles sirvam à nossa vida e ao bem comum, para conviver em fraterna solidariedade com os outros. Isso requer conversão contínua.


Prefeitura de Florânia realizará concurso.

Após as prefeituras de Caicó e Ouro Branco encerrarem o processo de inscrições para vagas no quadro permanente de funcionários agora é a vez de outro município anunciar mais um certame. A prefeitura de Florânia anunciou a realização do concurso com vagas de níveis médio e superior.
O processo licitatório para a escolha da empresa organizadora está aberto e o resultado deve sair no dia 09 de março. Além das vagas administrativas, o concurso vai oferecer vagas de digitador, sepultador, coveiro e, ainda, serão contempladas as áreas de saúde e educação, especificamente, nos programas federais Peti, Crea e PSF.
Em Caicó, a assessoria jurídica vai recorrer da decisão do juiz Luiz Antônio do Nascimento que determinou a prorrogação das inscrições do concurso público por mais cinco dias para as pessoas carentes.
O recurso ainda está dentro do prazo máximo de 20 dias. O setor jurídico entende que não há essa obrigação de abrir vagas para isentar pessoas reconhecidamente carentes. A ação foi interposta pela defensoria pública e deferida pelo juiz Luiz Antônio do Nascimento.

Tribuna do Norte repercute participação de padre caicoense no ala ursa do poço de sant'ana

O padre Gleiber Dantas esteve à frente da orquestra de frevo do Ala Ursa do Poço de Sant’Ana como cantor durante o carnaval. Sua atitude causou repercussão pelo fato de ser sacerdote e ter declarado que o Bloco do Magão, do qual fez parte, ter se tornado “uma passeata de Deus em virtude da paz e da tranquilidade”.
O bispo diocesano dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, que não esteve em Caicó durante o período carnavalesco, disse que tomou conhecimento do episódio, mas não encarou a participação do padre numa orquestra de frevo como uma afronta aos princípios da Igreja Católica.
“Eu não estava no carnaval, não presenciei, mas sei que ele foi, participou de um carnaval mais tradicional, essas marchinhas mais antigas, bonitas, faz parte da nossa cultura e o padre Gleiber tem seu modo de ver, sua identidade, sua autenticidade, ele canta, ele gosta, ele faz isso com muita dedicação, não recebi nenhum comentário negativo sobre a participação dele”.
Dom Manoel Delson argumentou que quando foi padre trabalhou numa emissora de rádio em Feira de Santana (BA) e participou de transmissões carnavalescas.
“A rádio ia transmitir o carnaval, eu ia junto com a rádio transmitir o carnaval, ficava no palanque da emissora, na micareta de Feira de Santana, muito famosa e não via nada demais, o modo que a gente se coloca em qualquer lugar é que é importante”.
Ressaltou que o carnaval é originário de carne. “Como durante a Quaresma é um tempo de penitência, de abstinência de carne, os dias que antecedem a Quaresma as pessoas aproveitavam para desafogar, curtir, fazer tudo o que tinha direito para depois iniciar o período quaresmal. Mas depois foi sendo assimilado pela cultura ocidental antes da Quaresma com esse sentido e que pegou e foi crescendo”.
Dom Delson ressalta que os cristãos não devem ter esse entendimento. “Não se deve pensar em fazer tudo que tem direito antes do período de penitência, isso não combina bem. Agora, a alegria, a brincadeira sadia, isso faz parte do ser humano. E eu creio que pode muito bem ser uma coisa digna, uma coisa justa, uma coisa de família que não faz mal a ninguém e combinar com a alegria que é própria do ser humano e do cristão também. A pessoa tem que ser alegre identificada com o bem”.
O que a Igreja Católica chama a atenção, segundo o bispo, são os excessos que podem ocorrer dentro do carnaval. “Essa massa humana brincando, se divertindo, tirando os limites. Então aquilo que vai ofender a dignidade da pessoa humana, o excesso da bebida, a utilização de drogas, a exploração sexual, isso a Igreja não pode de forma alguma concordar. Mas a família que vai para o carnaval, os pais, os filhos, que vão brincar, os amigos de uma maneira sadia, isso não é de maneira nenhuma ofensivo. Então temos que separar aqueles que brincam o carnaval de maneira sadia e aqueles que vão para o carnaval com outras intenções”, disse o bispo.
Com informações da Tribuna do Norte/F. Gomes

Começam inscrições para o IBGE

Estão abertas a partir de hoje as inscrições para quem quer ser recenseador no Censo 2010 do IBGE. O prazo acaba no dia 19 de março e os interessados devem entrar no site da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br), onde também estão disponíveis os endereços para inscrição presencial. O valor da taxa é de R$ 18 e o candidato só precisa ter concluído o ensino fundamental. No Rio Grande do Norte, são 2.724 vagas - cada município terá, no mínimo, dois recenseadores. Os contratos terão duração de 30 dias, podendo ser prorrogados, dependendo da necessidade do trabalho. A remuneração varia de acordo com a produção (entrevistas), mas a expectativa do IBGE é que o piso fique em R$ 510. Todavia, os contratados terão direito a receber remuneração por produção, 13º salário e férias proporcionais aos dias trabalhados.


Fonte: tribunadonorte.com.br

Agenda da Governadora para hoje no Seridó

CAICÓ
10h – Visita às obras do Hospital de Oncologia do Seridó (Hospital do Câncer)
11h – Entrega de 15 veículos a municípios do seridó oriental e ocidental     contemplados com o Selo Unicef Edição 2008. Local: “Pingo D´Água”
12h - Posse coletiva dos 87 professores nomeados em dezembro passado para a 9ª Dired (Currais Novos) e 10ª Dired (Caicó). Local: “Pingo D´Água”,
14h30 - Visita a duas entidades beneficiadas pelo programa Cidadão Nota 10, Abrigo Dispensário Professor Pedro Gurgel e Aldeias Infantis SOS
16h30 - Inauguração da reforma e ampliação do Centro Educacional de Caicó (Ceduc). Local: BR 427, Bairro Castelo Branco.
SÃO JOÃO DO SABUGI
19h – Inauguração da reconstrução de 30 quilômetros da RN 112.
Entrega oficial de 65 casas e 131 melhorias de unidades habitacionais
Inauguração da reforma da Delegacia de Polícia Civil
Inauguração da drenagem e pavimentação de seis ruas
Local: Espaço Cultural Manoel Leandro de Araújo
IPUEIRA
20h30 – Inauguração do Mercado Público do Pequeno Produtor Rural
Urbanização da entrada da cidade
Entrega oficial da construção de 75 casas
Programa Luz para Todos beneficiando 24 famílias de cinco comunidades      
Construção e implantação da escola de inclusão digital
Construção e implantação da Casa do Mel
Local: em frente ao Mercado do Pequeno Produtor Rural

Governo irá pagar policiais e promotores antes da aprovação da Assembléia.

A folha de pessoal da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Ministério Público será paga amanhã (sexta-feira-26). A decisão foi tomada agora há pouco durante reunião entre a governadora Wilma de Faria e a área técnica do Governo do Estado.
O pagamento da folha de pessoal dessas instituições estava sem disponibilidade orçamentária desde que uma emenda aprovada pela Assembleia Legislativa no orçamento deste ano – que remanejava recursos de royalties de petróleo e outras fontes vedadas para pessoal (por Lei Federal) – teve que ser vetada por inconstitucionalidade.
Ao desembarcar agora há pouco de Brasília, a Governadora convocou reunião de emergência com a área técnica do Governo para avaliar a situação, decidindo por mandar pagar em confiança que a Assembleia Legislativa aprove, ainda hoje, a lei que repõe o orçamento para as três áreas.
Desde ontem, quando soube que o Projeto de Lei autorizando o crédito para a folha da PM e da PGJ não tinha sido votado na Assembleia, a Governadora determinou a criação de grupo técnico com a missão de apresentar, em 24 horas, uma solução legalmente viável, que permitisse o pagamento antes mesmo da aprovação do crédito pela Assembleia.
A solução foi encontrada no final da tarde de hoje (cumprindo-se o prazo dado pela Governadora) o que permitiu a decisão governamental pelo pagamento.
A aprovação do crédito pela Assembleia, esperada para as próximas horas, continua sendo necessária para consolidar a solução dada pelo Governo.
Fonte: Assessoria de Comunicação do governo