quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

MEC adia início das inscrições do ProUni para sexta-feira

Com a mudança no calendário do Exame Nacional do Ensino Médio 2010 (Enem), o Ministério da Educação transferiu para sexta-feira, dia 21, a data para o início das inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni). Inicialmente, a data prevista era dia 19. São oferecidas 123.170 bolsas de estudo, sendo 80.520 bolsas integrais e 42.650 bolsas parciais - de 50% - em, aproximadamente, 1.500 instituições de ensino superior de todo o país.

Para se candidatar, o aluno deve ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, e bolsa parcial, de 50%, a quem tem renda familiar per capita de até três salários mínimos. Os estudantes devem usar a nota do Enem para se inscrever, tendo atingido no mínimo 400 pontos na média das cinco notas do exame (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias, e a redação) e ter nota superior a zero na redação.


As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet até terça-feira, dia 25. Para se inscrever, os candidatos deverão informar seu número de inscrição e senha no Enem 2010, além de CPF. O resultado deverá ser divulgado dia 28.


Além de ter feito o Enem 2010 e ter alcançado a pontuação mínima, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral.

Estudantes só poderão se inscrever no Fies a partir do dia 31

As inscrições para o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) serão reabertas a partir do dia 31 de janeiro. O sistema deveria ter entrado no ar no dia 17 de janeiro (segunda-feira), mas foi adiado em função do período de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni).
Desde o ano passado, o novo formato do Fies permite ao estudante aderir ao financiamento em qualquer momento do semestre letivo, não há mais um período específico de inscrições. Mas o sistema foi retirado do ar no fim do ano passado para ajustes e só estará disponível novamente no dia 31. O Fies permite ao aluno de baixa renda financiar os estudos em estabelecimentos privados de ensino superior.
O programa passou por reformulações e os juros agora são de 3,4% ao ano, com prazo de quitação da dívida de, no máximo, três vezes o tempo de duração do curso. Por exemplo: um estudante que pegou dinheiro emprestado no Fies para pagar um curso com duração de quatro anos poderá quitar a dívida em até 12 anos.

Ministério Público constata fraude em concurso público de Jardim de Piranhas

O Ministério Público Estadual recomendou ao prefeito de Jardim de Piranhas, Antônio Macaco, que se abstenha de nomear e empossar os candidatos aprovados no último concurso público, tendo em vista os fortes indícios de fraude apurados pela promotoria.
Segundo portaria publicada na edição de ontem do Diário Oficial do Estado (DOE), assinada pelo promotor Alysson Michel de Azevedo Dantas, consta, nos autos do inquérito civil 29/2010, depoimento de candidato inscrito no concurso público para seleção de servidores do município narrando atos que maculam o certame, quais sejam: aprovação de candidato que não preencheu a prova e o gabarito; anulação de questões que deveriam ter o gabarito modificado; erros flagrantes no julgamento de recursos.
O promotor público considerou ainda, a existência de vários servidores contratados ilegalmente que foram aprovados para os cargos que já exercem no município.

Fonte: Robson Pires