sábado, 19 de junho de 2010

Feira de Negócios marca sete anos da luta pela implantação do Distrito Industrial de Caicó


A abertura da VII Feira de Negócios do Seridó foi marcada por muita chuva e protesto silencioso dos empresários de Caicó. As entidades empresariais promoveram a distribuição de jornal e bottons, além da realização de uma pesquisa na qual cobram dos Governos agilidade na instalação do Distrito Industrial.
José Jorge, presidente da ACISC, explicou que o protesto foi planejado para a Feira de Negócios, pois foi na primeira edição do evento que um compromisso foi firmado entre os Governos Municipais, Estadual e entidades para a consolidação da obra. Os empresários afirmam que faltou compromisso e empenho político para o desenvolvimento do projeto.

ENTENDENDO O CASO: 
Após o pacto firmado há sete anos, a Prefeitura Municipal de Caicó e a UFRN constataram locais apropriados no município para a locação do distrito e a ADESE realizou uma pesquisa de viabilidade constatando a existência de empresas interessadas em relocação para o novo espaço. Em 2008, empresários e o prefeito Bibi Costa escolheram o terreno e em março de 2010 o executivo desapropriou o espaço e aprovou lei que cria o distrito denominado prefeito Ademar Costa.
Agora, para o andamento da instalação do distrito é necessário produzir o estudo de impacto ambiental, reformulação do plano diretor, instalação de água e luz, terraplanagem, pavimentação, criação da estação de tratamento de água, esgotos e detritos industriais e instalação das primeiras indústrias. Pelo cronograma inicial do projeto, o distrito industrial de Caicó seria uma realidade em dezembro de 2005.

Seridó Agora

A verdade sempre irá nos desafiar


A profecia do amor sempre irá nos desafiar, uma palavra que vai realmente nos incomodar. Por isso, é importante estar de ouvidos atentos. Mas o coração que está preso aos seus limites não consegue perceber a salvação prometida por Deus. O Senhor é aquele que dá sentido a tudo, é ungido por excelência, porque o tempo de graça chegou até nós. Esta salvação não se limita aos critérios pobres e estreitos reservados apenas para aquele tempo e para aquelas pessoas. É necessária a pobreza do coração para assumir a verdade que nos desinstala do nosso egocentrismo. Aquilo que é o principal na minha vida eu sempre irei disponibilizar tempo, porque é justamente esta dedicação que vai determinar aquilo que vou me tornando.
Será que o seu coração se abre para amar de todo coração a Deus e se entregar com caridade?
Um coração que só quer as provas extraordinárias é um coração que não irá crer nunca.
Nós precisamos aprofundar e ampliar a nossa visão da vida porque Jesus nos oferece a oportunidade para isso. Um amor seletivo é sempre pobre, estreito, restrito. Todas as vezes em que nós tomamos a decisão de ficar fechados em nós, negamos os dons do Senhor.
O coração preconceituoso sempre vai ficar revoltado e rejeitar a verdade do amor. Quantas vezes a verdade lhe foi dita e você a rejeitou? Entenda que quando nós rejeitamos o amor não conseguimos ser felizes. E dessa forma, não conseguimos abraçar aquilo que é mais belo e digno de uma pessoa. A reação negativa diante dos fatos verdadeiros não é uma escuta que se contenta; é uma escuta que se revolta porque justamente não quer uma mudança. Jesus sempre vai insistir conosco. Para quem tem ouvidos para ouvir a verdade proclamada, esta profecia acontece.
Qual tem sido a sua reação diante da verdade que lhe é proclamada? Avalie-se. A sua capacidade de amar e de acolher está nula? Como está o seu coração? Faça uma revisão de vida neste dia.
Amar é ir ao encontro. A experiência do verdadeiro amor acontece quando nós damos o passo de fazer o que o samaritano fez. Chegar perto, parar a nossa viagem, derramar o azeite, o vinho, dar de nós mesmos, como o Bom Smaritano. Quem não chega perto vai sempre rejeitar o ferido e amar simplesmente aquele que acha que é são, mas que também tem deficiências. Quem não adora a Deus de todo o coração não consegue amar o próximo como a si mesmo. Ame a Deus de todo o coração!
É preciso ouvir a Palavra de Deus e amá-la de uma forma que eu possa acolhê-la verdadeiramente. O amor sempre vai falar e vai incomodar. Um acolhimento que é interesseiro sempre deseja manipular o Senhor. Lute para não ser este interesseiro dentro da sua casa e com as pessoas com as quais você convive. Porque a todo o momento esta opção egoísta nos é oferecida. É preciso ouvir a Palavra de Deus com amor, assim você sempre contemplará as verdades do seu coração.
Respire este ar puro do seu estado de vida, da sua consagração, da sua vocação... Quando nós perdemos o foco, ficamos endurecidos. Em tudo que você fizer se não houver caridade, não valerá de nada. Só existe sentido de caridade quando realizamos algo em Deus. Se Ele não for o primeiro na sua vida, você não irá saber o que é belo e o que é bom nela. Sem o Altíssimo nem o que é belo saberemos administrar. Nós fomos feitos para seguir o caminho, cujo modelo perfeito é Jesus.
Você não pode tudo, é por isso que a Palavra de Deus nos ensina o que é realidade. Sem caridade você não é nada. Você ama produzindo liberdade? O amor não vive para si mesmo. A caridade só pode guardar em si aquilo que é belo; aquilo que é santo. O perdão nos torna livres. A caridade não guarda rancor. Ela nunca estabelecerá união com as trevas, ela não quer modelar o outro.
Está faltando amor verdadeiro em nosso meio. Despertem porque está faltando o essencial, uma vida sem o essencial deixa de ser profecia. Eu só terei condições de enfrentar o mundo lá fora se tiver os elementos da fé para me amparar. Somente o amor pode colocar em ordem e harmonizar o seu interno para que você seja capaz de enfrentar as coisas externas. Você precisa deixar-se amar para amar. Deus conhece você, Ele o escolheu.
É preciso viver a entrega na promessa de Deus, senão vou viver tremendo diante dos combates da vida. É preciso acreditar. Não tema, pois  o Senhor está com você. Confie n'Ele! Deus não envia ninguém para a derrota e, sim, para a vitória. Mas a forma como eu parto para a guerra também influencia nessa vitória.




Artigo produzido a partir da pregação em janeiro de 2010

Padre Eliano Luiz Gonçalves, SJS
Fraternidade Jesus Salvador

VESTIBULAR 2011-UFRN:Inscrições começam segunda-feira

 
Seis cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) terão seu ingresso possível exclusivamente através do Exame Nacional do Ensino Médio/ Sistema Nacional de Seleção Unificada (ENEM/SISU). As inscrições, que deverão ser efetuadas pelo site www.enem.inep.gov.br, começam na segunda-feira, 21, e se estendem até o dia nove de julho. De acordo com a resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), aprovada no último dia 15 de junho, a UFRN oferecerá 245 vagas através desse sistema para os cursos de Bacharelado em Engenharia de Software (40 vagas); Geofísica (45 vagas); Formação Profissional em Engenharia Agronômica (40 vagas), Engenharia Florestal (40 vagas); Zootecnia (40 vagas) e Tecnológico em Gestão Hospitalar (40 vagas).
Mais 6.139 vagas serão oferecidas pela UFRN através do Vestibular 2011, que será realizado, simultaneamente, nos municípios de Natal, Mossoró, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz, nos dias 28, 29 e 30 de novembro. As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no período de 26 de julho a 29 de agosto.
O Vestibular e o ENEM são abertos a portadores de certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente, ou aos que estiverem cursando, no ano letivo de 2010, o último ano do ensino médio ou curso equivalente.
Os alunos oriundos da Rede Pública de Ensino poderão ser beneficiados com o Argumento de Inclusão, cuja inscrição ocorrerá no período de 24 de setembro a 15 de outubro. Os interessados deverão apresentar comprovante de inscrição no Vestibular e os documentos que certifiquem os requisitos estabelecidos na resolução, especialmente ter cursado, com aprovação, os últimos três anos do Ensino Fundamenta e todo o Ensino Médio na Rede Pública.

Feios têm mais chances de ser condenados no tribunal

Thiago Perin

Um tribunal é o último lugar onde você espera ser julgado pela aparência, né? Mas eis que, assim como o amor é cego, a justiça às vezes também pode ser. Um estudo da Universidade de Cornell, em Nova Iorque (EUA), mostrou que réus pouco atraentes (desligando o filtro politicamente correto: leia-se feios) têm 22% mais probabilidade de serem condenados do que réus bonitões. E ainda recebem sentenças mais duras: em média, 22 meses a mais na prisão.
O estudo analisou as reações de 169 estudantes de psicologia (jurados em potencial e instruídos a agir como tal) a casos reais, completos com perfil e foto dos acusados. Quando as evidências contra o réu eram fortes, a aparência não teve influência significativa. Mas quando havia ambiguidades e “buracos” nos casos, os réus de rostinho bonito tinham mais chance de serem absolvidos de cara pelos jurados. Veja mais sobre a pesquisa aqui.