domingo, 26 de fevereiro de 2012

Dom Jaime é o novo Arcebispo Metropolitano de Natal

Às 9h30 deste domingo foi dado início a cerimônia de posse do novo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. Um cortejo com 160 padres, 21 bispos, além de diáconos e religiosos adentraram a nave da Igreja.
O chanceler da Arquidiocese padre Júlio Cesar Cavalcante fez a leitura, inicialmente em latim, das “Letras Apostólicas”, a carta redigida pelo papa Bento XVI nomeando Dom Jaime como pastor da Igreja Católica no Rio Grande do Norte. “Como sucessor de Pedro, após ouvir Dom Matias Patrício de Macedo e todo o clero, você Jaime Vieira da Rocha, aprovado e constituído com adornos de muitos dons, eu te nomeio Arcebispo Metropolitano de Natal”, diz o texto do papa Bento XIV.
Após a leitura, a passagem do báculo (espécie de cajado) do pastor das mãos do então arcebispo e administrador apostólico Dom Matias Patrício de Macedo para Dom Jaime Vieira selou a entrega do governo da arquidiocese ao seu novo dirigente. “É com muita alegria e esperança, que eu te entrego Jaime, que me sucedeu em Campina Grande a gora, aqui, em Natal, que eu te entrego o cajado do pastor. O povo é seu. Assuma a responsabilidade do seu pastoreio”, disse Dom Matias Patrício de Macedo, dando posse definitiva ao sexto arcebispo de Natal.
Em seguida, já na cátedra, foi descerrado o brasão com o lema do seu novo ocupante “Sei em quem acreditei”. Dom Jaime foi saudado pelo padre Edilson Nobre que ressaltou o desafio de evangelizar um mundo cada vez mais urbano, o que exige maior capacidade de articulação. Em seguida, todos os padres seguiram o rito de obediência, beijando a mão do arcebispo.

Da Tribuna do Norte

O Sacramento da Confirmação - Crisma

O Catecismo da Igreja Católica ensina que a Confirmação – Crisma, pertence, juntamente com o Batismo e a Eucaristia, aos três sacramentos da iniciação cristã da Igreja Católica. Nesse sacramento, tal como ocorreu no Pentecostes, o Paráclito desceu sobre a comunidade dos discípulos, então reunida. Também nele o Espírito Santo desce em cada batizado que pede à Igreja o dom d'Ele [Espírito Santo], dessa forma o sacramento encoraja o fiel e o fortalece para uma vida de testemunho de amor a Cristo.

A Confirmação é o sacramento que completa o Batismo e pelo qual recebemos o dom do Espírito Santo. Quem se decide livremente por uma vida como filho de Deus e pede o Espírito de Deus, sob o sinal da imposição das mãos e da unção do óleo do Crisma, obtém a força para testemunhar o amor e o poder de Deus com palavras e atos. Essa pessoa agora é membro legítimo e responsável da Igreja Católica.

Chama-se Crisma (nas Igrejas Orientais: Crismação com o Santo Myron) por causa do rito essencial que é a unção. Chama-se Confirmação, porque confirma e reforça a graça batismal. O óleo do Crisma é composto de óleo de oliveira (azeite) perfumado com resina balsâmica. Na manhã da Quinta-feira Santa, o bispo consagra-o para ser utilizado no Batismo, na Confirmação, na Ordenação dos sacerdotes e dos bispos e na consagração dos altares e dos sinos. O óleo representa a alegria, a força e a saúde. Quem é ungido com o Crisma deve difundir o bom perfume de Cristo (cf. II Cor 2,15).

O efeito da Confirmação é a efusão especial do Espírito Santo, como no Pentecostes. Tal efusão imprime na alma um carácter indelével e traz consigo um crescimento da graça batismal: enraíza mais profundamente na filiação divina; une mais firmemente a Cristo e à sua Igreja; revigora na alma os dons do Espírito Santo; dá uma força especial para testemunhar a fé cristã.

O YOUCAT – Catecismo Jovem da Igreja Católica, afirma que: Ser Confirmado – Crismado significa fazer um acordo com Deus. O confirmado diz: sim, eu creio em Ti, meu Deus, dá-me o Teu Espírito para que eu te pertença totalmente, nunca me separe de Ti e te testemunhe com o corpo e com a alma, durante toda a minha vida, em obras e palavras, em bons e maus dias! E Deus diz: sim, Eu também creio em ti, Meu filho, e te darei o Meu Espírito e até a mim mesmo, pertencer-te-ei totalmente, nunca me separarei de ti, nesta e na vida eterna, estarei no teu corpo e na tua alma, nas tuas obras e nas tuas palavras mesmo que me esqueças, estarei sempre aqui, em bons e maus dias.

Pode e deve receber este sacramento qualquer cristão católico que tenha recebido o sacramento do Batismo e esteja em estado de graça, isto é, não ter cometido nenhum pecado mortal (pecado grave). Mediante um pecado grave separamos de Deus e só podemos nos reconciliar com Ele por meio do sacramento da Penitência – Confissão.

O sacramento da Confirmação normalmente é presidido pelo Bispo, por razões pastorais, ele [bispo] pode incumbir determinado sacerdote de celebrá-lo. No rito litúrgico da Santa Missa do Crisma o Bispo dá ao crismando um suave sopro para que se lembre de que está se tornando um soldado de Cristo, a fim de perseverar com bravura na fidelidade ao Senhor.

Portanto, este belíssimo sacramento Confirmação completa o Batismo, por ele o fiel recebe o dom do Espírito Santo, faz um acordo com Deus, e assim, cheio dos dons do Espírito, é chamado a testemunhar o amor ao Senhor, se preciso for, a dar a vida uma vez que recebeu uma força especial para seguir Cristo até o fim de sua vida.

26 de Fevereiro --- 1º Domingo da Quaresma

Evangelho (Marcos 1,12-15)


— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 12o Espírito levou Jesus para o deserto. 13E ele ficou no deserto durante quarenta dias, e aí foi tentado por Satanás. Vivia entre animais selvagens, e os anjos o serviam.
14Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 15“O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!”
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.