domingo, 23 de maio de 2010

Como evangelizar os meus filhos?

A Igreja ensina que os primeiros catequistas são os pais. É no colo deles que toda criança deve aprender a conhecer a Deus, aprender a rezar e dar os primeiros passos na fé; conhecer os Mandamentos e os Sacramentos.
Os pais são educadores naturais, e os filhos assimilam seus ensinamentos sem restrições. Será difícil levar alguém para Deus se isso não for feito, em primeiro lugar, pelos pais. É com o pai e a mãe que a criança tem de ouvir em primeiro lugar o nome de Jesus Cristo, Sua vida, Seus milagres, Seu amor por nós, Sua divindade, Sua doutrina... Eles são os responsáveis a dar-lhes o batismo, a primeira comunhão, a crisma e a catequese.
Quando fala aos pais sobre a educação dos filhos, São Paulo recomenda: “Pais, não exaspereis os vossos filhos. Pelo contrário, criai-os na educação e na doutrina do Senhor” (Ef 6, 4). Aqui está uma orientação muito segura para os pais. Sem a “doutrina do Senhor”, não será possível educar. Dom Bosco, grande “pai e mestre da juventude”, ensinava que não é possível educar sem a religião. Seu método seguro de educar estava na trilogia: amor - estudo - religião.
Nunca esqueci o terço que aprendi a rezar aos cinco anos de idade, no colo de minha mãe. Pobre filho que não tiver uma mãe que o ensine a rezar! Passei a vida toda estudando, cheguei ao doutorado e pós-doutorado em Física e nunca consegui esquecer a fé que herdei de meus pais; é a melhor herança que deles recebi. Não é verdade que a ciência e a fé são antagônicas; essa luta só existe no coração do cientista que não foi educado na fé, desde o berço.
Os pais não devem apenas mandar os seus filhos à igreja, mas, devem levá-los. É vendo o pai e a mãe se ajoelharem que um filho se torna religioso, mais do que ouvindo muitos sermões. A melhor maneira de educar, também na fé, é pelo exemplo. Se os pais rezam, os filhos aprender a rezar; se os pais vivem conforme a lei de Deus, os filhos também vão viver assim, e isso se desdobra em outros exemplos. Os genitores precisam rezar com os filhos desde pequenos, cultivar em casa um lar católico, com imagens de santos em um oratório, o crucifixo nas paredes, etc.; tudo isso vai educando os filhos na fé. Alguém disse, um dia, que “quando Deus tem seu altar no coração da mãe, a casa toda se transforma em um templo.”
Um aspecto importante da educação religiosa de nossos filhos está ligado à escola. Infelizmente, hoje, se ensina muita coisa errada em termos de moral nas escolas; então, os pais precisam saber e fiscalizar o que os filhos aprendem ali. Infelizmente, hoje, o Governo está colocando até máquinas para distribuir “camisinhas” nesses locais. Os filhos precisam em casa receber uma orientação muito séria sobre a péssima “educação sexual” que hoje é dada em muitas escolas, a fim de que não aprendam uma moral anticristã.
Outro cuidado que os pais precisam ter é com a televisão; saber selecionar os programas que os filhos podem ver, sem violência, sem sexo, sem massificação de consumo, entre outros. Hoje temos boas emissoras religiosas. A televisão tem o seu lado bom e o seu lado mau. Cabe a nós saber usá-la. Uma criança pode ficar até cerca de 700 horas por ano na frente de um televisor ligado. Mais uma vez aqui, é a família que será a única guardiã da liberdade e da boa formação dessa criança. Os pais precisam saber criar programas alternativos para tirá-las da frente do televisor, oferecendo-lhes brinquedos, jogos, contando-lhes histórias, etc.. Da mesma forma, ocorre com a internet: os pais não podem descuidar dela.
Mas, para levar os filhos para Deus é preciso também saber conquistá-los. O que quer dizer isso? Dar a eles tudo o que querem, a roupa da moda, a camisa de marca, o tênis caro? Não! Você os conquista com aquilo que você é para o seu filho, não com aquilo que você dá a ele. Você o conquista dando-se a ele; dando o seu tempo, o seu carinho, a sua atenção, ajudando-o sempre que ele precisa de você. Saint-Exupéry disse no livro "O Pequeno Príncipe": “Foi o tempo que você gastou com sua rosa que a fez ser tão importante para você”.
Diante de um mundo tão adverso, que quer arrancar os filhos de nossas mãos, temos de conquistá-los por aquilo que “somos” para eles. É preciso que o filho tenha orgulho dos pais. Assim será fácil você levá-lo para Deus. Muitos filhos não seguem os pais até a igreja porque não foram conquistados por estes.
Conquistar o filho é respeitá-lo; é não o ofender com palavras pesadas e humilhantes quando você o corrige; é ser amigo dos seus amigos; é saber acolhê-los em sua casa; é fazer programas com ele, é ser amigo dele. Enfim, antes de dizer a seu filho “Jesus te ama”, diga-lhe: “eu te amo”. 

Felipe Aquino

Prefeitura faz levantamento para convocar aprovados

A secretaria de administração da prefeitura de Caicó está fazendo levantamento para convocação do primeiro grupo de aprovados no recente concurso público.

A secretária de administração, Delane Araújo, disse que nas próximas duas semanas serão nomeados os primeiros da secretaria de saúde.

Em seguida será a vez dos programas sociais.

Delane Araújo disse que a convocação continuará de forma gradativa em outras secretarias mesmo no período eleitoral porque não há proibição.

O importante, segundo ela, é que a homologação por parte do prefeito Bibi Costa foi feita antes de 3 de junho o que já ocorreu em publicação ocorrida no diário oficial do estado.

Domingo do Senhor: Solenidade de Pentecostes

Evangelho (João 20,19-23)


— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós!
— Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”.
20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor.
21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”.
22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Padre Marcelo Rossi de cadeira de rodas

Quem acompanhou a missa transmitida pela Rede Vida, neste sábado, direto do Santuário do Terço Bizantino, em São Paulo, pode observar que o padre Marcelo Rossi continua de cadeira de rodas, a celebração foi presidida pelo bispo Dom Fernando Figueiredo.
 
O padre Marcelo Rossi sofreu um acidente enquanto fazia exercícios em uma esteira ergométrica, no último dia 05 de maio.
 
De acordo com o sacerdote, ele estava correndo na esteira quando perdeu o equilíbrio e caiu de costas. O acidente provocou a quebra do quinto metatarso (osso localizado por trás do "dedinho" do pé) e uma luxação no calcanhar. Serão 21 dias sem colocar os pés no chão.
 
Apesar de não presidir a celebração, padre Marcelo canta e anima os féis.

Falso pastor é preso

A Polícia prendeu na noite desta sexta-feira (21), um homem acusado de se passar por pastor evangélico para tentar estuprar uma senhora de 63 anos de idade. O caso foi registrado em João Pessoa-PB. 
De acordo com as primeiras informações, a prisão aconteceu por volta das 22h00min, no bairro do Valentina Figueiredo na capital. 
Segundo as informações, o corretor Luciano Araújo, de 48 anos, conheceu a idosa, cujo nome não foi revelado, há cerca de três dias. Na ocasião, já fingindo ser pastor evangélico e utilizando uma boa lábia conseguiu convencer a vítima a permitir que ele entrasse em sua casa para que pudesse ouvir as supostas pregações que teria para oferecer, e, foi embora logo em seguida prometendo voltar outra vez.

Cumprindo a promessa, o falso pastor voltou a visitar a mulher na tarde desta sexta-feira e, se aproveitando da boa vontade da dona da casa, chegou a almoçar na casa dela. Porém, pouco depois do almoço, ele teria tentado levar a mulher para o quarto na intenção de violentá-la. Mas, fugiu após uma tentativa frustrada. 
Não satisfeito, o homem decidiu voltar à noite para tentar mais uma vez. Mas, de acordo com as informações, a mulher conseguiu escapar do falso pastor porque outras pessoas chegaram na casa. 
A Polícia foi acionada e o corretor foi preso. Ele foi encaminhado para a 9ª Delegacia de Polícia da Capital, onde foi autuado em flagrante delito e permanece à disposição da Justiça.

Por Roberto Flávio