quarta-feira, 10 de agosto de 2011

JMJ 2011, uma missão mundial para a juventude

A Jornada Mundial da Juventude é um novo tempo que floresceu no coração da Igreja. O evento foi criado por João Paulo II, um homem que teve sua vida voltada a coisas muito comuns para a juventude. Uma inspiração desse tipo somente poderia ter brotado de um coração apaixonado pelos jovens. Não é difícil encontrar fotos e relatos desse homem jogando bola, acampando, praticando canoagem, entre outras muitas atividades, as quais poderíamos até considerar “radicais” para aquele que mais tarde se tornaria o Sumo Pontífice da Igreja Católica.

Ao longo de todo o seu pontificado, João Paulo II sempre esteve próximo daqueles a quem ele via como a esperança da Igreja, e com eles participava ativamente de cada uma das jornadas.

Na maioria dos eventos seculares, tais como: passeatas, manifestações públicas, shows, entre outros, o sucesso de cada edição  é medido pelo número de participantes. Uma grande concentração de pessoas é considerado um encontro de sucesso. Com base nesses indicadores, as mídias noticiam os recordes de participações.

A grande característica da unidade multirracial, promovida pela JMJ, está nos inúmeros testemunhos de solidariedade e de fraternidade vividos entre os participantes vindos dos mais diversos países. Em meio às muitas bandeiras nacionais, que se agitam em mastros improvisados identificando a origem de cada grupo, parece haver um diálogo entre os diferentes povos, ocasiões nas quais a alegria e o sorriso parecem ser assumidos como o idioma oficial entre eles.
No que se refere aos objetivos dessas jornadas, iniciadas por João Paulo II e que contam com a mesma dedicação do Papa Bento XVI, percebemos que os interesses transcendem a simples intenção de quebrar recordes ou promover apenas mais um momento de lazer.
A cada nova Jornada Mundial da Juventude, a Igreja empenha-se em preparar aqueles que participam diretamente do evento para viver com fidelidade seu testemunho evangélico. Aos participantes fica o compromisso de espalhar os efeitos e tudo aquilo que foi vivido e ensinado nesses dias no cotidiano.
Uma frase que, particularmente, acredito sintetizar os objetivos de todas as Jornadas Mundiais foi a saudação do Papa João Paulo II aos jovens: “Vocês são o futuro do mundo, vocês são a esperança da Igreja, e a minha esperança”. Percebe-se, nessas palavras, a verdadeira intenção daquilo que, para muitos, poderia ser apenas um movimento em que muitos jovens se uniriam para celebrar um acontecimento. Mas no coração daquele pastor estava a intenção de transformar a singela reunião em missão para a juventude mundial.

Aos inúmeros jovens, fica a missão da retomada, uma vez que, enraizados e edificados em Cristo, permaneçam firmes na fé, espalhando para o mundo o testemunho de solidariedade em suas paróquias, trabalhos, sobretudo em suas famílias.

Dado Moura

Como limpar telas de LCD e plasma

As telas de LCD e plasma estão nos computadores e televisões de última geração e são capazes de gerar imagens incrivelmente bem definidas, tão lindas e reais que ficamos com medo de limpar a tela e estragá-la. Essas telas parecem - e de fato são - mais sensíveis do que as antigas feitas de vidro e demandam cuidados mais simples do que você imagina.

A diferença básica entre as tecnologias LCD e Plasma é que na de plasma cada ponto da tela emite luz individualmente, enquanto as de LCD funcionam como um filtro que recebe a luz de uma fonte localizada atrás da tela e a transforma em imagem.


Como limpar telas de LCD e Plasma


Os dois tipos de tela podem ser limpos da mesma maneira. Falamos com Rafael Cintra, gerente sênior de TVs da Samsung, e ele salientou que:


O ideal é limpar o aparelho a cada 15 dias. Lembrando que o gabinete deve ser limpo com pano úmido e a tela com uma flanela limpa e seca, mesmo os instalados nas áreas de serviço e cozinha, onde a umidade e a gordura imperam.

Não é recomendado colocar uma TV no banheiro, pois o vapor eliminado pelo chuveiro prejudica as peças internas da TV.

Materiais utilizados na limpeza de telas de plasma e LCD


Panos de limpeza: os panos de tecido de microfibra são os mais indicados para realizar a limpeza das telas de plasma e LCD porque não desprendem plumas que poderiam se fixar na superfície da tela. Flanelas e tecidos macios também podem ser utilizados. Panos atoalhados, lenços de papel e tecidos abrasivos não são recomendados, já que podem cobrir a superfície das telas com fiapos.

Espanador antiestático: o primeiro passo é retirar a poeira usando um dos panos citados ou um espanador antiestático, que evitará que o pó seja arrastado pelos panos convencionais, já que isso arranharia a superfície das telas de LCD e de plasma.
Água pura: depois que a tela estiver sem poeira, podemos passar sobre ela, sem pressioná-la, um pano de microfibra ligeiramente umedecido somente em água.
Tirar manchas gordurosas e de dedos

Agora, se sua tela tem manchas de dedos, o que não deveria ocorrer, aplique a solução abaixo pontualmente na mancha com uma flanela macia e finalize passando um pano umedecido apenas em água.


Solução caseira:


1/2 litro de água


2 colheres de sopa da vinagre


Como lidar com algum líquido que espirre na tela


Isto não deveria ocorrer, mas em uma eventualidade seque imediatamente a tela para que o tempo prolongado de exposição à umidade não a danifique irreversivelmente. Passe um pano ligeiramente umedecido com água limpa se o líquido contiver açúcar.


Limpeza de iPhone e iPOD com touch screen


Limpe imediatamente se estes aparelhos entrarem em contato com substâncias que possam causar manchas, como tinta, tinturas, maquiagem, comida, óleos e loções. Para a limpeza comum utilize um pano suave, ligeiramente umedecido em água e que não solte pelos.


As superfícies de vidro à frente e atrás têm um revestimento oleofóbico. Para remover marcas de dedos, basta limpar estas superfícies com um pano macio, que não solte pelos. A capacidade deste revestimento para repelir o óleo diminui com a utilização ao longo do tempo e, se o ecrã for esfregado com um material abrasivo pode ficar com o vidro riscado.


Não use produtos de limpeza abrasivos


De qualquer maneira é melhor evitar produtos de limpeza abrasivos na limpeza de telas de telas de LCD e Plasma de qualquer tipo de aparelho eletrônico, pois em doses erradas, produtos à base de acetona, álcool, detergentes e desinfetantes podem danificar as telas.


A empresa Apple recomenda a seus consumidores que nunca usem limpa-vidros, detergentes domésticos, aerossóis, solventes, álcool, amoníaco ou outros produtos abrasivos para limpar o monitor, iPhone, iPod e iPad. Além disso, nunca pulverize o produto de limpeza diretamente no ecrã, pois ele poderá infiltrar-se no monitor e provocar danos.


Tecnologias cada vez mais sofisticadas e naturalmente mais delicadas vão aparecendo no mercado. O correto é cuidarmos dos aparelhos com o maior cuidado possível, evitando deixar cair migalhas de comida ou líquidos que podem danificar irreversivelmente as telas de plasma, LCD e LED.


Fonte: BBEL - UOL