quarta-feira, 21 de julho de 2010

Festa de Sant'Ana 2010 - programação religiosa

Dia 22 de julho - quinta-feira

06:30 - Missa no Santuário do Rosário.

07:00 - Adoração ao Santíssimo Sacramento até às 12hs.

16:30 - ABERTURA OFICIAL DA FESTA
Solene Passeata - Hasteamento da bandeira - Palavra de abertura.

Itinerário: Av. Seridó, R. Renato Dantas, Av. Celso Dantas, Av. Cel Martiniano e Av. Seridó.

Dia 28 de julho é dia mundial de luta contra a hepatite viral

As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, segundo estimativas bilhões de pessoas já tiveram contatos com o vírus da hepatite e milhões são portadores crônicos. 
 A hepatite B é considerada uma DST, tendo em vista que é transmitida sexualmente ou através de transfusão de sangue, parceria de agulhas e seringas no uso de drogas ilícitas, materiais cortantes contaminados como na colocação de piercings e no processo de realização de uma tatuagem, em tratamentos dentários, alicates de manicures e até mesmo em sessões de depilação. A doença pode se tornar crônica em 15% dos casos, sendo que desse porcentual, cerca de 25% a 40% podem evoluir para a cirrose, Como prevenção da doença recomenda-se o uso de preservativo nas relações sexuais assim como materiais cortantes e agulhas esterilizadas ou descartáveis. 
Em Caicó a vacina contra hepatite B, está disponível em todas as Unidades de Saúde para: crianças e adolescentes menores de 20 anos, profissionais de saúde, profissionais do sexo, manicures, hemofílicos, pacientes de hemodiálise, portadores do vírus da hepatite C, portadores do vírus do HIV, portadores de DST’s, gestantes caminhoneiros, bombeiros e policiais militares, civis e rodoviários entre outros. 
Dirija-se a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa e tome a primeira dose, lembrando que para ficar imune é necessário tomar as três doses: a segunda após trinta dias da primeira e a terceira após seis meses e o reforço a cada dez anos.

A Festa de Sant'Ana começa oficialmente amanhã, acompanhe a diversidade da programação.

Antes de qualquer coisa, lembremos de agradecer por mais um ano acompanhando a nossa padroeira Sant’Ana, participando das novenas, missas e demais eventos da programação religiosa entre os dias 22 de julho e 1º de agosto de 2010.
Depois, você pode montar a programação para se confraternizar com amigos e familiares. E não faltarão eventos para qualquer gosto.

Clubes

Vai ser a maior programação de evento de clube já vista na cidade.
 Nos clubes estarão acontecendo os melhores shows com as bandas mais bombadas do momento em todo o Brasil.
Estão confirmadas as seguintes atrações podendo, eventualmente, ocorrer alguma modificação. Para melhor, segundo os organizadores.
 
As festas foram todas pensadas dentro do conceito de aceitação popular. Para todos os eventos há um termômetro chamado aceitação. Tudo isso feito na base da pesquisa. É claro que isso não implica dizer que seja a vontade absoluta de todos. Mas, a tendência das atrações confirmou essa preferência do público festeiro de Caicó, Natal, Mossoró, Currais Novos, Parnamirim, Macaíba, Assu e a maioria das cidades do Seridó, disse um dirigente de clube.

Dessa forma foram já foram contratadas por antecedência as seguintes atrações:
 Aviões do Forró, Garota Safada, Forró do Muído, Chicabana, Forró du Bom, Banda Magníficos, Amigos Sertanejos e Forró dos Plays.  
As atrações serão distribuídas nos seguintes clubes e dias:
 
Dia 29 de julho – Quinta-feira – Na Assec – Amigos Sertanejos, Magníficos e Garota Safada
Dia 30 de julho – Sexta-feira – Festa da Juventude – na AABB – Forró dos Plays e Aviões do Forró
Dia 31 de julho – Sábado – Festa de Encerramento – No Iate Clube – Forró du Bom, Chicabana e Forró do Muído.

Pavilhão de Sant’Ana

O SESC Seridó confirmou a parceria com a Paróquia de Sant’Ana para a realização do Projeto Letra e Música no mês de julho. A programação musical com artistas da terra terá início no dia 21 de julho, após a chegada dos peregrinos, se estendendo até o dia 01 de agosto.
21 de julho – Show religioso
22 de julho – Orlando Batista e Milton
23 de julho – Show religioso
24 de julho – S de Samba
25 de julho – Jasiel e Forró Puêra
26 de julho – Wânia Nóbrega e Renato Guerra
27 de julho – Jonas Linhares
28 de julho – Mel Foster
29 de julho – Cristiane Fernandes e Cabralzinho
30 de julho – Marcus Vinicius e Paulo Lúcio Dantas
31 de julho – Bené e teclados e Marcus Lima
01 de agosto – Geraldão e atração à definir

Ilha de Sant’Ana 

28 de julho – Deixe de Brincadeira e Flor da Pele
29 de julho – Saia Rodada e Mulher Chorona
30 de julho – Sirano & Sirino e Colo de Menina
31 de julho – Dorgival Dantas e Cavalo de Pau
1º de agosto – Ferro na Boneca e Dedim Gouveia

Casa de Cultura “Sobrado do Padre Guerra”

Dia 22: Abertura das atividades (eventos e exposições) – Quarteto Seridó Sax (21h)
Dia 23: Lançamento de livros dos poetas: José Lucas, professor Garcia, Manoel Dantas, Hélio Pedro, Ademar Macedo, Gislene Canales, A.A. de Assis e Delcy Canales. Companhia de Teatro Arte e Vida. Regente Jussara Santos – MPB e Regional (21h)
Dia 24: sarau músico-poético (oficina de cordel). José Anderson (21h)
Dia 25: Coral Meninas do Encanto (21h)  
Dia 26: Companhia de Teatro Filhos de Acauã. Jonas Linhares- lançamento do CD (21h).
Dia 27: Anne Karine e Renato Guerra (MPB)
Dia 28: Quinteto de Violão “A Vida Encanto” (UERN/Pau dos Ferros). Noite dos Rastos/lançamento livro da professora Lidiane Araújo (21h)
Dia 29: exposições
Dia 30: Companhia de Cultura Ciranduis (teatro). Silvio Ceará (21h)
Dia 31: Lurdinha Medeiros e Família (teatro). Paulo Lúcio Dantas (violonista)

Festa dos anos 70, 80 e 90

- Uma festa que vai sacudir a vanguarda caicoense com um repertório voltando para um público especial. Aquele que curtiu momentos memoráveis com as grandes bandas no estilo show-baile. Será uma atração à parte durante a programação social da festa de Santana. Numa véspera de feriado tem tudo para acontecer.

Baile dos Coroas

O tradicional Baile dos Coroas, promovido pelo Atlético Clube Corintians, reúne o mundo social e político do estado na última sexta-feira de festa, em 30 de julho.

Outras festas

Os festejos alusivos à Senhora são marcados por outros eventos sociais, como a Festa do Ex-Aluno do CDS (24), aniversário do Bar do Ferreirinha, Feirinha de Sant’Ana (29) e Baile do Reencontro (31).

É FESTA PRA NINGUÉM RECLAMAR. 
 

Começa a retirada do teto da Catedral

Teve início a retirada do forro do  teto da Catedral de Sant'Ana.

A campanha de arrecadação para a reforma intitulada "Catedral de Sant'Ana nossa fé e segurança" será lançada durante a Festa de Sant'Ana.

A arrecadação será feita através de envelopes e também serão aceitas doações em material.

Segundo Diego Vale, a campanha também será estendida para São Paulo, Natal e Brasília, visando pedir ajuda aos caicoenses que residem nos referidos centros.

Com relação à imagem de Sant'Ana que foi restaurada recentemente, será transladada todos os dias da festa,  do Santuário do Rosário para a frente da Catedral para que esteja presente nas celebrações.

As missas dos idosos e solene da festa serão celebradas no ginásio de esportes Monsenhor Antenor Salvino de Araújo, na Ilha de Sant'Ana.

A imagem não será tocada pelos fiéis.

Ficará numa cúpula de vidro.

A orientação do restaurador Hélio de Oliveira que fez a restauração na imagem é que se os fiéis continuarem tocando na imagem corre o risco, além de desgastar, também de quebrar.

A imagem de Sant'Ana só poderá ser observada sem ser tocada
.


Na foto: Área da Catedral cercada para colocação dos entulhos