segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ESTA VALE A PENA PRESTAR ATENÇÃO!

Do G1, em São Paulo,BEM-ESTAR
Chocolate amargo, amendoim, azeite, vinho, abacate e alguns tipos de margarina podem, a princípio, parecer alimentos muito gordurosos, mas se consumidos com moderação são capazes de beneficiar o coração e até aumentar a longevidade.
Esses “cardioprotetores”, como são conhecidos, têm o poder de reduzir o mau colesterol (LDL), os triglicérides, a pressão arterial e o peso, além de evitar o endurecimento das artérias. Também contribuem para melhorar o colesterol bom (HDL) e controlar a circulação sanguínea, o que previne coágulos e derrames.
uto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo.
Coração saudável valendo (Foto: Arte/G1)
Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia revelam que uma em cada cinco pessoas no mundo tem o colesterol alterado. A entidade recomenda que pacientes de risco tenham no máximo 100 miligramas de LDL por decilitro de sangue. Já o número desejável de HDL é de 40. O limite total para indivíduos em geral não deve passar de 200 mg/dl.
Uma pesquisa realizada pelo Dante Pazzanese com 50 pacientes em tratamento mostrou que a maioria até conhece alguns dos alimentos bons para o coração, mas não sabe qual a quantidade diária recomendada. Já os que receberam informações sobre os benefícios da inclusão desses itens na dieta melhoraram a qualidade de vida.
Todos afirmaram saber de pelo menos um alimento (de uma lista de 17) indicado para cuidar do coração, mas desconheciam os efeitos positivos da maioria.
Tipos de gorduras
As gorduras consideradas ruins, como as saturadas (encontradas principalmente em alimentos de origem animal, como carnes gordas, pele de aves, leite integral e derivados) e as trans (presentes em alguns alimentos industrializados, como sorvetes, margarinas, biscoitos e macarrão instantâneo), são as principais responsáveis pelo aumento do colesterol ruim, que leva as partículas de gordura até a parede dos vasos sanguíneos, onde se depositam e podem provocar um entupimento e um consequente infarto do miocárdio.
Mas existem também as gorduras benéficas, como as insaturadas, que se subdividem em monoinsaturadas e poli-insaturadas e, quando consumidas em quantidades adequadas, podem ajudar a reduzir o LDL.
Alguns exemplos desse tipo de gordura boa são os óleos vegetais (azeite, soja, canola, girassol ou milho), as oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, etc), as sementes oleaginosas (gergelim, linhaça, girassol, abóbora, etc), o abacate, a azeitona e peixes como salmão, atum, truta, anchova e sardinha.
Outros alimentos
Alho: Tem compostos sulfurados, nutrientes que reduzem a pressão arterial e impedem que o colesterol grude nas paredes das artérias.
Cebola: Diminui a formação de placas de gordura que causam a obstrução dos vasos sanguíneos.
Suco de uva integral e vinho tinto: Têm resveratrol, substância da casca da uva roxa que retarda o processo de envelhecimento de vários tecidos, como o cerebral, o muscular e o cardíaco, em especial. O resveratrol também aumenta o bom colesterol (HDL) e diminui o ruim (LDL), além de ser um potente vasodilatador, que, ao relaxar as artérias, melhora a circulação sanguínea.
Aveia: Em farelo, é a que tem maior teor de betaglucanas, componentes da fibra alimentar solúvel que auxiliam no controle do colesterol e da glicemia. O consumo regular também está relacionado à diminuição da formação das placas de gordura no sangue, que levam a doenças cardiovasculares como arteriosclerose, infarto e derrame.
Laranja, morango, kiwi e goiaba: Essas frutas têm um ingrediente essencial ao coração: vitamina C, poderoso antioxidante que reforça a parede das artérias, por combater a formação das placas de gordura.
Abacate: Rico em gordura monoinsaturada, ajuda a aumentar os níveis do colesterol bom e remover o ruim. Além disso, é rico em triptofano, aminoácido precursor da serotonina, neurotransmissor que promove sensação de bem-estar.

10 fotos que você juraria que saíram do Photoshop

Parece mentira, mas é verdade! Graças ao poder que o Photoshop e outros editores de imagem possuem, qualquer imagem bizarra faz as pessoas acreditarem que ela passou por algum tipo de "efeito". Por isso, o blog Oddee fez uma série de posts mostrando imagens que parecem "photoshopadas", mas que são reais, e o TechTudo reproduz nesta matéria as melhores.
Cintura fina (Foto: Reprodução)

 








Cathie Jung, a mulher da foto acima, realmente possui essa cintura devido a sua paixão por espartilhos.
Ondas no vinho (Foto: Reprodução)












Este efeito foi realizado graças ao fotográfo que inclinou a mesa e a câmera no mesmo ângulo.
Criança gigante? (Foto: Reprodução)










Homem pequeno (Foto: Reprodução)

























O mesmo efeito de câmera foi realizado nas duas fotos acima. Em uma, a criança se tornara gigante e no outro um homem se transfromou em um pequeno invasor de pacote de batatas fritas.
Duas mulheres em uma (Foto: Reprodução)
















Duas mulherem em uma? Na realidade é só um efeito graças a um espelho.
Sorvete de nuvem (Foto: Reprodução)














De um certo ângulo até parece que a criança está tomando um sorvete de nuvem.
O ataque do tubarão (Foto: Reprodução)




Na corda-bamba (Foto: Reprodução)


  








Parece loucura? Mas é! A primeira foi feita pela Africa Geographic, no BBC Wildlife. E a segunda foto foi tirada por Jeff Cunningham e mostra Dean Potter praticando seus eportes radicais.

Cavalo sem cabeça (Foto: Reprodução)










Parece um cavalo sem cabeça, mas ele só estava com a cabeça inclinada para o outro lado.
Mulher voadora (Foto: Reprodução)
Uma mulher voadora na verdade é apenas uma mulher pulando na cama.

Vaticano nega rumores sobre renúncia do papa

Papa Bento XVI fará 85 anos em 2012, mas continua comandando igreja católica
Papa Bento XVI fará 85 anos em 2012, mas continua comandando igreja católica
Enquanto milhares de católicos se aglomeravam no pátio do aeroporto de Freiburg, na Alemanha, na manhã deste domingo, para ouvir o papa Bento XVI, o Vaticano desmentia informações publicadas num jornal italiano especulando sobre possível renúncia do cardeal Joseph Ratzinger, ao trono de São Pedro, em 2012, quando completa 85 anos de idade.
“Não sabemos nada sobre isso. Se for por questões físicas, informamos que o Santo Padre goza de excelente saúde”, disse o padre Federico Lombardi. As informações sobre uma possível renúncia do papa partiram do escritor católico Antonio Socci. No texto publicado na edição domicial do jornal Libero, Socci afirma que o papa estava considerando renunciar em abril de 2012, quando ele completa 85 anos. Mas o escritor não apresenta nenhum argumento ou fato recente que justificaria uma tomada de posição de Ratzinger neste sentido.
No entanto, no livro “Luz do Mundo: o Papa, a Igreja e o Sinal dos Tempos”, lançado no final do ano passado, Bento XVI admite tornar-se o primeiro pontífice a renunciar em mais de 700 anos, se ele sentir que faltam-lhe apitidões físicas, psicológicas espirituais para liderar a Igreja Católica.
Em Freiburg, o papa celebrou neste domingo a última missa da visita à Alemanha, fazendo um forte apelo por unidade entre os católicos. “A igreja na Alemanha continuará a ser uma bênção para todo o mundo católico se ela continuar fielmente unida aos sucessores de São Pedro e os Apóstolos”, disse o papa na homilia em que pede aos católicos alemães que “trabalhem juntos em harmonia”

Cosern emite nota sobre interrupção de fornecimento de energia na região Seridó

A Companhia Elétrica do Rio Grande do Norte (Cosern divulgou uma nota esclarecendo a falta de energia na região Seridó do Estado, na noite deste domingo (25).A interrupção no fornecimento de energia atingiu 20 municípios seridoenses, e durou 1h20.
Confira a íntegra da nota:
COSERN informa que um defeito no transformador da Chesf, localizado na Subestação Currais Novos II, provocou a interrupção no fornecimento de energia elétrica em 20 municípios da Região do Seridó das 19h55 às 21h15.
Tão logo tomou conhecimento da ocorrência, a COSERN imediatamente manteve contato com a Chesf a fim de que o problema fosse normalizado o mais rápido possível.

Fote: Tribuna do Norte

Maioria do Senado descarta imposto para custear saúde

O aumento dos gastos do governo federal com a saúde pública conta com apoio da maioria dos senadores. O grupo, contudo, descarta a criação de um novo imposto para financiar o setor, informa reportagem de Maria Clara Cabral, Márcio Falcão e Nádia Guerlenda publicada na Folha desta segunda-feira (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

É exatamente o contrário do que deseja a presidente Dilma Rousseff, que nas últimas semanas afirmou que não aceitará aumento de despesas se o Congresso não indicar uma nova fonte de recursos para a saúde.


Em enquete concluída na semana passada, 43 dos 81 senadores, ou 53% do total, disseram à Folha que apoiam uma proposta que poderá obrigar o governo federal a aplicar no sistema de saúde 10% de suas receitas.


Fonte-UOL

Ser generoso

Os nossos critérios de ação devem ultrapassar a realidade unicamente humana. Na origem das atitudes há os dados da ética e da moral, mas também as questões divinas que estão relacionadas com as questões da fé.

Ser generoso não é simplesmente ser justo, mas atender às necessidades de quem está em jogo. Não é fato apenas de merecimento e de justiça, mas de solidariedade e de partilha de forma fraterna, para que todos tenham vida digna.
O mundo é como um terreno onde se planta de tudo. É daí que tiramos os alimentos. Mas todos devem trabalhar, uns mais e outros menos, dependendo das condições de cada pessoa. Os frutos são para sustento da coletividade e de forma solidária.
Para o trabalho, há pessoas que chegam cedo, outras trabalham menos, mas ambos têm necessidade de vida e de alimento. Na partilha, ninguém pode ser injustiçado, mesmo que alguém receba além do que é justo por não ter trabalhado o tempo todo.
Jesus conta a parábola do patrão que combinou o salário do dia com um trabalhador. Outros foram chegando ao transcorrer do dia, havendo até quem chegasse ao final da tarde. A ambos o patrão pagou o mesmo valor. Ele agiu com justiça e com generosidade.

No mundo capitalista as atitudes são diferentes, mesmo sabendo da existência de quem partilha com os trabalhadores os lucros da empresa. No mundo de Deus, a ternura e a generosidade ultrapassam as nossas, a lógica é diferente do que fazemos.
A prática da vida cristã deve ser a do amor, com capacidade de doação maior do que aquilo que merecemos. É a misericórdia, a paciência, a compaixão, a bondade e a justiça, tendo como objetivo viver bem, tendo uma vida que faça sentido.

Para Deus, a partilha não é matemática, nem é mesquinha, porque Ele olha a necessidade da pessoa. A bondade do Senhor ultrapassa os critérios humanos e Seus dons são sem medida. O que importa não é o que fazemos, mas a forma como fazemos as coisas.

Dom Paulo Mendes Peixoto
Bispo de São José do Rio Preto