segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Pastor evangélico é preso portando crack em Caicó

pastor evangélico, Gilson Neudo Amaral, da Igreja Batista Regular de Caicó, foi preso por policiais militares no final da tarde deste domingo, 9 de outubro, por volta das 18 horas e 40 minutos, em sua residência na Rua Auri Alves, nº. 01, Bairro de Boa Passagem, portando 69 pedras de crack, 1 pedra grande ainda não pesada, 3 tabletes de crack e 5 trouxinhas de maconha.
A droga estava dentro de seu carro, um GM Corsa de cor branca e placas MZI-8539/Natal/RN.
Ele foi conduzido inicialmente ao quartel do 6º Batalhão da Polícia Militar onde passou por interrogatório informal e depois encaminhado à delegacia de polícia para ser autuado em flagrante.
Em declaração a Rosivan Amaral, ao vivo na Rádio Caicó AM, o pastor disse que tudo foi uma armação dos policiais.
A polícia chegou em minha residência dizendo que queria averiguar o nosso carro, porque tinham denúncias de que ali existia droga. Mas eu tenho certeza que tudo não passou de uma armação. Quem fez isso não precisava faze-lo. Todos sabem que eu fui sócio do Gordo da Rodoviária, (Lailson Lopes), por muitos anos, e ele foi acusado de ser o mandante da morte de F Gomes, e agora dia 18, vai fazer 1 ano do crime. Eles tentaram me incriminar. Tentaram de um jeito, tentaram de outro e nunca conseguiram, e agora é interessante, eu, assim que cheguei tem uma denúncia de que no meu carro tinha droga. Eu estou afirmando que alguém ligado a família de F Gomes fez isso para me incriminar. Eles acham que o Gordo tem culpa e que eu por ser amigo dele também tenho, agora eu digo que isso não trás F Gomes de volta. Eles são os únicos interessados em fazer uma palhaçada dessas”, disse.
Comento:
O pastor Gilson Neudo do Amaral era sócio de Lailson Lopes, (o Gordo da Rodoviária), este acusado de ser o mandante da morte do jornalista F Gomes, ocorrida no dia 18 de outubro de 2010.
Durante a instrução processual, o pastor apenas foi arrolado como testemunha e nunca apareceu no processo como sendo um dos envolvidos na morte bárbara do jornalista caicoense.
Pastor Gilson Neudo quando estava no 6º BPM - FOTO: Ilmo Gomes
Droga apreendida com o pastor Gilson Neudo - FOTO: Ilmo Gomes
Carro do pastor Gilson, onde a droga foi encontrada - FOTO: Ilmo Gomes
Pastor Gilson quando deixava o 6º BPM - FOTO: Ilmo Gomes

Justiça derruba decisão que obrigava Inep a divulgar redações do Enem corrigidas

A Justiça Federal desobrigou o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) a divulgar as redações do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011 corrigidas para os candidatos. A decisão derruba uma determinação de julho do Poder Judiciário no Maranhão.

Segundo a AGU (Advocacia-Geral da União), tornar este material disponível na para os estudantes acarretaria custos e poderia inviabilizar, inclusive, a realização da prova. Para 2012, o MPF (Ministério Público Federal) e o Inep assinaram um termo de ajustamento de conduta e as redações corrigidas serão mostradas aos candidatos.


No dia 12 de julho, a presidente do órgão, Malvina Tuttman, disse que estuda enviar para a casa do candidato a redação corrigida. A novidade, se aplicada, só valeria, no entanto, a partir do segundo semestre de 2012.


Prova de 2011

As provas do Enem deste ano acontecem nos dias 22 e 23 de outubro em quase 1,6 mil municípios. Dos 6,2 milhões que fizeram inscrição, 5,4 milhões pagaram a taxa e estão habilitados par ao exame.

A previsão do MEC (Ministério da Educação) é que haja dois exames a partir do ano que vem -o primeiro deles já está marcado para os dias 28 e 29 de abril. O órgão ainda discute a segunda data, já que haverá eleições municipais no mês em que a prova é tradicionalmente aplicada (outubro).


Além de selecionar para vagas em universidades federais por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o Enem é pré-requisito para quem quiser uma bolsa do Prouni (Programa Universidade para Todos). O exame também é obrigatório para quem vai solicitar o Fies (Financiamento Estudantil).


Prova


O exame será aplicado em dois dias: 22 e 23 de outubro, a partir das 13h (horário de Brasília)


O cartão de confirmação será enviado, pelos Correios, para o endereço indicado no momento da inscrição. Esse cartão deve conter: número de inscrição, data, hora e local onde serão realizadas as provas, a indicação dos atendimentos diferenciados ou específicos, opção de língua estrangeira e da solicitação de certificação


O exame será composto por quatro provas objetivas e uma redação. Cada prova terá 45 questões de múltipla escolha


No primeiro dia, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. O estudante terá 4h30 para realizar a prova


No segundo dia, acontecem as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. O estudante terá 5h30 para realizar a prova


Para que serve


O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma avaliação do ensino médio aplicada pelo MEC (Ministério da Educação). As notas do exame também são utilizadas para ingresso no ensino superior, principalmente por meio do Prouni (Programa Universidade Para Todos), para instituições particulares, e do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), para universidades públicas


Segundo o edital do Enem 2011, as informações obtidas a partir dos resultados do Enem serão utilizadas para:

- Compor a avaliação de medição da qualidade do ensino médio no país;
- A implementação de políticas públicas;
- A criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do Ensino Médio;
- O desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira, entre outro
- O estabelecimento de critérios de acesso do participante a programas governamentais;
- A constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, com vistas à continuidade de sua formação e à sua inserção no mercado de trabalho.

No dia da prova


Os portões dos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o horário oficial de Brasília-DF. Não será permitida a entrada de candidatos após o fechamento dos portões, por isso...


CHEGUE CEDO. O edital recomenda que os candidatos cheguem às 12h nos locais de prova. Haverá um marcador de tempo em cada sala


A prova deverá ser respondida somente com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente


Assim que pegar a prova, verifique se ela contém a quantidade de questões indicadas no cartão-resposta e se apresenta qualquer defeito gráfico que impossibilite a resposta às questões.E não esqueça de MARCAR A COR DO CADERNO DE PROVA


Outras recomendações são:


Desligar o telefone celular e qualquer equipamento eletrônico ao entrar na sala de prova.

Não usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablet, ipod®, gravador, pendrive, mp3 ou similar, relógio, ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens
Guardar, antes do início das provas, em embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador, telefone celular desligado, outros equipamentos eletrônicos desligados e objetos já citados no intem anterior
Manter a embalagem porta-objeto, lacrada e identificada, embaixo da carteira.

O estudante só poderá sair com o caderno de questões faltando 30 minutos para o término das provas

A previsão é que o gabarito seja divulgado em até três dias úteis após a realização das últimas provas. Não há previsão para divulgação do resultado final

Fonte: UOL

Pode um cristão ser empresário?

É conhecida a determinação das comunidades católicas do século III em não aceitar como cristãos os comerciantes. É que, naquela época, não havia leis claras sobre medidas e pesos – o metro, o braço, o palmo e o pé variavam de acordo com a vontade do comerciante - e não havia legislação suficiente por parte do poder público para coibir os abusos que se cometiam (hoje temos até o Código de Defesa do Consumidor). Depois, a praxe mudou por causa das parábolas de Cristo que colocavam a atividade econômica como uma ação não pecaminosa. E as ameaças de Jesus contra os ricos devem ser entendidas, referindo-se a roubos, juros extorsivos, lucros exorbitantes; não ao simples procedimento financeiro.
Na sociedade precisamos de todas as categorias profissionais: do guarda noturno, do lavrador, da empregada doméstica, do engenheiro e também do empresário. Este organiza a produção, responde às necessidades da sociedade e abre possibilidades de empregos. Nunca se pode afirmar que um soldado raso é menos feliz do que um produtor de máquinas agrícolas. Mas também precisamos de líderes empresariais, pois sem eles a sociedade estagna, as famílias empobrecem, a nação começa a comprar de países mais empreendedores.

Vamos tirar da cabeça a ideia de que um cristão perfeito é aquele que reza, faz retiros, mas não deve “sujar” as mãos nas atividades mundanas da economia. Também vamos compreender para sempre de que o convite de Jesus “para vender tudo e dar aos pobres” (Lc 12,33) se refere a um pequeno grupo que busca desenvolver-se, sem preocupações de dinheiro, como Ele próprio fez. Mas Jesus não se refere a maioria da humanidade que tem família para sustentar, precisa casa condigna para viver, precisa dar educação aos filhos. Tratar com dinheiro, com bancos, com cartões de crédito é quase um imperativo.
Querer melhorar de vida não é atitude que briga com o ser cristão. Vai contra a mentalidade de Jesus enriquecer com dolo, enganar o semelhante ou não querer trabalhar e exigir tudo dos outros. "Saibam que a fadiga de vocês não é inútil no Senhor" (1Cor 15,58). Respeitada a justiça e o direito, devemos trabalhar com afinco.

D. Aloísio Roque Oppermann scj
domroqueopp@terra.com.br