sexta-feira, 4 de junho de 2010

Presidente da Conferência dos bispos da Turquia é assassinado

Rádio Vaticano


Dom Luigi Padovese, Presidente da Conferência Episcopal Turca
Um "fato horrível", "inacreditável", "que nos deixa consternados": esta foi a primeira reação do Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, ao tomar conhecimento da notícia do assassinato, nesta quinta-feira, do Presidente da Conferência Episcopal Turca e Bispo do Vicariato Apostólico de Anatólia, Dom Luigi Padovese.

"Dom Padovese foi uma pessoa que teve grandes méritos pelo testemunho da vida da Igreja na Turquia, ou seja, em situações também difíceis; ele foi uma pessoa dedicada ao Evangelho, corajosa e esta sua morte nos faz pensar espontaneamente àquela de Padre Santoro, nos faz ver como o testemunho da Igreja em algumas situações pode ser retribuído também com o sangue", observou o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.
No momento ainda não há notícias sobre as circunstâncias do assassinato, embora se suspeite que Dom Padovese tenha sido esfaqueado por seu próprio motorista, que trabalhava para ele há aproximadamente quatro anos e meio.
"O ocorrido – afirmou Padre Lombardi – é terrível, pensando também a outros episódios de sangue na Turquia, como o homicídio, há alguns anos, de um sacerdote italiano, Padre Andrea Santoro".
"Rezemos – acrescentou o Porta-voz vaticano – para que o Senhor recompense Dom Padovese por seu grande serviço à Igreja e para que os cristãos não se desencorajem, mas, seguindo este testemunho tão forte, continuem a professar a própria fé na região".
"Às vésperas de uma viagem papal ao Oriente Médio – também com objetivo de encorajar as comunidades cristãs que vivem nesta região – esse fato tem uma extraordinária intensidade: faz compreender em profundidade como problema de solidariedade da Igreja Universal, absolutamente urgente, o necessário apoio a essas comunidades cristãs", destacou Padre Lombardi.
O bispo italiano, assassinado tragicamente nesta quinta-feira na Turquia, estaria entre os membros do episcopado que participarão da visita de Bento XVI a Chipre, que terá início no próximo sábado. Enquanto Presidente da Conferência Episcopal Turca, o prelado receberia das mãos do Pontífice o Instrumentum laboris (documento de preparação) do Sínodo dos Bispos sobre o Oriente Médio, que terá lugar em outubro próximo, no Vaticano.
Dom Padovese nasceu em 31 de março de 1947 em Milão, na Itália. Pertencia à Ordem dos Frades Capuchinhos e foi, por 10 anos, Diretor do Instituto de Espiritualidade da Universidade Antonianum, em Roma. Era consultor da Congregação para a Causa dos Santos. Em 11 de outubro de 2004, havia sido nomeado Vigário Apostólico de Anatólia, na Turquia.

OMS diz que pandemia de gripe H1N1 prossegue

Reuters


A pandemia da gripe H1N1 ainda não terminou, mas sua fase mais intensa já passou em várias partes do mundo, disse a Organização Mundial da Saúde nesta quinta-feira, após uma revisão realizada por especialistas independentes.

O comitê de emergência da OMS, composto por 15 consultores externos, disse que é crucial que os países mantenham sua vigilância com relação à pandemia, o que pode incluir eventuais medidas de saúde pública, conforme nota divulgada pela diretora geral da entidade, Margaret Chan.
"Ainda estamos na pandemia," disse o porta-voz da OMS Gregory Hartl à Reuters.
Chan disse que a atividade da chamada gripe suína deve prosseguir, e o comitê voltará a se reunir em meados de julho para avaliar novos dados relativos ao inverno do Hemisfério Sul, época em que a transmissão da gripe se agrava.
A reunião dos especialistas aconteceu na terça-feira, por teleconferência, mas Chan só divulgou os resultados na quinta porque esperava a versão final do comunicado deles.
Com base nas recomendações do grupo, a OMS manteve o indicador de pandemia em 6, o topo da escala, como ocorre desde junho de 2009.
A próxima reunião dos especialistas irá recomendar se esse nível será mantido, ou decidir que a pandemia passou ou entrou na fase "pós-pico."
A deliberação da OMS sobre o grau da pandemia afeta a forma como os 193 países filiados reagem à doença, inclusive na formação de seus estoques de vacinas e antivirais.
Especialistas da OMS dizem que o vírus continua sendo uma ameaça a algumas pessoas vulneráveis, especialmente grávidas, crianças e portadores de doenças respiratórias. A vacinação continua sendo recomendável para esses grupos.
"A previsão é de que o H1N1 continue sendo o vírus primário ou dominante entre os vírus da 'influenza' por um bom tempo," disse Hartl na terça-feira. "Com ou sem pandemia, o H1N1 ainda irá existir."

Celebração de Corpus Christi

Ontem uma grande multidão de fiéis se fizeram presentes na Matriz de São José em Caicó para participarem da missa solene de Corpus Christi e em seguida participaram da procissão que teve seu término na Catedral de Sant'Ana com a Benção do Santíssimo Sacramento.

Prefeitura vai convocar aprovados até o dia 30

As secretarias municipais da prefeitura de Caicó iniciam hoje um levantamento sobre a necessidade de funcionários em cada uma.

Em seguida será encaminhado para a secretária municipal de administração, Delane Araújo, que disponibilizará para o prefeito Bibi Costa.

Delane Araújo informou que até o dia 30 de junho terá início a convocação de aprovados no recente concurso público.

Ela disse que não há previsão de quantos aprovados serão chamados inicialmente.

Acrescentou que serão preenchidas vagas em programas federais, nas secretarias de saúde, de ação social e da educação e posteriromente nas outras pastas.

Chamou a atenção para o fato de que a prefeitura tem um limite  que não pode ser ultrapassado com contratação de servidores.

Quanto aos cargos onde não houve aprovação, a câmara de vereadores vai  votar uma lei autorizando o executivo para contratar servidores temporariamente em contrato de um ano.

No próximo ano a prefeitura vai convocar concurso público para preenchimento de vagas nas funções onde não houve aprovação no recente certame realizado.

Bomba da 2ª Guerra explode e mata 3 na Alemanha

A explosão de uma bomba da Segunda Guerra Mundial matou três pessoas nesta terça-feira (1º) e deixou outras seis feridas em Gotinga, no centro da Alemanha, no momento em que um grupo de especialistas tentava desativá-la.

A bomba, de 500 kg, foi encontrada no centro de Gotinga, a 7 metros de profundidade. Segundo os bombeiros, todos os mortos e feridos eram especialistas em desarmar explosivos.

As causas da explosão ainda não foram determinadas. O porta-voz da prefeitura de Gotinga não confirmou os rumores de que outra explosão teria levado à detonação da bomba.

A explosão aconteceu às 21h30 locais (16h30 pelo horário de Brasília), em pleno centro da cidade, de tradição universitária.

Dois dos feridos foram levados a um hospital em estado grave, mas já estão livres de perigo.

Mais de 7 mil pessoas tiveram que deixar suas casas e locais de trabalho nos edifícios próximos depois que a bomba foi encontrada, e o procedimento de retirada de pessoal ainda não tinha terminado no momento da detonação.

Segundo o porta-voz municipal, Detlef Johannson, o processo de desativação acontecia como previsto. "Tudo estava acontecendo normalmente, e a equipe de trabalho estava muito satisfeita com o andamento dos trabalhos", garantiu.

Ainda de acordo com Johannson, a mesma equipe, composta por 13 especialistas, já tinha desativado a poucos metros do local outra bomba, que foi encontrada na última quinta-feira (27).

O procedimento é feito por um robô teleguiado de última geração, que usa uma serra de alta potência refrigerada a água que corta o detonador a uma distância segura, mas aparentemente ele não chegou a ser utilizado.

O descobrimento de bombas da Segunda Guerra Mundial no subsolo das cidades alemãs é um fato quase cotidiano, e acontece quase diariamente.

Fonte: G1.com.br - Mundo