domingo, 22 de maio de 2011

Cerca de 70 mil são esperados para beatificação de Irmã Dulce (Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes)

A missa de beatificação de Irmã Dulce, que será celebrada hoje, em Salvador, é um dos momentos mais esperados do catolicismo brasileiro.

A presidente Dilma Rousseff assistirá à celebração, para a qual são esperadas cerca de 70 mil pessoas.

A cerimônia será presidida pelo cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, que representará o papa Bento 16, no parque de exposições da capital baiana.

Nascida Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes em 1914, a religiosa tornou-se Irmã Dulce após se formar na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição, onde ingressou aos 18 anos.

Um dos episódios mais marcantes de sua vida ocorreu em 1949, quando invadiu um galinheiro em Salvador para abrigar 70 doentes.

A ação deu origem ao que é hoje uma organização assistencial responsável por 5,5 milhões de atendimentos gratuitos em saúde.

BEATA

O decreto de beatificação de Irmã Dulce foi assinado pelo papa Bento 16 no dia 10 de dezembro de 2010, após reconhecimento de um milagre da freira. Ela é a primeira baiana a se tornar beata.

Formalizada essa condição, ganhará outro nome, Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, em alusão ao trabalho de caridade ao qual dedicou a sua vida.

Já o título de santa só é dado após a comprovação de mais um milagre atribuído à religiosa e reconhecido pelo Vaticano.

FONTE-GLAÚCIA LIMA

Direitos Humanos

PRESTE ATENÇÃO!
Carta enviada de uma mãe para outra mãe em SP,
após noticiário na TV:

DE MÃE PARA MÃE:
*Vi seu enérgico protesto diante das câmeras de televisão
contra a transferência do seu filho, menor infrator, das dependências da FEBEM em São Paulo para outra dependência da FEBEM no interior do Estado.

*Vi você se queixando da distância que agora a separa do seu filho, das dificuldades e das despesas que passou a ter para visitá-lo, bem como de outros inconvenientes
decorrentes daquela transferência.
*Vi também toda a cobertura que a mídia deu para o fato,
assim como vi que não só você, mas igualmente outras mães na mesma situação que você, contam com o apoio de Comissões Pastorais, Órgãos e Entidades de Defesa de Direitos Humanos, ONGs, etc...
*Eu também sou mãe e, assim, bem posso compreender seu protesto.Quero com ele fazer coro.
*Enorme é a distância que me separa do meu filho.

*Trabalhando e ganhando pouco, idênticas são as dificuldades e as despesas que tenho para visitá-lo. Com muito sacrifício, só posso fazê-lo aos domingos porque labuto, inclusive aos sábados,para auxiliar no sustento e educação do resto da família...

*Felizmente conto com o meu inseparável companheiro, que desempenha para mim importante papel de amigo e conselheiro espiritual.

*Se você ainda não sabe, sou a mãe daquele jovem que o seu filho matou estupidamente num assalto a uma vídeo-locadora, onde ele, meu filho, trabalhava durante o dia para pagar os estudos à noite.

*No próximo domingo,quando você estiver abraçando, beijando e fazendo carícias no seu filho, eu estarei visitando o meu e depositando flores no seu humilde túmulo, num cemitério da periferia de São Paulo...

*Ah! Ia me esquecendo:
e também ganhando pouco e sustentando a casa, pode ficar tranqüila, viu, que eu estarei pagando de novo, o colchão que seu querido filho queimou lá na última rebelião da Febem.
Nem no cemitério, nem na minha casa, NUNCA apareceu nenhum representante destas "Entidades" que tanto lhe confortam, para me dar uma palavra de conforto, e talvez me indicar
"Os meus direitos"!
Talvez a gente consiga acabar com esta inversão
de valores que assola o Brasil.DIREITOS HUMANOS
SÃO PARA
HUMANOS DIREITOS

Domingo, 22 de Maio - 5º Domingo da Páscoa

Evangelho (João 14,1-12)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós!
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1”Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós 3e, quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E, para onde eu vou, vós conheceis o caminho”.
5Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” 6Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”.
8Disse Felipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Felipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai, que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.