segunda-feira, 19 de abril de 2010

Exame em 7 morcegos e em um cão capturados em Caicó deram positivo para raiva

O Instituto Pauster de São Paulo encerrou as últimas análises em torno do homem que morreu em Frutuoso Gomes com sintomas de raiva.

Foi confirmado o mesmo do Laboratório Central (Lacen). A tipificação viral de variante tipo 3 que é um vírus originário do morcego hematófago Desmodum Rotundus.

Na próxima segunda-feira uma equipe composta por médicos veterinários da subcoordenadoria de vigilância ambiental e do Lacen, irão a Frutuoso Gomes afim de participarem de reunião com diversos segmentos da sociedade local com o objetivo de traçarem ações  a serem desenvolvidas no controle da raiva.

Com relação a Caicó exames de mais dois morcegos capturados na cidade deram positivos para raiva. De 14 morcegos enviados de Caicó para o Lacen, 7 exames deram positivo para raiva.

Os morcegos positivos na área urbana de Caicó estão assim distribuídos: 3 no Bairro Maynard e Filhos, 1 no Bairro Paulo VI, 1 no Bairro Paraíba e 2 no centro da cidade. Ainda foi comprovado um caso de raiva em um cachorro capturado no Bairro Recreio.

O médico veterinário do Lacen-RN, Tenório Araújo, disse que é momento da população reforçar os cuidados, tais como não pegar morcegos que estejam caídos ou encontrados agonizando durante o dia. Nesses casos as pessoas devem comunicar ao Centro de Zoonose.

Funcern divuga gabarito do concurso

A Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern) divulgou o gabarito oficial das provas objetivas, realizadas neste domingo (18), do concurso da Prefeitura Municipal de Caicó.