quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Verão começou oficialmente ontem e seguirá até 22 de março de 2011

Por Lamonier Araújo, especial para o DIÁRIO DE NATAL

Foi dada a largada para a estação mais quente do ano, o verão. É nesse período que boa parte dos turistas vai às praias do litoral potiguar para aproveitar as altas temperaturas e o clima de festa típico da estação. A previsão é que no estado, a temperatura ocorra em torno de 22 graus e a máxima de 32 graus, assim como nos anos anteriores.


O metereologista Wellington Lacerda da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) informou que a temporada oficial do verão está sendo iniciada hoje e seguirá até o dia 22 de março de 2011. Para os turistas, que pretendem curtir as praias do nosso litoral, vão poder encontrar uma estação bastante ensolarada e com poucas nuvens, porém nas próximas semanas a previsão que o clima mantenha-se nublado a parcialmente nublado devido a presença de um ciclone proveniente da alta atmosfera.


Já no semiárido, considerada a mais quente do interior do estado, a previsão é que a temperatura alcance a marca de 33 graus a 35 graus, porém os agricultores que dependem das chuvas para auxiliar no plantio de suas lavouras, o periodo de chuvas está previsto para ocorrer entre os meses de fevereiro a maio de 2011. A perspectiva é que o nível das chuvas no interior do estado variem entre 750mm a 820mm, dependendo da microrregião, mas no litoral do estado o sol ainda será o protagonista da estação.


O vendedor de caldo de cana Jadson Pinto, que trabalha na Praia do Meio, utiliza diariamente óculos de sol e protetor solar, antes mesmo de começar o periodo do verão. "No inicio da manhã, as pessoas que caminham na praia já sentem o aumento da temperatura antes mesmo de iniciar o verão. Isso é bom, por que tanto o calor aumenta como as venda de caldo de cana também", brincou o vendedor.


A professora de ensino infantil, Edna Maria, de 32 anos, disse que durante o verão costuma redobrar os cuidados com a pele e com os olhos, utilizando sempre proteção adequada antes mesmo da estação chegar. Ela disse que na sala de aula os alunos tambem recebem atenção. "Mesmo as crianças sendo pequenas, algumas já têm um certo conhecimento da importância de se proteger do sol e quando elas vão a praia, costumam pedir aos pais que passem protetor solar", ressaltou a professora.

Companhias aéreas e sindicalistas se reúnem hoje para tentar evitar greve no Natal

Representantes das companhias aéreas e diretores dos sindicatos dos aeronautas e aeroviários se reúnem na tarde desta terça-feira (21) no Ministério Público do Trabalho (MPT), em Brasília, para buscar um acordo que evite a greve nacional convocada pelas categorias para a próxima quinta-feira (23), antevéspera do Natal, segundo informou o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea).

Os aeronautas e aeroviários reivindicam, respectivamente, aumento salarial de 15% e 13%, mas as empresas oferecem 6,08%. O indicativo de greve já havia sido decidido pelas duas categorias no início do mês, caso as empresas não aumentassem a proposta.


Na semana passada, após reunião fracassada entre as partes, tanto os aeroviários (trabalhadores em solo), quanto os aeronautas (tripulantes e comissários de bordo), ratificaram a greve a partir do dia 23. Se a paralisação realmente ocorrer, será a primeira vez que as categorias cruzam os braços conjuntamente, no país todo.


A única condição para que a greve não ocorra, segundo os trabalhadores, é as empresas aumentarem a proposta de reajuste. As categorias acusam as companhias e o sindicato patronal de terem sido intransigentes durante as negociações. O Snea nega e diz que desde o início as empresas estiveram abertas para a negociação.


As categorias afirmam que respeitarão a legislação que prevê pelo menos 30% do pessoal trabalhando. Além do reajuste salarial, os trabalhadores reivindicam um aumento de 30% sobre o piso. O percentual oferecido pelas empresas tem como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O Snea afirmou que a proposta não será aumentada, mas disse que as companhias estão dispostas a continuar negociando.


Companhias não acreditam na greve

As companhias dizem que não estão trabalhando com a hipótese de a greve ocorrer de fato e, portanto, não apresentaram medidas para minimizar o impacto de uma possível greve em pleno Natal . A TAM alegou que “sempre negocia condições que sejam boas para os funcionários e para a companhia”. “Assim, como acontece todo ano, estamos confiantes de que vamos concluir adequadamente esse processo”, afirma a companhia.

Já a GOL diz que as negociações com os sindicatos prosseguem e afirma “não acreditar que o processo [de negociação] deixe o caminho do diálogo e do bom senso”. A Azul informa que não irá se posicionar enquanto não for notificada sobre a greve. A empresa diz que está acompanhando as negociações e, se houver necessidade, poderá implementar medidas especiais.


A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que as empresas precisam informar em tempo hábil os passageiros sobre eventuais cancelamentos decorrentes da greve e reembolsar o valor integral da passagem. Caso não consiga entrar em contato com o usuário, as companhias são obrigadas a garantir alimentação, telefone ou internet, transporte e hospedagem aos clientes prejudicados.


Conheça os principais direitos dos passageiros


Assistência material


A partir de uma hora de atraso, o passageiro tem direito a telefone ou internet disponível. A partir de duas horas de atraso, a companhia deve fornecer alimentação adequada ao tempo de espera (voucher, lanche, bebidas); e a partir de quatro horas de atraso em relação ao horário previsto de voo, os afetados devem receber acomodação em local adequado (espaço interno do aeroporto ou ambiente externo com condições satisfatórias para aguardar pela reacomodação) ou hospedagem (quando necessária), incluindo eventual transporte do aeroporto ao local de acomodação.


Reacomodação.


Imediata no caso de cancelamento ou preterição. Nos atrasos, reacomodação no próximo voo da companhia ou de outra empresa na mesma rota. O passageiro que aguarda reacomodação tem prioridade sobre os que ainda não adquiriram passagem

Informação.

Companhia deve informar direitos do passageiro e os motivos do atraso, cancelamento ou preterição, inclusive por escrito (o que pode ser usado em pedidos de indenizações, se for o caso)


Reembolso.


Para o passageiro que desistir da viagem por cancelamento ou atraso acima de quatro horas, reembolso integral do valor do bilhete, na mesma forma do pagamento (cartão de crédito ou crédito bancário)


Indenização.


O passageiro pode pedir reparação no poder Judiciário se entender que o atraso causou dano moral. Por exemplo, se não chegou a tempo a uma reunião de trabalho ou perdeu um casamento


Fonte: Associação Nacional de Aviação Civil (Anac)e Procon


Como reclamar


Anac Para apresentar reclamação sobre irregularidades cometidas pela companhia, os passageiros podem entrar em contato com representantes da


Anac.


pessoalmente nos principais aeroportos, ou 24 horas por dia pelo telefone 0800 725 4445, com atendimento em português, inglês ou espanhol. Na internet, o endereço é www.anac.gov.br/faleanac. A Anac avalia a denúncia e pode multar a companhia infratora


Procon.


A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) recebe reclamações a respeito de qualquer falha no serviço. O Procon procura a empresa e busca uma conciliação que garanta o direito do cliente



Judiciário


A avaliação de indenizações em caso de suposto dano moral é feita pelo Poder Judiciário. Nestes casos, o passageiro deve procurar o Ministério Público.


Fonte: UOL