segunda-feira, 1 de março de 2010

Federal do Ceará adota Enem e substitui o vestibular

A UFC, Universidade Federal do Ceará, adotará o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em substituição ao Vestibular como processo seletivo para ingresso de estudantes na instituição. A medida já entra em vigor este ano e a Universidade terá um prazo de 90 dias para se adequar ao novo sistema.
A decisão foi tomada na última sexta-feira, 26. O Reitor Jesualdo Farias disse que o Enem é um instrumento que está em processo de aprimoramento, mas destacou que é, no momento, a forma de socializar o ingresso na universidade.
As informações sobre este processo foram divulgadas pela faculdade ou instituto responsável pelo exame. Nem sempre as alterações no processo são informadas ao Terra Vestibular. Em caso de dúvidas, consulte diretamente o site da instituição.

terra.com.br

Receita admite problemas de rede no lançamento do IR 2010

Secretaria da Receita Federal admitiu nesta segunda-feira (1º), primeiro dia para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF 2010), que, no início do prazo, às 8h, houve um "problema de rede" que atrasou um pouco a disponibilização do programa para declaração ao público. O órgão informou que a questão já está quase normalizada.

A Receita lançou, neste ano, um tira-dúvidas para o contribuinte. "Como toda parte de processamento é novidade, tivemos alguns problemas de queda de rede, que estão sendo regularizados. Estamos apenas nas primeiras horas do primeiro dia. Temos dois meses para entrega. Isso não muda o cronograma de entrega", disse Maria Helena Cotta Cardozo, coordenadora-geral de Atendimento e Educação Fiscal da Receita Federal.

Fonte: g1.com

Veja dicas para encarar a frustração de ser reprovado no vestibular

Após a maratona dos vestibulares, muitos estudantes encaram a frustração por terem sido reprovados. Embora não seja fácil fugir da tristeza, especialistas dão dicas para encarar o momento da melhor maneira possível.

Identificar os pontos em que o desempenho foi ruim, rever a escolha profissional e não optar por vagas remanescentes por desespero são algumas orientações.

A estudante Lilian Oliveira Ferreira, de 20 anos, digeriu o mau momento e se prepara para os próximos combates. Já sabe onde falhou. “Tenho que reforçar os estudos em alguns assuntos que eu sei que não domino, como hidrostática, eletroquímica e álgebra”, diz. Lilian quer cursar medicina em universidade pública. Este foi o terceiro ano consecutivo de tentativas. “Estou na lista de espera da Unifesp, mas não sei se vai rodar até chamarem o meu nome”.

Usar o vestibular como forma de avaliação é uma das orientações dadas pela coordenadora do serviço de orientação profissional da Universidade de São Paulo (USP), Yvette Piha Lehman. “A melhor maneira é enfrentar a realidade: não há vagas para todos. O estudante tem que estar ciente que havia gente mais preparada do que ele, perceber onde ele foi mal e melhorar seu desempenho para a próxima etapa”, diz.

“Sei também que sou lenta na hora de fazer a prova. Fico um pouco nervosa e isso reflete na minha memória”, conta Lilian. “Por isso vou treinar a agilidade nos simulados e começar a controlar o tempo que uso para resolver as questões”.
O estudante pode, também, usar o momento para rever a escolha profissional e confirmar se o curso escolhido é realmente o caminho que ele quer seguir, acrescenta Leo Fraiman, psicoterapeuta e orientador profissional.

Fraiman lembra, ainda, que um erro comum é enxergar apenas o curto prazo. “Nada é tão definitivo. As pessoas têm que aprender a por mais vírgulas e menos pontos finais nas situações. O jovem deveria pensar que ainda não passou e não simplesmente que foi reprovado. Em médio e longo prazos não fará diferença para a carreira dele se tiver concluído o curso um ou dois anos depois”, comenta.

Será prejudicial, reforça o especialista, se ele escolher um curso que não o realize no futuro. É o que muitos acabam fazendo ao optar por vagas remanescentes para estar logo na universidade. “E são esses os que acabam desistindo do curso depois”, acrescenta Yvette. Para ela, o cuidado com a falta de foco é muito importante. “O jovem não pode esquecer da formação que ele quer ter apenas por estar em algum curso superior”.

“Quando não é possível escolher os fatos, deve-se usar a inteligência para escolher a atitude a tomar diante dos fatos que se apresentam”, acrescenta Fraiman. “É um momento de avaliação para o estudante. Ele tem que aprender a negociar com os desejos dele, saber que atitudes tomar diante de determinada situação”.

Fonte: g1.com

Entra em vigor nova regra para embarque nos aeroportos do país.

A partir desta segunda-feira, 1, os passageiros terão que apresentar documento de identificação com foto no portão de embarque dos aeroportos brasileiros. Com a Identificação Positiva de Passageiros, estabelecida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o país pretende dar mais segurança a empresas aéreas e passageiros.

Com a nova medida, os funcionários das companhias farão a checagem do documento com o cartão de embarque para ver se o passageiro que está entrando na aeronave é realmente o que consta no cartão. Por isso, a Anac orienta os passageiros para que já estejam com o documento em mãos na chamada para o embarque.

Segundo a Anac, vários documentos, com foto, são aceitos no embarque. Carteira de identidade (RG); carteira nacional de habilitação (modelo com fotografia, mesmo que vencida); carteira de trabalho; passaporte nacional; documento expedido por ministério ou órgão subordinado à Presidência da República; carteira de identidade emitida por conselho ou federação de categoria profissional (com fotografia e válido em todo o território nacional).

O gerente de Facilitação do Transporte Aéreo da Anac, Leonardo Boszczowski, disse que o procedimento não acarretará filas nem atraso no embarque. “O processo de conferência é rápido. Será verificado apenas o nome do passageiro para permitir o acesso”, comentou ele, em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.

“A Anac discutiu alguns modelos e decidiu que a Identificação Positiva do Passageiro é a melhor maneira de oferecer segurança ao passageiro e é uma garantia para a empresa aérea de que todos estão sendo embarcados. Não há motivos para preocupação, porque essa medida não traz transtornos no processo de embarque”, afirmou Leonardo.

Corintians de Caicó esta na final do Estadual

O Corintians classificou-se para a final do primeiro turno em pleno Machadão com um jogador a menos, ao vencer o América por 2 a 1.

O Galo do Seridó saiu na frente com gol de pênalti aos 4 minutos e 50 minutos do primeiro tempo assinalado pelo zagueiro Marcão.

Ainda na primeira fase o time corintiano teve o meio-campista Deílson expulso.

Com um jogador a menos, o técnico Pedrinho Albuquerque mexeu na equipe substituindo Marquinhos por Skilo.

O América empatou o jogo aos 11 minutos do segundo tempo através de Tony também de pênalti.

Nonato marcou o gol da vitória do Galo do Seridó na terceira penalidade  do jogo aos 19 minutos.

Pedrinho Albuquerque ainda substituiu Marcos Alagoano por Samuel e Geovani por Índio.

O Corintians mesmo com 10 jogadores em campo perdeu a oportunidade de ter goleado o América, com os gols desperdiçados nos minutos finais por Zé Maria e Nonato.

Com esse resultado o Galo do Seridó vai decidir o primeiro turno com o América, jogando por dois resultados iguais.

A primeira partida será quarta-feira no Machadão e a outra no domingo no Marizão.

Gilmar Cardoso deixa direção da Rádio Seridó AM

A entrevista foi gravada neste domingo, quando o radialista Gilmar Cardoso esteve na Rádio Seridó AM, no período da tarde. Inclusive, Gilmar quando convidado pelo repórter Paulo Júnior para fazer umas fotos no estúdio da Seridó, para publicação no Jornal Correio do Seridó, chegou a ficar emocionado e as lágrimas foram inevitáveis, ao lembrar os 25 anos de sua trajetória de sucesso na emissora pertencente a Rede Tropical de Comunicação, comandada pelo senador José Agripino.

Confiram na íntegra, o que o radialista Gilmar Cardoso disse ao repórter Paulo Júnior:

“Exatamente, Paulinho, antes, eu não tinha dado nenhuma entrevista porque eu tenho um respeito muito grande pela Rádio Seridó, pelas pessoas que me acolheram na empresa e eu considerava um desrespeito, uma falta de elegância da minha parte, se eu falasse que estava saindo da rádio, antes de sair. Mas agora é um fato consumado. Estou deixando a Rádio Seridó, depois de quase 25 anos como funcionário da empresa, quase 15 anos como diretor da rádio. Houve um convite por parte de Jaime Calado, que é prefeito de São Gonçalo do Amarante e no mês de dezembro, nós estivemos lá em Natal. Como tínhamos umas férias para gozar, optamos por janeiro. Passei o mês de janeiro em São Gonçalo conhecendo de perto como ia ser a minha vida no corre-corre como é o de Natal, na grande Natal. Quem vive em Caicó e sai para um lugar daquele, sabe que a pessoa muda completamente seus costumes e sua vida e eu temia também pela adaptação da minha esposa, que era quem mais eu temia que viesse a ter dificuldade de se adaptar. E ela passou o mês de janeiro comigo lá e a adaptação dela foi excelente e depois disso, após perceber que era o melhor para mim e para minha esposa; eu já tinha dois filhos estudando em Natal. Eu acatei o convite de Jaime Calado e realmente, eu estou deixando a Rádio Seridó com muita pena, muito triste, não só pelo ambiente da rádio, mas pela cidade de um modo geral; eu estou deixando aqui muitos amigos. Apesar de ter nascido em Natal, eu sempre disse que o meu carinho, o meu amor é com Caicó, pois foi aqui onde eu convivi os últimos momentos da minha mãe, foi aqui onde os meus filhos nasceram e onde eu construí milhares de amizade, Paulinho.
Nova direção
Nesta segunda-feira, o assessor do senador José Agripino, João Madson (Joãozinho) estará reunido com funcionários da Rádio Seridó, informando sobre o futuro da rádio. Atualmente integram o quadro de funcionários da Rádio Seridó, os comunicadores Canindé Oliveira e Cardoso Silva, Gilvaneide (Secretária) e Davi Amador (operador de transmissor).
Na reunião deverá ser discutida a contratação de Vânia Nóbrega e Eduardo Dantas, que atualmente trabalham na emissora, mas ainda não foram efetivados com carteira assinada.
Vânia Nóbrega comanda o Programa Atitude.com e Eduardo Dantas está participando das reportagens do Programa Alerta Geral ao lado de Cardoso Silva e apresenta também o Jornal da Manhã juntamente com Cardoso Silva.
João Madson ficará como uma espécie de supervisor da Rádio Seridó e que a administração será centralizada na Rede Tropical de Comunicações, em Natal.
Não está afastada a possibilidade de que seja contratado um diretor para a emissora e este nome poderá ser da cidade de Caicó.
Na época em que saiu da Rádio Rural AM de Caicó, o radialista e jornalista F. Gomes foi sondado para dirigir a Rádio Seridó AM e acabou ingressando no novo projeto de comunicação da Rádio Caicó AM. Caso, a Rede Tropical de Comunicação anuncie um novo diretor para os próximos meses, o nome de F. Gomes certamente será lembrado pela alta cúpula da emissora.
Por Paulo Júnior – Jornal Correio do Seridó