quarta-feira, 3 de março de 2010

A Páscoa será mais cara este ano.

Falta pouco para a páscoa e já tem gente pesquisando o preço dos ovos. Este ano, eles estão mais caros. De quem é a culpa desse aumento no preço?
Há um doce suspeito, o açúcar que chegou a dobrar de preço em alguns supermercados. Como esse é um componente importante na fabricação do chocolate, o preço do ovo de páscoa também aumentou. Como ninguém é de ferro, é difícil resistir a essa tentação e a indústria espera uma páscoa de ótimas vendas.
Sem esse ingrediente, o gosto do chocolate pode não ser o mesmo. Mas o preço do açúcar deixou mais cara a produção caseira de ovos de páscoa. O reajuste foi inevitável. “Nos dois últimos anos, nós não mexemos no preço, mas nesse último ano não teve como. A gente teve de repassar um aumento de cerca de 10% ao consumidor final”, diz a empresária Michele Areválo.
O açúcar pode mesmo deixar a páscoa mais cara. Em 2009, o preço do produto subiu em média 67,87%, em alguns casos o quilo passou de R$ 0,99 para R$ 2,00. O motivo do reajuste seria o aumento na procura pelo açúcar brasileiro no mercado externo, já que a produção da Índia foi prejudicada pela seca. No Brasil, segundo a Associação Paulista de Supermercados, o custo do açúcar deve deixar os ovos de páscoa 5% mais caros esse ano.
O preço do açúcar bem que poderia ter azedado os negócios de uma fábrica de Jacareí, em São Paulo. De lá, os ovos vão sair para o mercado de 10% a 12% mais caros que no ano passado. Mas o ritmo de trabalho prova o contrário, a produção aumentou e os planos para a páscoa são bem mais doces.
A indústria produz 50 mil ovos por dia, quase 400 toneladas de chocolate serão vendidas na páscoa. Mesmo com o preço do açúcar tendo sido repassado para o consumidor, as encomendas foram garantidas. “Fazendo uma comparação com o ano passado, nós estamos com um crescimento de 167% e para a empresa, considerando-a como um todo, 285% para 2010”, fala o empresário Michel Fonseca.
Mas as notícias sobre os preços do açúcar e do álcool não são boas. A colheita da cana já começou em São Paulo e a indústria canavieira já avisou que grande parte da safra será transformada em açúcar e exportada por causa da queda da produção na Índia. Com isso, haverá menos açúcar no mercado interno e a produção de álcool também vai diminuir. O resultado é preços em alta nos dois casos.

Portabilidade numérica já beneficia 4 milhões de usuários

Agência Brasil


Em vigor em todo o país desde março do ano passado, a portabilidade numérica – benefício que permite a troca de operadora de telefonia fixa e móvel com a manutenção do número do telefone – já beneficiou 4 milhões de usuários, dos 5,2 milhões que fizeram pedido. Os números são da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), entidade responsável pela administração da portabilidade numérica.
No entanto, a implantação já havia sido iniciada de forma gradativa em setembro de 2008 nos pequenos municípios, a fim de evitar que uma alta demanda resultasse em problemas operacionais. Foram ao todo 14 etapas para que a implantação fosse concluída – o que ocorreu em 2 de março de 2009, com o acesso dos últimos cinco DDDs ao novo serviço.
Os primeiros beneficiados foram os DDDs 14 e 17 (SP), 27 (ES), 37 (MG) 43 (PR), 62 (GO), 67 (MS) e 86 (PI). E os últimos dos 67 DDDs existentes a serem beneficiados foram o 53 (RS), 64 (GO), 66 (MT), 91 (PA) e 11 (SP).
De acordo com a ABR Telecom, dos 5,2 milhões de pedidos, 1,74 milhão eram relativos à telefonia fixa e 3,45 milhões à telefonia móvel. Destes, 1,2 milhão de pedidos de migração de número para outras operadoras de telefonia fixa foram efetivados, bem como 2,8 milhões para outras operadoras de telefonia móvel.
São Paulo foi o estado que registrou maior número de solicitações (1,39 milhões) e de efetivações (1,1 milhão), também entre setembro de 2008 e março de 2010.
Por determinação do Regulamento Geral da Portabilidade Numérica, que completa um ano de implantação plena hoje, 2, a partir de 11 de março, os usuários de telefones fixos e móveis que optarem por trocar de operadora e manter o número de telefone terão a migração concluída em três dias úteis. Até essa data, o processo continuará sendo em cumprido em cinco dias úteis.
Segundo o presidente da ABR Telecom, José Moreira, o sistema desenvolvido para suportar os procedimentos dessa nova fase “já está pronto para entrada em operação”. Ele destaca que, no início da implantação, o índice de eficiência da portabilidade era de 81% e, desde que foi implantada plenamente, esse índice tem se mantido acima de 91%.
A ABR Telecom informa que dezembro do ano passado foi o mês que registrou maior número de pedidos de portabilidade (465.042 pedidos) e, também, de migrações concluídas (387.043).
As fiscalizações para checar se as obrigações estabelecidas no regulamento de portabilidade estão sendo atendidas ficam a cargo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). De acordo com a entidade, as principais irregularidades encontradas foram: falta de panfletos explicativos e cartazes; não cumprimento do prazo de início da oferta de portabilidade; não fornecimento do número do bilhete de portabilidade; e a não aceitação da portabilidade para usuários com restrições nos organismos de proteção ao crédito.
A essa lista acrescentam-se também irregularidades como prestação de informações inadequadas sobre as condições de oferta da portabilidade; encaminhamento incorreto de chamadas; impossibilidade de solicitação da portabilidade pelo usuário; não atendimento dos prazos regulamentares de efetivação da portabilidade; cancelamento indevido de solicitações de portabilidade; inexistência de registros sobre solicitações de portabilidade; não encaminhamento de chamadas provenientes da prestadora doadora; e existência de cláusulas nos contratos de prestação de serviços que se contrapõem ao Regulamento Geral de Portabilidade.
Para solicitar a portabilidade numérica o usuário deve procurar a operadora para onde quer migrar e fazer a solicitação.

Eleitores poderão ver ficha criminal de candidatos na internet

A ficha vai estar disponível na página do Tribunal Superior Eleitoral. Assim, o eleitor vai saber se o candidato tem ficha suja.
Antes de decidir em quem votar, o eleitor vai ter a chance de saber se o candidato enfrenta problemas com a Justiça. E que problemas são esses. Os candidatos vão ser obrigados a detalhar o conteúdo e o andamento dos processos criminais que respondem. Tudo estará disponível, pela internet, na página do Tribunal Superior Eleitoral.
“É fundamental que o eleitor conheça e conheça bem a pessoa em quem vai votar”, aponta o presidente da OAB Ophir Cavalcante.
A partir da próxima eleição, em outubro, os partidos poderão receber doações feitas com cartão de crédito e de débito. O TSE espera estimular doações de menor valor e reduzir a influência dos grandes doadores. O partido e o candidato vão ter que informar ao tribunal todo o caminho do dinheiro: da doação ao gasto na campanha.
“O objetivo da Justiça Eleitoral não é estancar as fontes de financiamento que a lei permite, evidente, não é fechar as torneiras do financiamento, ao contrario, é abri-las desde que haja transparência", diferencia o presidente do TSE Ayres Britto.
O Tribunal Superior Eleitoral também aprovou o voto em trânsito para presidente da República. Mas só poderá votar o eleitor que estiver em uma capital. Será necessário, ainda, avisar com antecedência à Justiça Eleitoral.
No período de 15 de julho a 15 de agosto, o eleitor deverá comunicar que não vai estar no seu domicílio eleitoral, no dia da eleição.