terça-feira, 2 de março de 2010

Professores estaduais entram em greve

O ano letivo da rede estadual de ensino, que oficialmente começou ontem, veio com a notícia de greve dos professores. A assembleia da categoria realizada ontem, na Escola Estadual Winston Churchill, Cidade Alta, decidiu pela deflagração do movimento por tempo indeterminado. Na saúde, os servidores se uniram à greve dos médicos e o Samu Metropolitano reduziu ainda mais os serviços.


A exemplo dos professores do município quando deflagraram a greve, os do estado compareceram às escolas, receberam os alunos e conversaram sobre o indicativo de greve que seria decidido ainda pela manhã. Amanhã, os professores voltam novamente às escolas para anunciar o movimento aos alunos e, na quinta-feira, fazem nova assembleia para avaliação, envolvendo os profissionais também da rede municipal de Natal. Com a deflagração da greve, cerca de 325 mil alunos ficam sem aulas nas 730 escolas estaduais no Rio Grande do Norte.

O movimento aponta para três eixos emergenciais ligados diretamente à questão financeira: aumento do piso para R$ 1.312, plano de carreiras dos funcionários e correção do salário dos aposentados. De acordo com a coordenadora geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, Fátima Cardoso, a luta pelo piso não é apenas pelo novo valor, mas sobretudo para acabar com a falta de cumprimento à legislação por parte do governo. Segundo ela, ao longo do mês de janeiro a categoria alertou ao governo estadual através da Secretaria de Educação sobre a integralização do Piso, bem como o fim do teto salarial. "Indiferente a essa questão, o governo até o momento não se pronunciou acerca da matéria. Queremos garantir a integralização do piso salarial de acordo com o Plano de Carreira, correção aos salários dos aposentados que estão defasados desde o ano de 2006, formação de uma comissão paritária para elaboração do Plano de Carreira dos Funcionários, bem como a incorporação de gratificação aos salários", disse ela.

Sem acordo

Realizada na tarde de ontem, a reunião entre a governadora Wilma de Faria, o secretário estadual de Educação, Otávio Augusto de Araújo, o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) e a coordenadora geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte), Fátima Cardoso, não resultou na suspensão da greve dos professores do estado. O governo do estado ficou de avaliar as reivindicações da categoria e apresentar uma proposta durante uma nova reunião, que ficou agendada para ocorrer amanhã.

diariodenatal.com.br

Diocese de Caicó recebe relíquias de santos da caridade

A Diocese de Caicó recebe nesta terça (02/03), as relíquias de São Vicente de Paulo e Santa Luiza de Marilac. A visita faz parte das celebrações dos 350 anos da morte dos santos. As partes dos religiosos da caridade estão em peregrinação pelo Brasil e, esta semana, passa por cidades do Rio Grande do Norte e da Paraíba.
No Rio Grande do Norte, as relíquias estão em Mossoró e chegam ao Seridó às 13h 30, em Jucurutu, sendo recepcionadas pela comunidade católica da Igreja Matriz de São Sebastião. Em seguida, às 15h, uma celebração eucarística será realizada na Igreja de Santa Izabel.
Às 16h as relíquias seguem para Caicó, sendo recepcionada por populares e paroquianos da Capela de Nossa Senhora das Graças, no Abrigo Dispensário Pedro Gurgel. Já às 17h 30, o Bispo Diocesano, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, celebra uma missa em ação de graças por toda família vicentina, com a presença das relíquias.
Das 19h a meia-noite, as partes dos santos estarão a disposição do fieis em uma exposição e momentos de louvor. Na manhã da quarta-feira (03) a família vicentina encerra as visitas com uma oração final. De Caicó, as relíquias seguem para Natal e, posteriormente, passa em João Pessoa e segue visitação no estado da Paraíba.
“As relíquias são partes do santo que são conduzidas em um relicário, mas, especificamente, não sabemos defini-la. Então, as partes que irão chegar não têm como saber, no entanto, elas virão em um baú para que possamos adorar”, disse o Diácono Levanildo Queiroz, membro da Sociedade Vicentina em Caicó.

Sai licitação para reforma no Hospital Regional

O governo do estado publicou no Diário Oficial do Estado, edição de hoje, aviso de licitação para construção da enfermaria psiquiátrica no Hospital Regional do Seridó.
A Secretaria de Estado da Infra-Estrutura do Rio Grande do Norte, está tornando público que realizará licitação na modalidade tomada de preços, do tipo menor preço, objetivando a contratação de empresa especializada para execução das obras da reforma e ampliação na referida unidade hospitalar.
O recebimento e abertura dos envelipes de documentos de habilitação e proposta de preços dar-se-á no dia 24 de março às 11 horas na sala de licitações na sede da secretaria no Centro Administrativo.
Com a reforma psiquiátrica, o ministério da saúde determinou que hospitais com mais de 80 leitos, devem destinar 10% para internações psiquiátricas.
Após a enfermaria psiquiátrica, o governo do estado vai anunciar a licitação para reforma e ampliação do pronto-socorro do Hospital Regional.

Estudo liga infidelidade masculina a QI mais baixo

BBC Brasil

Homens que traem as esposas e namoradas tendem a ter QI mais baixo e ser menos inteligentes, segundo um estudo publicado na revista especializada Social Psychology Quarterly.
De acordo com o autor do estudo, o especialista em psicologia evolutiva da London School of Economics, Satoshi Kanazawa, "homens inteligentes estão mais propensos a valorizar a exclusividade sexual do que homens menos inteligentes".
Kanazawa analisou duas grandes pesquisas americanas a National Longitudinal Study of Adolescent Health e a General Social Surveys, que mediam atitudes sociais e QI de milhares de adolescentes e adultos.
Ao cruzar os dados das duas pesquisas, o autor concluiu que as pessoas que acreditam na importância da fidelidade sexual para uma relação demonstraram QI mais alto.
De acordo com o estudo, o ateísmo e o liberalismo político também são características de homens mais inteligentes.
 
Evolução

Kanazawa foi mais longe e disse que outra conclusão do estudo é que o comportamento "fiel" do homem mais inteligente seria um sinal da evolução da espécie.
Sua teoria é baseada no conceito de que, ao longo da história evolucionária, os homens sempre foram "relativamente polígamos", e que isso está mudando.
Para Kanazawa, assumir uma relação de exclusividade sexual teria se tornado então uma "novidade evolucionária" e pessoas mais inteligentes estariam mais inclinadas a adotar novas práticas em termos evolucionários - ou seja, a se tornar "mais evoluídas".
Para o autor, isso se deve ao fato de pessoas mais inteligentes serem mais "abertas" a novas ideias e questionarem mais os dogmas.
Mas segundo Kanazawa, a exclusividade sexual não significa maior QI entre as mulheres, já que elas sempre foram relativamente monogâmicas e isso não representaria uma evolução.

PS.: Isso eu já sabia, não precisava nem de pesquisa, é so analizar a questão de pensão alimentícia em diante. 

Tiroteio em escola de Caicó

O retorno às aulas na Escola Calpúrnia Caldas de Amorim – ECCAM que poderia ter sido de reencontro e de conhecimentos dos novos colegas e professores, quase acaba em tragédia.
Por volta das 13 horas e 30 minutos, no início da aula,o comerciante Josenildo Nogueira Alves, residente na Rua Cícero Romão de Oliveira, no Bairro Walfredo Gurgel, invadiu o colégio de revólver em punho e efetuou três disparos.
Ele tentava matar o jovem Bruno Medeiros dos Santos, de 18 anos, residente na Rua Maria Rufino dos Anjos, 337, no Bairro João XXIII.
O acusado perseguiu a vítima no interior da ECCAM atirando mas não o atingiu.
Em seguida fugiu em uma moto.
Bruno foi preso na tarde de ontem após ter fugido do local da tentativa de homicídio.
Segundo informações da polícia, Bruno Medeiros foi casado com uma filha do comerciante, de 14 anos.
Recentemente o relacionamento acabou.
Não admitindo o fim da união, Bruno, segundo testemunhas tentou reatá-la sob ameaça de morte.
Ele ameaçava matar a adolescente e em seguida cometer suicídio.
Colegas da garota foram avisar ao comerciante que foi ao colégio e efetuou os disparos.
Bruno ficou preso na delegacia especializada da mulher por crime de violência doméstica, enquadrado na Lei Maria da Penha.
Na DP já existia queixa contra o mesmo de ameaça de morte contra a ex-esposa.
Josenildo Nogueira evadiu-se.

PS.: Ainda bem que no tempo que estudei lá não havia tais coisas.

Dra Verônica é a nova diretora da rádio Seridó AM

Nesta segunda-feira (1º), o assessor do deputado federal Felipe Maia (DEM), João Madson, esteve em Caicó para conversar com os funcionários da rádio A Voz do Seridó.
A emissora pertence à Rede Tropical, da qual Felipe Maia é um dos acionistas, ao lado do pai, o senador José Agripino Maia (DEM).
Com a saída de Gilmar Cardoso, foi nomeada verbalmente a ex-vereadora e médica Verônica Alcântara para dirigir a emissora.
Nos próximos dias a rede estará implantando uma reforma estrutural, de programação e material humano.