terça-feira, 27 de abril de 2010

É possível aprender dormindo?

Sim, é possível aprender dormindo.

O aprendizado durante o sono sempre foi uma promessa vazia, sem comprovação científica. Mas um estudo realizado pela Northwestern University acaba de provar que, sim, é possível aprender dormindo. Voluntários foram expostos a 50 imagens, mostradas em sequência numa tela. Cada imagem tinha um som associado: a foto de um gato era acompanhada por um miado, uma dinamite por uma explosão, e por aí vai. Em seguida, os voluntários foram dormir.

Quando eles entraram na fase de ondas cerebrais lentas, em que o sono é mais profundo, os cientistas tocaram os sons (o miado, a explosão etc.). Metade dos voluntários ouviu esses sons enquanto dormia. A outra metade não.

Todos foram acordados e passaram por um teste de memória. Quem tinha sido exposto aos sons enquanto dormia se deu melhor - se lembrou de mais figuras e foi mais preciso quanto à posição de cada uma na tela. "Nossos resultados mostram que informações recebidas durante o sono podem influenciar a memorização", conclui o estudo, que confirmou uma descoberta similar feita por neurologistas alemães.

Isso não significa que seja possível aprender qualquer coisa durante o sono. Além disso, o aprendizado noturno exige que a pessoa tenha contato prévio, acordada, com o que deseja aprender. Ainda não chegou a hora de trocar os livros pelo travesseiro.

Klebson toma posse como novo diretor da Rádio Seridó AM


Ocorreu na manhã desta terça-feira, 27, a posse do jornalista Klebson Wanderley como novo diretor da Rádio A Voz do Seridó AM.
A partir de hoje ele substituirá a médica Verônica Alcântara que respondia pelo cargo interinamente após saída do radialista Gilmar Cardoso da direção.
A posse ocorreu às 09h30 na sede da emissora em evento simbólico voltado aos profissionais da rádio e com as presenças de algumas das novas contratações, que inclusive, já foram anunciadas oficialmente.
Foram contratados a Jornalista Gláucia Lima, o estudante de Direito, Diego Vale e do Radialista F. Silva que integrava a 106 FM.
Os novos nomes serão somados aos que já existem com a finalidade de dinamizar e modernizar a emissora que neste ano completa 25 anos.
A partir de hoje uma nova grade de programação será discutida com os comunicadores da Rádio Seridó e a previsão é que ainda em maio as novidades estejam no ar.
A emissora também terá uma nova “roupagem”. Para o lançamento da “Nova Rádio Seridó” está sendo preparada uma nova estrutura de equipamentos, logomarca e slogan.

A sexualidade e o celibato


Ao falar da sexualidade humana, não podemos nos referir unicamente à genitalidade, já que a sexualidade impregna a totalidade da pessoa humana. É por esta razão que a sexualidade na pessoa celibatária acompanha sua vida e desenvolvimento espiritual. Por princípio, a pessoa celibatária é um ser sexuado, ou seja, é homem ou mulher, aspecto que abarca toda sua vida, seu nascimento, história, relacionamentos pessoais, experiências, etc.

Este aspecto implica corpo, mente, espírito e coração, dando lugar a uma forma feminina ou masculina de relacionar-se, de se comunicar, desenvolver uma intimidade consigo e com as outras pessoas, entre outros.

A pessoa que opta pelo celibato não pode deixar de lado o aspecto transcendente da sexualidade, criado e dado ao homem como dom maravilhoso, que é a força que nos leva a amar, a maneira de ser, atuar, de nos comunicar, de nos encontrar com nós mesmos, com Deus e com as outras pessoas.

A correlação existente entre a sexualidade e a espiritualidade é o AMOR, que cria e impulsiona a gerar e a dar. Assim, também podemos falar da sexualidade como essa energia, esse impulso interno e de vida que conduz a pessoa a experimentar a integração de seu ser, gerando uma sã afetividade que se reflete na felicidade, na totalidade, na entrega e no encontro íntimo com Deus e consigo.

Desta maneira é como podemos compreender que a pessoa celibatária não renuncia a sua sexualidade, nem muito menos a AMAR, pelo contrário, renuncia à relação de genitalidade ou de cópula, a toda relação de exclusividade, para assim utilizar toda sua energia afetiva e sexual no amor, na dedicação, na entrega e na doação, o que repercute direta e totalmente na vida espiritual.

Bibliografía
Cencini, A. (1996). “Por amor, com amor, no amor. Liberdade e maturidade afetiva no celibato consagrado”. Madri. Atenas.
Puerto, C. “Sexualidade Celibatária, um caminho de espiritualidade”. Madri.

Sexo é bom pra pressão alta afirma Ministério da Saúde.



Dados divulgados nesta segunda-feira pelo Ministério da Saúde revelam que a hipertensão tem avançado no Brasil – passou de 21,5% da população em 2006 para 24,4% no ano passado. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, no entanto, os números já chegam a 30% em todo o país.
- Além de comer cinco porções de frutas ao dia, iria propor fazer sexo cinco vezes ao dia – brincou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão , completando:
- Dancem, façam sexo, mantenham o peso, mudem o padrão alimentar, façam atividades físicas e, principalmente, meçam a pressão arterial regularmente.

Bandidos provocam terror na divisa da Paraíba com o Rio Grande do Norte


Cerca de 10 homens fortemente armados provocaram terror na tarde de hoje nas proximidades da divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba.

Entre os municípios de Vista Serrana(PB) e Serra Negra do Norte(RN), a quadrilha montou uma "blitz" por volta de meio-dia e fez reféns todas as pessoas que passavam numa estrada ocupando motos e carros.

Foram levados para o matagal a 200 metros da estrada, cerca de 50 pessoas, 20 carros e 10 motos.

As vítimas eram abordadas por dois bandidos que portavam espingardas calibre 12.

Eram levadas para uma revista de outro bandido e em seguida conduzidas para um cativeiro onde ficavam sob a mira de armas de fogo de diferentes calibres de outros integrantes do bando.

Dois caicoenses foram abordados pelo grupo por volta das 15 horas.

Um deles era o comerciante da empresa Marcenaria Dantas, Lúcio Bezerra Dantas e - o outro que pediu para não ser identificado - se deslocavam de Vista Serrana para Caicó.

Os ladrões levaram de Lúcio, uma Saveiro Preta, de placas MYW - 2455/Caicó(RN).

No momento da abordagem aos dois caicoenses que estavam no mesmo carro, os bandidos gritaram:"É esse que vamos queimar", se relacionando a um deles.

Eles perguntaram o nome do mesmo que se identificou.

Os bandidos não acreditaram e ordenaram que o mesmo entregasse um documento de identidade.

Após  mostrar a carteira de identidade,  tiveram a certeza que não era quem eles estavam procurando, após atingir a vítima com uma coronhada de arma de fogo.

Os bandidos pegaram celulares, dinheiro, jóias e objetos das vítimas e por volta das 16 horas liberaram todos e fugiram em dois carros, um deles a Saveiro pertencente ao comerciante.

Disseram a Lúcio  Bezerra que o carro dele seria abandonado após a realização de uma "parada".

A conversa entre o grupo girava em torno da execução de uma pessoa da região com cerca de 100 tiros.

Até o momento a polícia não localizou os bandidos e o clima é de preocupação na região.

Os homens estavam encapuzados com armas, incluindo de grosso calibre.

As vítimas foram separadas em grupos.

De um lado mulheres e crianças e de outro os homens.

Fonte: F. Gomes