quarta-feira, 30 de março de 2011

Reunião sobre a CF 2011 com toda a sociedade civil amanhã (31/03)

CONVITE  
ÀS INSTITUIÇÕES CIVIS, ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS E AO POVO DE CAICÓ. 
Com cordiais comprimentos, temos a alegria de comunica-lhes que estamos em pleno período da Campanha da Fraternidade de 2011, que tem como tema  “Fraternidade e a Vida no Planeta” e como lema “A criação geme em dores de parto”.
Convém lembrar que estamos num período em que ocorrem mudanças climáticas alarmantes, provocadas pelo aquecimento global do planeta, resultado de várias ações humanas e opções políticas de devastação da natureza e de consumo desenfreado. A civilização do ter, do negociar, do concorrer, do lucro a qualquer custo, do progresso ilimitado, não responde aos anseios da humanidade e não é sustentável.
Como parte das diversas atividades da CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011 realizaremos em parceria com órgãos governamentais e da sociedade civil Caicoense uma importante reunião no próximo quinta-feira, dia 31 de março de 2011, das 19 às 22h00, no Centro Pastoral Dom Wagner. 
O objetivo desta ação é encontrar soluções práticas e participativas que envolvam o poder público e a sociedade civil organizada para cuidar da recuperação e preservação dos rios Barra Nova/Seridó  e do açude Itans, bem como, pensar e Planejar ações de coleta seletiva de lixo nos bairros de Caicó.
Neste ano, o objetivo da Campanha é colocar em discussão nas dioceses, comunidades, entidades e sociedade em geral, temas como mudanças climáticas, aquecimento global, efeito estufa, a questão energética, desenvolvimento sustentável, modo de produção e consumo vigente, preservação da vida, biodiversidade e a água. 
Certo do compromisso com as causas da vida e sensibilidade de V. Sª com nossos rios  Barra Nova/ Seridó e açude Itans, patrimônios do povo Caicoense, nos sentiremos honrados com sua valiosa presença em nosso evento. 
Atenciosamente,
Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap 
Bispo Diocesano de Caicó

Prefeito Bibi Costa suspende pagamento de salários de grevistas

O prefeito Bibi Costa suspendeu o pagamento dos salários dos Professores em greve no município de Caicó, em represália à luta dos educadores. 
O pagamento dos servidores está sendo feito hoje, 30, mas os Professores em greve não estão recebendo seus salários, atitude esta que foi confirmada pela secretária da administração, Delane Medeiros. 
Esta atitude do prefeito Bibi Costa é covarde e atenta contra os direitos fundamentais dos trabalhadores, pois a greve é legal e não foi contestada em nenhum momento pelo chefe do poder executivo que continua se negando a dialogar e negociar com os grevistas para apresentar as propostas prometidas. 
O não pagamento dos grevistas é uma tentativa violenta de retaliação a luta dos Professores e a categoria recebeu a notícia indignada.
 No entanto, sem se deixar intimidar, os Professores continuam em greve e esperam que o prefeito assuma suas responsabilidades com a escola pública e atenda as reivindicações da categoria. 
Desde o dia 17 de março quando houve uma reunião com as secretárias da educação e da administração e representantes da categoria, onde foi prometido que estaria sendo estudada uma proposta para ser negociada, que os Professores esperam pela proposta prometida, e até agora nada. A única atitude do prefeito  é a pressão, ameaças de demissões,  intimidações e agora, suspensão dos salários.
O Sindicato vai acionar a justiça para garantir o direito dos Professores à receber seus salários. 
Será que voltamos ao tempo da ditadura em Caicó, onde o povo livre se ver diante de atitudes violentas contra o povo e os trabalhadores?

Fonte: Roberto Flávio

Governo do Estado eleva ICMS da gasolina e energia elétrica

O Governo do Estado aumentou ontem o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) sobre a gasolina comum e energia elétrica. De acordo com o secretário chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, o aumento em 2% foi autorizado por uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada na gestão anterior. A nova lei altera a fonte de receita do Fundo Estadual de Combate a Pobreza (Fecop) e autoriza um complemento de 15% no valor recebido pelas famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, do governo federal, no Rio Grande do Norte, sobretaxando estes dois itens. Parece pouco. Mas o aumento gera uma receita de R$ 33 milhões por ano. Dinheiro que vai para o Fecop.
Segundo Paulo de Tarso, o aumento do imposto vai pesar no bolso do consumidor. O aumento na gasolina vale para todos os consumidores. O da energia elétrica, para quem consome mais. “O aumento é pequeno, mas existe. No litro, pode parecer insignificante. Mas no tanque cheio, vai pesar. Sabemos que a população vai pressionar. Mas é uma lei tributária. O governo não pode deixar de cumprir. O que pode ocorrer é a revogação da lei pela Assembleia Legislativa”.
De acordo com o deputado estadual Fernando Mineiro (PT), a lei foi aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa, mas pode ser revogada, se o governo atual assim quiser. De acordo com o deputado, além de sobretaxar novos itens e autorizar um complemento no benefício do Bolsa Família no RN, a nova lei também prorrogou a validade do Fundo, que vencia em dezembro de 2010. “O cumprimento da lei dependerá da atual gestão. Se o governo quiser revogar, deve encaminhar um projeto de lei à Assembleia Legislativa, que será votado”. Apesar da possibilidade, Fernando Mineiro defende que o fundo tem um papel importante no estado. A equipe de reportagem tentou entrar em contato com o deputado estadual Getúlio Rego para comentar o aumento no imposto, mas não obteve sucesso.

Denúncia os professores contratados pela prefeitura de Caicó estão sem receber salários

O blog acaba de receber informações de que os professores que foram contratados pela prefeitura de Caicó, para lecionar, estão sem receber salários.


Tem professores que já estão a 40 dias em sala de aula e nem o contrato ainda foi assinado. Os professores estão apreensivos pois precisam receber seus salários para cumprirem com suas obrigações.


Do Blog: Com a palavra a secretaria de educação do município.


Do Blog 2: parece que a referida secretaria parece estar mais preocupada em saber quem está na greve. Será que quem está participando da greve terá parte de seus salários descontados?

Fonte: Roberto Flávio

As pessoas erram por que querem? Para quem nunca recebeu amor, a experiência de amar é um esforço

Quanto mais faço a experiência de conhecer as pessoas, tanto mais acredito no ser humano. À medida que vou me descobrindo e descobrindo os outros, mais se torna forte em mim a certeza de que as pessoas – essencialmente – são boas.
Todos nós recebemos de Deus muitas capacidades e podemos fazer coisas boas, todos somos capazes de acertar. O homem é uma criatura fantástica, dotada de inteligência, bondade, sensibilidade, entre outras virtudes que, se estimuladas de maneira correta, assumem uma fecundidade surpreendente.
Acredito que ninguém erra porque quer e ninguém é infeliz querendo sê-lo, com consciência disso. Todos querem ser felizes, e é impossível que alguém goste de ser frustrado, entretanto, nem todos sabem realmente qual caminho trilhar para alcançar a felicidade.
A mentalidade vigente (paganizada e hedonista) ilude por demais as pessoas: há pessoas vivendo o adultério, perversões sexuais, vícios, etc., acreditando cegamente que estão certas e que esse é o caminho para a felicidade. Isso porque aprenderam a vida toda que o que importa é somente o prazer "a todo custo" e que é somente este que vai lhes trazer a verdadeira alegria.
Em tal busca, muitos acabaram errando e encontrando a infelicidade como recompensa, contudo, no fundo de seus corações sempre existiu um autêntico desejo de felicidade.
Neste anseio de compreender os erros e contradições do ser humano, também é necessário avaliar a formação familiar de cada indivíduo. É difícil para um pai, educado à base de pancadas, entender que é, com amor, que se educa um filho; e mesmo quando entende, é necessário um esforço enorme para que consiga expressar esse amor. Para quem nunca recebeu amor, amar e deixar-se amar acaba tornando-se uma "violência", ainda mais se essa pessoa não tem uma concreta experiência do amor de Deus.
Pessoas que tiveram histórias duras e de desamor, muitas vezes, até tentam amar, mas não o conseguem. Tentam externar o amor, mas acabam por encontrar-se encarceradas no território da própria limitação.
Pessoas assim amam como sabem, como hoje são capazes. Mas amam.
Muitos dos que hoje são considerados maus acabaram ficando assim em virtude das influências que sofreram. Outros também, se sentiram como que "obrigados" a ser maus, por medo (sentimento de inferioridade) de ser massacrados pela vida e pela sociedade.
Há quem acorde de madrugada, trabalhe o dia inteiro, depois enfrente o trânsito estressante de uma grande cidade e quando chega em casa, à noite, não consegue ser gentil com os seus, como, muitas vezes, gostaria de ser. Entenda-se bem: nossos problemas não podem se tornar justificativas para nossos erros, mas não se pode negar que estes são uma realidade que influencia nosso comportamento.
Isso nos leva a uma compressão do ser humano mais encarnada e misericordiosa, levando-nos a entender o coração antes de condenar a atitude.
Viver bem o Cristianismo é lutar cotidianamente para entender as pessoas sem se fixar na superfície, na aparência, procurando compreender o porquê de cada atitude e reação.
Mais uma vez ouso dizer: Muitos não são ruins porque querem. Inúmeras vezes existem fatores condicionantes que levam as pessoas a agir como agem, fatores estes que podem ser desmistificados e até mesmo extirpados com um pouco de paciência e compreensão.
Todos são – em sua essência – bons, mas nem todos sabem disso…
Eis aí uma bela forma de ser cristão: levar às pessoas a consciência do valor que possuem, fazendo-as acreditar na vida e nas próprias potencialidades (à luz da Graça).
Assim daremos à esperança o direito de se estabelecer vitoriosa, dando à vida a oportunidade de ser mais compreendida e amada no seu real.
Diácono Adriano Zandoná