domingo, 16 de maio de 2010

Webber lidera dobradinha em Mônaco e, enfim, coloca a RBR na liderança


Após seis corridas na temporada, o melhor carro da Fórmula 1, enfim, chegou à liderança. Assim como tinha acontecido em Barcelona, o australiano Mark Webber liderou de ponta a ponta o GP de Mônaco, neste domingo, e levou a RBR para o topo dos dois campeonatos: o de pilotos e o de construtores. Logo atrás dele chegou o companheiro Sebastian Vettel, agora vice-líder do Mundial. O pódio em Monte Carlo foi completado pelo polonês Robert Kubica.
O brasileiro Felipe Massa chegou em quarto lugar e se mantém em sexto no campeonato. Fernando Alonso, seu companheiro da Ferrari deu azar no treino de sábado, mas compensou no domingo. O bicampeão mundial, que largou dos boxes, aproveitou a entrada do safety car na primeira volta, fez logo sua parada e, por causa disso, mais tarde ganhou posições até ficar sm sexto, atrás de Lewis Hamilton, da McLaren. No fim da prova, contudo, quando o safety car saiu e a luz verde voltou, Alonso permitiu a ultrapassagem de Michael Schumacher, da Mercedes, e caiu para sétimo. A manobra de Schumi ainda será avaliada, e o resultado pode ser alterado.
Rubens Barrichello, da Williams, abandonou após bater na 31ª volta, por causa de uma quebra de suspensão no carro. Bruno Senna, da Hispania, e Lucas Di Grassi, da VRT, também não conseguiram completar a prova.
A corrida
A largada nas ruas de Mônaco transcorreu sem tumulto. Webber manteve a ponta, mas Kubica demorou a sair e acabou perdendo a segunda posição para Vettel. Preso pelo polonês, Massa optou por se manter em quarto lugar e se defender do ataque de Hamilton. O maior vencedor na saída foi Barrichello, que pulou de nono para sexto, aproveitando a disputa entre Schumacher e Rosberg.
Ainda na volta inicial, contudo, Nico Hulkenberg perdeu o controle de sua Williams e bateu de frente no muro, provocando a primeira entrada do safety car. Alonso aproveitou e entrou nos boxes para fazer sua troca de pneus.
Na terceira volta, ainda com o safety car na pista, Button parou logo após a Sainte Devote com muita fumaça saindo de sua McLaren. O então líder do campeonato abandonou a prova por um erro infantil da equipe, que esqueceu de tirar a tampa de um dos radiadores e causou superaquecimento no motor.
O carro de segurança só saiu da pista na oitava volta, e Alonso, 20º, continuava sua marcha de recuperação. A primeira vítima, logo na relargada, foi Karun Chandhok, da Hispana. Di Grassi deu mais trabalho e segurou o espanhol da Ferrari por duas voltas. O bicampeão mundial se irritou com o brasileiro e chegou a fazer gestos com a mão direita. Ele só conseguiu a ultrapassagem na saída do túnel, após um pequeno erro do piloto da VRT.
Com Jarno Trulli, a ultrapassagem de Alonso foi bem mais fácil, e àquela altura só faltavam dois carros para o espanhol superar as estreantes. Ele conseguiu resolver sua vida em dois tempos: deixou Timo Glock para trás na 15ª volta, e superou Heikki Kovalainen na 16ª. Duas passagens depois, com a sequência de pit stops dos rivais, veio o pulo do gato: Alonso aproveitou que já tinha parado no início da prova e deu um salto para a sexta posição.
Quem abriu as paradas na 18ª volta foi Lewis Hamilton, seguido por Schumacher e Barrichello. O inglês conseguiu voltar à frente de Alonso, na quinta posição. Em quarto, Massa fez uma boa parada na 20ª e se manteve à frente do inglês da McLaren.
Kubica fez sua parada na 22ª passagem, uma antes de Vettel. Em seguida foi a vez do líder Webber, que não foi ameaçado e manteve a ponta. Rosberg chegou a ficar em segundo, mas demorou para fazer sua troca de pneus e acabou superado pelo companheiro Schumi, caindo para oitavo.
Na 31ª volta, o safety car entrou pela segunda vez. Nono colocado, Barrichello teve a suspensão traseira esquerda quebrada na subida para a curva Massenet e bateu forte. Parado na contramão, o brasileiro jogou na pista o seu volante, que acabou colhido pelo carro de Chandhok. Pouco depois, ele admitiu a frustração, mas garantiu que só jogou o volante para sair daquela posição o mais rápido possível. Apesar do acidente, a bandeira amarela foi rápida, e a relargada foi autorizada na 34ª passagem.
As posições foram mantidas no reinício da corrida, com Webber puxando a dobradinha da RBR. Na 43ª volta, lá foi o safety car para a pista de novo, desta vez por um motivo comum em grandes cidades: a tampa solta de um bueiro na curva Massenet, mesmo lugar da batida de Rubinho.
Duas voltas depois, as posições se mantiveram mais uma vez. Em um circuito onde as ultrapassagens são complicadas, os pilotos preferiram não se arriscar. Kubica até tentou pressionar Vettel, mas o ímpeto do polonês logo acabou. Com uma enorme vantagem, Webber se deu ao luxo até de poupar os freios, muito exigidos no circuito monegasco.
Só que, a três voltas do fim, graças a um acidente entre Chandhok e Trulli, o safety car foi acionado novamente. O indiano e o italiano bateram na Rascasse. Mas não houve tempo para uma relargada, por causa da retirada dos carros, e Webber cruzou a linha de chegada em primeiro com tranquilidade, pelo segundo fim de semana seguido, mesmo em bandeira amarela.

Casa da Família realiza vários cursos


O secretário Emerson Araújo falou sobre os cursos que estão sendo desenvolvidos na Casa da Família da Zona Oeste, no Bairro Barra Nova, e na Zona Norte, no Bairro Boa Passagem.  
Atualmente, há o Curso de Resina e Bordado à Máquina na Casa da Família da Zona Norte.
Está sendo aberto o Curso para Gestantes, onde as mães aprendem a confeccionar o seu próprio enxoval e também há orientação na parte de saúde e higiene das crianças.  
O Curso de Garçon está sendo feito nas Casas de Família da Barra Nova e Boa Passagem.  Na Zona Oeste, está sendo um sucesso o Curso de Cabeleireiro e Maquiagem e futuramente, será aberto na Zona Norte. Já o Curso de Art Designer está sendo desenvolvido na Casa da Família da Barra Nova.  
O secretário Emerson Araújo está aguardando a proposta dos moradores reivindicando alguns cursos. Brevemente, será iniciado o Curso de Mosaico.

Domingo da Ascensão do Senhor

Evangelho (Lucas 24,46-53)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós!
— Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
46“Assim está escrito: O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia 47e no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.
48Vós sereis testemunhas de tudo isso. 49Eu enviarei sobre vós aquele que meu Pai prometeu. Por isso, permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto”.
50Então Jesus levou-os para fora, até perto de Betânia. Ali ergueu as mãos e abençoou-os. 51Enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi levado para o céu. 52Eles o adoraram.
Em seguida voltaram para Jerusalém, com grande alegria. 53E estavam sempre no Templo, bendizendo a Deus.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.