quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A cura e a libertação pela Sagrada Escritura: Precisamos nos aprofundar na leitura da Bíblia

No Evangelho de São Marcos aprendemos que a cura e libertação acontecem pela Palavra e pelo Corpo de Jesus. Em Marcos 1,23-26 lemos sobre o Senhor libertando um homem de um espírito impuro apenas com Sua palavra: "Cala-te e sai dele". Em Marcos 1,30-31 Cristo cura a sogra de Pedro com Seu toque: "[...] tomando-a pela mão, levantou-a e a febre a deixou". E em Marcos 1, 40-42 temos Jesus unindo as duas coisas – Palavra e Corpo – para curar um leproso: "[…] o tocou, dizendo: 'Eu quero, fica purificado'".
Por isso a Santa Missa é o ápice da nossa oração, pois nela recebemos Jesus na Sua Palavra e no Seu Corpo. E também por isso precisamos nos aprofundar na leitura das Sagradas Escrituras, para que, pela Palavra de Jesus, nos tornemos, cada vez mais, pessoas curadas e libertas.
No vídeo abaixo você pode assistir ao Workshop – "Cura e Libertação pela Sagradas Escrituras", que aconteceu durante o acampamento de cura e libertação com padre Rufus na sede da Canção Nova.






Denis Duarte

Relação sexual pré-matrimonial: Vários são os fatores que servem de estímulo para os casais

É um grande desafio para a juventude viver a castidade até o matrimônio, a chamada "castidade da juventude". Segundo o Catecismo da Igreja Católica, a castidade "significa a integração da sexualidade na pessoa. Inclui a aprendizagem do domínio pessoal". É uma vivência que, aliada à ordenação dos desejos, torna-nos sempre mais semelhantes a Cristo, conduzindo-nos a uma busca pela santidade de maneira responsável.
Entretanto, a castidade é um grande desafio para os casais de noivos no tempo que antecede o matrimônio, pois vários são os fatores que servem de estímulo à prática da relação sexual antes do casamento em uma sociedade supererotizada.
Nesse contexto, no qual o jovem vive a sua sexualidade, eles são incentivados a todo o momento, e por diversos meios, à busca pelo prazer a qualquer preço, resultando na prática de relações sexuais pré-matrimoniais, também conhecida como fornicação.
Há os que buscam o sexo por "aventura" ou uma relação sexual "ocasional", tipo de envolvimento que ocorre quando o jovem, na busca pelo prazer, numa simples experiência pessoal e prazerosa, faz da outra pessoa um objeto de satisfação momentânea. Trata-se daqueles encontros que, de modo geral, acontecem em bailes, festas, na rua ou mesmo em casas de prostituição.
Existe também a relação sexual entre namorados que ocorre quando o casal inicia um relacionamento heterossexual com algumas características singulares (conhecimento mútuo, amizade, respeito, carinho), mas, apesar disso, se encontram em um estágio de superficialidade, pois desconhecem a linguagem do amor. Como nos casos citados anteriormente, mesmo entre namorados trata-se de um modo de satisfação momentânea, uma busca irresponsável pelo prazer, pois ainda não existe um compromisso amadurecido.
Outra forma de praticar o ato sexual que vai totalmente contra os preceitos da Igreja está presente na relação sexual "extramatrimonial": o adultério.
A relação sexual vivida em um amor autêntico é entrega pessoal total e definitiva, por isso precisa estar acompanhada do compromisso definitivo selado diante de Deus e da comunidade.
Qualquer que seja o propósito dos que se envolvem em relações sexuais prematuras, ainda que realizadas com sinceridade e fidelidade, por si só, não é o meio mais adequado para garantir a relação interpessoal verdadeiramente honesta entre um homem e uma mulher e para protegê-los contra os devaneios, as fantasias e os caprichos das paixões. Portanto, a Igreja convida os noivos a viver a castidade na continência. "Nessa provação, eles verão uma descoberta do respeito mútuo, uma aprendizagem da fidelidade e da esperança de se receberem ambos da parte de Deus" (CIC 56).
Torna-se cada dia mais necessário e urgente que as famílias cristãs católicas deem testemunho de respeito, de fidelidade, de amor, de carinho e do verdadeiro valor do matrimônio e da família. Assim, serão exemplos de um amor verdadeiro e honesto.
(Trecho do livro: "Sexualidade, o que os jovens sabem e pensam"). 

Padre Mário Marcelo Coelho - SCJ