quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Hoje é o aniversário da nossa Caicó - 142 anos

Em Caicó, rios, pedras, grutas e serras, como a Serra de São Bernardo, a Serra da Formiga, a Serra da Caridade e a Pedra da Baleia, são cenários perfeitos para o rapel, escalada, rali de motos, mountain bike, acampamentos, trilhas e trekking. Na cultura caicoense, destaca-se a Irmandade dos Negros do Rosário, criada em 1771, que até hoje comemora seus rituais com uma coreografia toda própria, utilizando lanças e danças tribais ao som de tambores seculares.
Destaque também para o artesanato, a Festa de Sant’Ana e o carnaval. Caicó carrega o título de “terra do bordado”, se sobressaindo internacionalmente pela qualidade de seus bordados. Depois de correr, passear e se extasiar com tanta beleza, é hora de provar a extraordinária carne-de-sol e os queijos de manteiga e coalho, além dos deliciosos doces e biscoitos caseiros.
Caicó é o maior município do Seridó e a sua povoação começou na Fazenda Penedo, em 1735. Foi elevada à condição de vila em 1788, sob o nome de Vila Nova do Príncipe. Em 16 de dezembro 1868 foi alçada à categoria de cidade, recebendo os nomes de Cidade do Príncipe (1868), Cidade do Seridó (1890) e, finalmente, Caicó (1890).