quarta-feira, 7 de abril de 2010

A população do mundo vai parar de crescer?

por Emiliano Urbim
"A batalha para alimentar toda a humanidade acabou. Nas próximas décadas, centenas de milhões de pessoas vão morrer de fome, apesar de qualquer plano de emergência iniciado agora. A esta altura, nada pode impedir o aumento substancial da mortalidade mundial", alerta Paul Ehrlich em seu mais famoso livro, publicado em... 1968. Pois é: a bomba populacional não estourou. Nos anos 70 e 80, a agropecuária aumentou sua produtividade e a taxa de natalidade despencou no mundo inteiro, levando ao quase consenso de que a população mundial vai se estabilizar em torno de 9 bilhões de pessoas ali por 2050 (ver quadro ao lado). E essa freada brusca vai transformar o mundo.

Um artigo de Jack Goldstone, publicado na última edição da revista Foreign Affairs, mostra que o importante não é tanto o tamanho da população, mas onde ela diminui e onde cresce, e aponta 4 tendências. A primeira já está em curso há muito tempo: em 2050, a maioria dos terráqueos vai viver em grandes cidades - e haja esgoto, hospital e ruas para tanta aglomeração. Outras duas dizem respeito aos países mais ricos: além de sua população envelhecer e diminuir, Europa, EUA e Canadá vão representar menos riqueza - apenas 30% do PIB mundial em 2050, menos que antes da Revolução Industrial.

Por fim, 70% do crescimento mundial deve se concentrar em países com maioria ou grande população
islâmica. Ou seja, é bom Ocidente e Oriente Médio começarem a se entender, antes que o mundo fique pequeno demais para os dois.

Projeto Mais Educação é retomado nas escolas municipais

Foi retomado esta semana em 13 Escolas Municipais de Caicó o Programa Mais Educação.O projeto desenvolve atividades agrupadas em macro-campos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educação e comunicação, educação científica e educação econômica, realizadas nocontra turno dos alunos.
Segundo o coordenador do projeto no município, Poposa,esta ação tem proporcionado resultados positivos em termos qualitativos e quantitativos, uma vez que ajudou na diminuição da evasão escolar, na ociosidade do estudante enquanto estava fora da escola, além de contribuir com a erradicação do trabalho infantil ao oferecer educação em tempo integral", revela Poposa.
Esta é uma iniciativa do MEC para recuperar alunos do Ensino Fundamental que estão com notas baixas auditadas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), através da Prova Brasil. É uma forma de incentivo para alunos com baixo rendimento, problemas comportamentais e que se encontra em defasagem idade/série.
Os cursos oferecidos pelo programa são: letramento, matemática, futebol, karatê, taekwondo, pintura, desenho, teatro, informática, capoeira, hip hop, voleibol, recreação/lazer, rádio escolar, horta escolar, informática /tecnologia da informação, fanfarra, canto coral, danças, xadrez e agenda 21 orientado pela Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com Vida) que dialoga com as questões ambientais na escola.
Este é um programa desenvolvido pelos ministérios da Educação, do Esporte, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Cultura, da Ciência e Tecnologia, do Meio Ambiente e a Secretaria Nacional da Juventude da Presidência da República. Como resultado dessa articulação, criou-se o Fórum Interministerial Mais Educação.

Magnólia Figueiredo participará de conferência amanhã em Caicó

A secretária estadual de esporte e lazer, Magnólia Figueiredo, estará amanhã em Caicó participando da abertura da conferência regional do esporte, a partir das 8 horas e 30 minutos no auditório da câmara municipal.

A coordenação do evento é do professor Francisco Borges de Araújo.

Essa é uma etapa para a conferência nacional do esporte que vai acontecer de 3 a 6 de junho em Brasília.

Magnólia fará a abertura oficial e em seguida acontecerá palestra.

Depois os presentes vão se reunir, discutir alguns pontos, apresentá-los e no final serão escolhidos os delegados que irão para a convenção estadual.

Da convenção estadual serão escolhidos 25 delegados para a convenção nacional que será realizada de 3 a 6 de junho em Brasília.

O governo federal está fazendo um chamamento com o tema "Por um time chamado Brasil", enfocando um projeto para próxima década.

Na próxima década acontecerão eventos mundiais no Brasil como a Copa do Mundo e as Olímpiadas
.