quarta-feira, 28 de abril de 2010

Amanhã 29/04 tem mais uma edição do Justiça na Praça

A 2ª edição do Programa Justiça na Praça na cidade de Caicó vai acontecer na próxima quinta-feira, 29, na Ilha de Santana, em horário alternativo: das 17h a meia noite. O horário foi escolhido em virtude do clima mais ameno e maior disponibilidade da população.
Durante o evento, será disponibilizado Plantão Jurídico, mas 53 audiências dos Juizados Especiais e 70 audiências da 1ª Vara Cível foram previamente agendadas. Todas as audiências serão realizadas por dezoito magistrados, com a ajuda de promotores, advogados e alunos das práticas jurídicas.
Para o casamento comunitário, o 2º Ofício de Notas confirmou 350 inscrições habilitadas, número recorde entre as 12 edições do Programa. Os serviços oferecidos serão os da Ouvidoria do Tribunal de Justiça e do Ministério Público, os do NOADE (Núcleo de Apoio a dependentes químicos), do Programa Novos Rumos na Execução Penal, TRE, OAB, Conselho Tutelar, SEJUC e emissão de documentos, como identidade, CPF, carteiras profissionais.
Na praça, os caicoenses e moradores dos municípios vizinhos também encontrarão serviços médicos oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, como: dentista, clínico geral, dermatologista, ginecologista, urologista, mastologista, ortopedista, geriatra, cardiologista e oftalmologista.
A programação cultural será vasta, com a apresentação de grupos teatrais locais, desfile da Cavalaria da Polícia Militar, Banda da Polícia Militar com 40 integrantes, desfile de escoteiros, exposição de trabalhos manuais (bordadeiras), entre outros. Na abertura, o bloco carnavalesco “Bloco de Magrão” conduzirá as pessoas até a Praça.
Parceiros
Os parceiros do Judiciário Estadual nesta edição do Programa Justiça na Praça são: Ministério Público Estadual, OAB, Defensoria Pública, ABMCJ, UFRN, IFRN, UERN, SEJUC, Câmara Municipal de Caicó, Conselho Tutelar, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, SEBRAE, DETRAN, INSS, SESC/Caicó, Secretarias Municipais, Exército, 24ª CSM, Bombeiros, Polícia Militar, ITEP, TRE, CAERN, SENAC, Ônibus do SESI e 2º Ofício de Notas.

Quem é mais forte: o amor ou o poder?

Certa vez, disse para uma amiga: “Não desista de viver a bondade!” Passaram-se anos e há poucos dias ela me disse: “Nunca mais esqueci suas palavras e tenho deixado-me conduzir por elas, as quais permanecem como eco em minha memória”.
A princípio, fiquei somente surpresa por ela ter se recordado tão vivamente do conselho, mas depois percebi que era mais que isso. Em suas palavras, percebi o Senhor atualizando o recado também para minha vida.
Em um mundo no qual se coloca em evidência aquilo que não é bom, se não estivermos alicerçados em princípios de fé e esperança, correremos o risco de nos deixar levar pela maldade e agir pela força dos argumentos da razão, desistindo facilmente de ser bons.
Hoje falei sobre isso em um dos programas que apresento na Rádio Canção Nova e resolvi ampliar a partilha na intenção de que ela chegue ao seu coração. Eu acredito no poder da bondade! Posso dizer, por esperiência própria, que o amor é mais forte do que o poder do mal.
Existe uma fábula atribuída a Esopo que pode ilustrar essa partilha e eu a apresento aqui:
"Conta-se que o sol e o vento discutiam sobre qual dos dois era mais forte.
O vento disse:
- Provarei que sou o mais forte.
Vê aquela mulher que vem lá embaixo com um lenço azul no pescoço?
Aposto como posso fazer com que ela tire o lenço mais depressa do que você.
O sol aceitou a aposta e recolheu-se atrás de uma nuvem.
O vento começou a soprar até quase se tornar um furacão, mas quanto mais ele soprava,
mais a mulher segurava o lenço junto a si.
Finalmente, o vento acalmou-se e desistiu de soprar.
Então, o sol saiu de trás da nuvem e sorriu bondosamente para a mulher.
Com este gesto, ela imediatamente esfregou o rosto e tirou o lenço do pescoço.
O sol disse, então, ao vento:
- Lembre-se disso: A gentileza e a bondade são sempre mais fortes que a fúria e a força".
Acredito que, com essa narrativa, Deus está nos dando hoje a direção para vencermos os obstáculos de nossa vida. Não com a força, não com a fúria, mas com a gentileza, com o sorriso, com a bondade, com a paciência, com o amor e o perdão, é assim que venceremos!
Não sei em qual etapa da vida você se encontra, quais são os desafios que tem enfrentado, mas acredito que Jesus, o “Homem bom por excelência” , pode e quer nos ajudar a darmos uma resposta diferente, fazendo opção pela bondade. A Palavra do Senhor diz: "Não pela força, nem pela violência, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos [...]" (Zacarias 4,1-10).
E o Espírito de Deus nos conduz somente àquilo que é bom, justo e nobre.
Que tenhamos a coragem e a disposição para expressar a bondade que está em nós e pode chegar a muitos corações a partir da nossa decisão e coragem de ser um pouco melhores a cada dia. Eu estou tentando. E você?
Busquemos, juntos, neste dia, dar a vitória à bondade. A força dessa virtude, passando por nossos pequenos gestos, pode fazer grande diferença.

Eleitor tem só até o dia 5 para tirar título

O eleitor que ainda não tirou ou não fez a transferência do seu título tem até a sexta-feira (5) para regularizar a situação. Até essa data, os cartórios eleitorais do país ficam abertos em horário estendido.Em São Paulo e no Distrito Federal, os cartórios vão funcionar das 9 às 18h. No feriado de 1º de Maio e no domingo (2), também haverá expediente. No Paraná, mutirões de atendimento ao eleitor estão sendo realizados desde meados de abril.
A central de atendimento ao eleitor de Curitiba também abriu e o TRE-BA (Tribunal Regional Eleitoral da Bahia) e instalou um posto móvel de atendimento ao eleitor no Bairro de Ilha Amarela, em Salvador. No Amazonas, o TRE-AM abriu um posto na zona leste de Manaus.
Pessoas que pretendem tirar seu título de eleitor pela primeira vez devem comparecer ao cartório eleitoral com documento de identidade, comprovante de endereço e, em caso de homens, comprovante de quitação militar.
Já para a transferência do domicílio eleitoral, o eleitor deve levar seu título, os comprovantes de votação ou justificação de eleições anteriores, documento de identidade e comprovante de residência.

Megatraficante colombiano é transferido do Rio de Janeiro para presídio de Mossoró


Trezentos e sessenta dias. Este é o tempo que o traficante colombiano Néstor Ramón Caro-Chaparro, de 42 anos, um dos homens mais procurados do mundo, foi autorizado a permanecer no Presídio Federal de Mossoró (PFMOS).
Considerado um dos traficantes mais procurados pelo FBI, a Polícia Federal dos Estados Unidos da America, ele foi preso no último dia 16, no Rio de Janeiro, e foi transferido ontem para o Presídio Federal de Mossoró.
Apesar de ter desembarcado no Aeroporto Dix-sept Rosado em Mossoró às 14h15, a permanecia do traficante só foi confirmada no final da tarde de ontem, após determinação do juiz federal Ivan Lira de Carvalho, corregedor do Presídio Federal de Mossoró, e titular da 5ª Vara Federal do Rio Grande do Norte.
O impasse gerado em torno da permanência do traficante colombiano ocorreu porque o detento foi transferido do Rio de Janeiro para o Rio Grande do Norte, sem que o juiz corregedor fosse comunicado.
Segundo o diretor do presídio, o delegado da Polícia Federal Kérsio Silva Pinto, a operação de transferência do traficante foi toda executada pela Polícia Federal do Rio de Janeiro.
Ele explicou que o Supremo Tribunal Federal (STF) havia autorizado a transferência do colombiano do "Presídio de Bangu I", no Rio de Janeiro, para uma unidade prisional administrada pelo Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), até ser extraditado.
Ainda segundo o diretor, a PF enviou um pedido de informação ao Depen consultando sobre a oferta de vagas nos presídios federais e obteve a resposta que das cinco unidades em funcionamento a instituição prisional de Mossoró é a que disponibilizava mais vagas ociosas.
Néstor Ramón foi encaminhado de helicóptero do Presídio de Bangu I para o Aeroporto do Galeão, de onde seguiu em uma aeronave da Polícia Federal, para o presídio de Mossoró, sem que a transferência fosse autorizada pelo juiz federal Ivan Lira. "Quem determina quem entra ou sai do presídio federal de Mossoró é o juiz corregedor Ivan Lira. Somente ele pode autorizar o recebimento do preso", explicou o diretor Kérsio Silva.

FBI ofereceu recompensa de até cinco milhões de dólares

O traficante foi preso quando deixava o Edifício São Carlos do Pinhal, um prédio na orla do bairro de Copacabana, na Avenida Atlântica, na zona sul do Rio de Janeiro. Ele estava acompanhado de sua namorada, grávida de oito meses, que declarou não saber do envolvimento do colombiano com o tráfico de drogas. O traficante era procurado desde setembro de 2001, quando foi indiciado por tráfico e lavagem de dinheiro no Distrito Leste de Nova Iorque, como integrante do cartel colombiano do Vale do Norte. Uma recompensa de US$ 5 milhões havia sido oferecida pelos EUA para quem encontrasse o traficante.
A Polícia Federal brasileira chegou ao traficante graças à interceptação de mensagens feita pela Agência Antidroga dos Estados Unidos (Drug Enforcement Agency - DEA). Uma norte-americana trocou recados pelo BlackBerry com a esposa venezuenala de Chaparro. Assim, as autoridades rastrearam a viagem da mulher do traficante para o Panamá, Venezuela, Chile e Brasil.
Em território tupiniquim, ela fez ligações para o marido quando ele estava em Cúcuta, na Colômbia. Néstor fugiu para Caracas, na Venezuela, e, em 13 de março, retornou ao Brasil com o nome falso de Wilson Humberto López Rodríguez.
O colombiano recentemente esteve envolvido num escândalo depois que foi divulgado um vídeo de seu casamento em que aparecerem coronéis do Exército colombiano, que acabaram sendo retirados da ativa.

Detento chegou a traficar várias toneladas de cocaína

De acordo com o Departamento de Estado Americano, Néstor Ramón Caro-Chaparro foi envolvido em tráfico de drogas desde o final dos anos 1980. Ele foi responsável pelo envio de remessas de várias toneladas de cocaína proveniente da Colômbia através do Brasil para a Nova York e Inglaterra. No final dos anos 1990, era um membro do alto escalão de uma operação de contrabando. Também esteve envolvido em uma operação de branqueamento de drogas de capitais responsáveis pelas quantidades de contrabando de cocaína a granel em contentores marítimos do Brasil para os Estados Unidos, totalizando mais de cinco toneladas. O traficante foi indiciado no Distrito Leste de Nova Iorque, em 26 de setembro de 2001, por tráfico de cocaína e lavagem de dinheiro. Chaparro tinha laços estreitos com a Unidade Autodefesa da Colômbia (AUC), uma organização paramilitar colombiano que foi identificada como uma organização terrorista estrangeira. A Polícia Federal considerou a prisão do traficante como a mais importante do ano. O colombiano ficará no Presídio Federal de Mossoró à disposição do STF. O pedido de extradição do governo norte-americano tem data de 2005, no site do STF.
Em entrevistas concedidas à imprensa após a prisão do megatraficante, o diretor da Polícia Nacional da Colômbia, general Oscar Naranjo, disse que Chaparro era o penúltimo fugitivo entre os grandes traficantes de drogas mais procurado em seu país, depois da prisão em Quito de Ramón Alberto Quintero Sanclemente. "Só está faltando a prisão de Carlos Alberto Rentería Mantilla, o 'Beto Rentería'", disse o policial Naranjo.