terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Microilha encanta turistas na Eslovênia


Cenário de conto-de-fadas, imagem de quebra-cabeças, brinquedo em miniatura… Não faltam referências fantásticas para a paisagem desta pequena ilha no meio de um lago rodeado pelos Alpes na Eslovênia, país do leste europeu vizinho de Itália, Áustria, Hungria e Croácia.
Conhecida como Bled, a região é um dos destinos de viagem preferidos dos eslovenos, por conta de atrações como castelos, florestas, montanhas e estações de esqui.
Mas é a ilhazinha, bem no meio do lago, que mais atrai visitantes durante o ano. Motivos não faltam: o lago e a ilha são os únicos do país, e contam com casas e construções de uma arquitetura única. Em especial o Santuário da Assunção de Nossa Senhora, construído no século 15.


Sua pitoresca torre de 52 metros de altura destaca-se no meio do arvoredo e é parada obrigatória para os fiéis que visitam o templo. Para subir até seu topo, é necessário enfrentar uma escada com 99 degraus. Por conta do cenário inusitado, a igreja é muito procurada para casamentos, não apenas por noivos da Eslovênia, mas também por gente vinda de outros países da região.

Mas o Santuário não é a única construção da ilha. Sua ocupação, aliás, começou no século 11 a.C.. Muito tempo depois, durante a Idade Média, o local serviu como terreno para cultos pagãos. No ano de 1.142 foi construído um primeiro templo cristão, refeito no século 15 e finalizado por volta de 1.800, após um terremoto que destruiu parte do edifício original.
Além da paisagem e das construções históricas, o Lago Bled também atrai visitantes por um outro motivo igualmente peculiar: rodeado por montanhas, ele quase não sofre com ventanias e agitações na superfície, e por isso mesmo é um dos destinos prediletos em todo mundo entre os praticantes de remo e canoagem.



Fonte: g1.com

Arquidiocese de Natal prepara posse do novo Arcebispo

Dom Jaime Vieira Rocha será empossado como o sexto Arcebispo da Arquidiocese de Natal, dia 26 próximo, às 9 horas, na Catedral Metropolitana. Antes, às 8h30, Dom Jaime será acolhido pelo clero, autoridades e fiéis em geral, em frente à Catedral. A celebração deverá contar com a presença dos bispos do Regional Nordeste 2 e até de outros regionais da CNBB, o clero natalense e de outras dioceses, como Caicó, onde Dom Jaime foi bispo e, especialmente, de Campina Grande (PB). Dom Jaime sucederá Dom Matias Patrício de Macedo, que governou a Arquidiocese de Natal por oito anos. Natural de Tangará (RN), Dom Jaime nasceu em 30 de março de 1947. Cursou Filosofia e Teologia, na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo (SP); Ciências Sociais, na UFRN; e atualização para formadores de seminários, em Roma. Ordenou-se padre em 01 de fevereiro de 1975, em Natal.
Foi nomeado bispo de Caicó, em 29 de novembro 1995. A ordenação episcopal aconteceu em 6 de janeiro de 1996, na Basílica de São Pedro, em Roma, pelo Papa João Paulo II. O lema episcopal escolhido por ele é: “Scio cui credidi”, que significa: “Sei em quem acreditei”. Foi Bispo de Caicó, de 1996 a 2005; e Bispo de Campina Grande, de 2005 a 2011; de 2007 a 2008, acumulou o cargo de Administrador Apostólico de Guarabira-PB. Em 21 de dezembro de 2011, o Papa Bento XVI o nomeou Arcebispo de Natal. Atualmente, Dom Jaime é o Bispo Referencial da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, no Regional Nordeste 2; e, em nível nacional, é membro da Comissão Episcopal para a Amazônia.

Fonte: Wallace Maxsuel