terça-feira, 16 de março de 2010

RN e CE terão marco regulatório para aquíferos da Chapada do Apodi

O Rio Grande do Norte e o Ceará terão um marco regulatório a fim de garantir o uso sustentável da água subterrânea dos aqüíferos da Chapada do Apodi. Nesta quarta-feira (13), às 9h, no auditório da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), em Natal, a Comissão Técnica de Acompanhamento e Fiscalização dos Recursos Hídricos Subterrâneos dos aqüíferos da Chapada do Apodi reúne-se para discutir a questão. Os trabalhos serão dirigidos pelos técnicos da Agência Nacional de Águas (ANA), com participação de pesquisadores e profissionais que lidam com água subterrânea no Estado do Ceará.

O propósito da reunião, que acontece mensalmente em diferentes cidades, é discutir o resultado dos estudos desenvolvidos por um consórcio de duas empresas (Projetecne e Techne). Os dados são coletados no aqüífero, comum ao Rio Grande do Norte e Ceará, que irão subsidiar o Marco Regulatório. O projeto do Programa Nacional de Desenvolvimento dos Recursos Hídricos (Proágua Nacional), financiado pelo Banco Mundial, é considerado experiência piloto por envolver dois estados brasileiros que compartilham águas subterrâneas comuns aos solos potiguar e cearense.

Os aqüíferos da capada do Apodi são denominados Açu e Jandaíra, alvos da avaliação de reservas para evitar a exploração excessiva, capaz de prejudicar os dois estados. O aqüífero Açu abastece o Rio Grande do Norte através de poços, parte de Mossoró, Areia Branca, Grossos, Tibau e Governador Dix Sept Rosado. Já o Jandaíra é utilizado na irrigação de plantas frutíferas, principalmente em Baraúna e também na fruticultura do Ceará, especialmente nos municípios de Limoeiro do Norte, Russas e Alto Santo.
 
Tribuna do Norte

Concurso Público na para prefeitura de São Fernando

Mais uma prefeitura no Seridó abre concurso público, desta fez é a do municípios de São Fernando. O prefeito de São Fernando, Genilson Maia anunciou que a Prefeitura Municipal de São Fernando vai realizar concurso público, com aproximadamente 33 vagas, sendo 10 de nível superior.
Também haverá vagas para nível médio e fundamental, com cargos de Agente de endemias, assistente administrativo, tratorista, pedreiros, motorista, entre outros.
As inscrições estarão abertas de 22 de março a 09 de abril.
As provas serão realizadas no dia 02 de maio. Os interessados deverão procurar a Secretaria de Administração do município. A prefeitura vai divulgar também o site para inscrições via Internet. Mais detalhes, na edição deste sábado do Jornal Correio do Seridó.
Correio do Seridó

Escolas estaduais de Caicó serão vistoriadas pelo ministério público.

A promotora Fladja Raiane Soares de Souza fará uma apuração, através inquérito nº 001/2010, do descaso físico sofrido por escolas estaduais de Caicó, durante a gestão de Wilma de Faria (PSB). O Ministério Público verificará in loco a situação de precariedade vivida pelo Centro Educacional José Augusto (CEJA), Antônio Aladim, Senador Guerra, Edmundo Kargere e Joaquim Apolinar.

Chove na maioria dos municípios do estado

Apesar da grande expectativa dos agricultores para o próximo dia 19 de março, dia de São José, data que eles consideram como termômetro para saber se o inverno será bom ou ruim, os pluviômetros da Emparn já registram chuvas em 27 municípios do estado.
Das 7:00 horas da última sexta-feira (12) até às 7:00 horas de hoje (15) choveu em todas as mesorregiões do Estado. A maior precipitação foi registrada no município de São Fernando, na Região Central, com 31 milímetros, seguido de Caicó, Baía Formosa e Pedro Velho, com 18 milímetros cada.
A expectativa dos meteorologistas da Emparn é que com o início da temporada de chuvas (mesmo com o a previsão de um inverno abaixo da média), a temperatura diminua, deixando a sensação térmica mais agradável.