sexta-feira, 22 de julho de 2011

Hoje (22/07) é dia de Santa Maria Madalena

Natural de Mágdala, na Galileia, Maria Madalena foi contemporânea de Jesus Cristo, tendo vivido no Século I. O testemunho de Maria Madalena é encontrado nos quatro Evangelhos:

"Os doze estavam com ele, e também mulheres que tinham sido curadas de espíritos maus e de doenças. Maria, dita de Mágdala, da qual haviam saído sete demônios..." (Lc 8,1-2).

Após ter sido curada por Jesus, Maria Madalena coloca-se a serviço do Reino de Deus, fazendo um caminho de discipulado, de seguimento a Nosso Senhor no amor e no serviço. E este amor maduro de Maria Madalena levou-a até ao momento mais difícil da vida e da missão de Nosso Senhor, permanecendo ao lado d'Ele:

"Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe e a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena" (Jo 19,25).

Maria Madalena foi a primeira testemunha da Ressurreição de Jesus:

"Então, Jesus falou: 'Maria!' Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: 'Rabûni!' (que quer dizer: Mestre)" (Jo 20,16).

A partir deste encontro com o Ressuscitado, Maria Madalena, discípula fiel, viveu uma vida de testemunho e de luta pela santidade.

Existe também uma tradição de que Maria Madalena, juntamente com a Virgem Maria e o Apóstolo João, foi evangelizar em Éfeso, onde depois veio a falecer nesta cidade.

O culto à Santa Maria Madalena no Ocidente propagou-se a partir do Século XII.

Santa Maria Madalena, rogai por nós!

Evangelho (João 20,1-2.11-18)


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quan­do ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmu­lo, e não sabemos onde o colocaram”.
11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.
13Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”.
16Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabuni” (que quer dizer: Mestre). 17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto de meu Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Programação da Festa de Sant’Ana 2011 para esta sexta-feira (22)

O6h30 e 17h30: Missa na Catedral de Sant’Ana
08h: Marcha dos Idosos, saindo da Praça Doutor José Augusto para a Ilha de Sant’Ana. Celebração de missa no ginásio Nonozão.
19h: 1ª Novena. Noitários: juventude e educação. Pregador: Padre Janilson Alves de Oliveira
18h: Inauguração do Hospital Oncológico do Seridó
19h30: Entrega de Títulos de Cidadão Honorário de Caicó e Comenda de Honra ao Mérito Vila do Príncipe, no ginásio Nonozão.
20h30: Confissões individuais
20h30: Pavilhão Cultural (Projeto Letra e Música): Filarmônica Recreio Caicoense e Orquestra Sanfônica do Seridó.
21h: Casa de Cultura – Lançamento do livro de poesias Sonhos de Mulher, da autora Maria das Dores Medeiros de Souza; sarau poético da Oficina de Cordel, Coral Canto Caá e Jussara Marília (voz e violão).
21h: Festa Noite Branca, na pousada Céu Azul (Fazenda Pai Bastião – saída de Caicó para Jucurutu). Atrações: Forró Me Pega, dupla sertaneja Thiago e Santafé, DJ Dilvan e Orquestra do Magão. Traje branco obrigatório.

Hospital Oncológico de Caicó será inaugurado nesta sexta-feira (22)

A Liga Norte-Rio-Grandense Contra o Câncer inaugura em Caicó, a partir das 18h desta sexta-feira (22), sua mais recente conquista: o Hospital de Oncologia do Seridó, que traduz o objetivo de interiorizar o tratamento contra o câncer e atender a demanda reprimida de pacientes do interior do Estado. A nova unidade vai beneficiar uma população de cerca de 300 mil habitantes dos 25 municípios que compõem aquela macrorregião.
A unidade já mantém em pleno funcionamento os setores de oncologia clínica (quimioterapia), além do atendimento ambulatorial em mastologia, cabeça e pescoço, urologia e cirurgia geral, e terá futuramente estrutura completa para cirurgias, com 50 leitos para internação, dos quais oito são direcionados para a UTI, estrutura para cirurgia oncológica, cirurgia cardíaca, serviço de hemodinâmica e alta complexidade em oncologia e cardiologia.
Toda a diretoria da Liga Norte-Rio-Grandense Contra o Câncer estará presente na solenidade. O Hospital de Oncologia do Seridó fica localizado Perímetro Irrigado Sabugi, bairro Paulo VI, no anexo do Hospital Regional de Caicó.

Aluno de universidade pública poderá prestar serviço obrigatório

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 326/11, do deputado Rubens Bueno (PPS-PR), que obriga o recém-graduado das instituições públicas de educação superior mantidas pela União a prestar serviço social profissional pelo prazo de pelo menos seis meses, sem remuneração salarial.

Pelo projeto, o serviço social será prestado de acordo com a natureza da formação acadêmica, com o objetivo de colocar à disposição da sociedade a preparação profissional do recém-graduado. Ele será requisito prévio para obter o título ou grau acadêmico, sem substituir o estágio profissional obrigatório.


Contrapartida

Para Rubens Bueno, o projeto representa uma alternativa à ideia de cobrar mensalidades dos alunos de graduação do ensino público. "É justo que os estudantes beneficiários da privilegiada experiência de estudar gratuitamente nas melhores instituições de educação superior ofereçam à sociedade, também de forma gratuita, os seus serviços profissionais, pelo menos durante o curto período de seis meses", argumenta.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), em 2007 o custo anual de cada aluno de universidade federal foi R$ 15.118,04. A meta do ministério é reduzir o valor para R$ 9.403,39 até 2012, com os esforços do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que está ampliando o número de matrículas ofertadas.


Desigualdade

A educação, diz o deputado, é uma estratégia privilegiada de redução das diferenças sociais. “O projeto objetiva determinar que, na formação em nível superior dos cidadãos brasileiros, seja assegurada a experiência indispensável de lidar com as questões mais importantes relativas à desigualdade social e à promoção de sua erradicação, mediante ações efetivas de desenvolvimento das comunidades carentes”, explica.

Além do caráter de justiça social e incentivo ao espírito de solidariedade, prossegue Rubens Bueno, não haverá qualquer prejuízo para o profissional recém-formado, que receberá ajuda financeira e terá sua atividade validada e incorporada ao tempo de serviço, para fins de aposentadoria.


O serviço social profissional obrigatório, sustenta o deputado, é uma compensação pelo privilégio do ensino gratuito, ao mesmo tempo em que abre aos brasileiros carentes o acesso efetivo aos diversos serviços de competência do poder público.


Fonte: UOL

Aulas da rede estadual em Caicó retornam em Agosto

A greve dos professores foi encerrada ontem em todo o Rio Grande do Norte. O movimento durou mais de 80 dias e mobilizou toda a categoria. Em Caicó, uma assembléia foi realizada na manhã de hoje, quinta-feira (21), e ficou decidido que as aulas retornam no dia 01 de Agosto. Já nas demais cidades do Seridó devem voltar as aulas normalmente.

“A nossa greve foi suspensa por tempo indeterminado. Isso aconteceu após uma determinação judicial e tivemos que obedecer, mas quero deixar claro que não estamos satisfeitos com a situação. Voltamos e vamos esperar que a proposta seja cumprida. No que diz respeito a reposição das aulas vamos repor com o conteúdo”, disse a Professora Zeneide Figueiredo.
Com relação a reposição das aulas, a categoria decidiu esperar a posição do Sindicato dos trabalhadores em Educação do RN. O Governo do Estado teria sugerido que as aulas fossem repostas durante nove sábados, mas o SINTE deve propor um novo calendário a Secretaria de Educação.