quinta-feira, 15 de julho de 2010

Rio Grande do Norte reduz pobreza em mais de 40 por cento, revela estudo

O Rio Grande do Norte é o Estado do Nordeste com menor índice de pobreza extrema e o segundo com menor número de pessoas em pobreza absoluta. Os dados foram divulgados ontem pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), apontando a redução de 41,5% da pobreza no RN nos últimos 14 anos.
Segundo o estudo, a queda nas taxas de pobreza extrema e absoluta foi mais intensa no período de 2003 a 2008, período do governo do Presidente Lula e do Governo do PSB no RN (Wilma e Iberê). Os especialistas do Ipea atribuem essa acelerada redução da miséria ao programa Bolsa Família, do Governo Federal, que atende hoje a 336.890 pessoas no RN.
RN é estado do NE com menor índice de pobreza absoluta segundo Ipea
O estudo do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) mostra ainda que o Rio Grande do Norte tem a menor taxa de pobreza extrema do Nordeste (20,2%), à frente de Estados mais ricos como Bahia e Pernambuco.
Ranking da pobreza extrema no NE
Rio Grande do Norte – 20,2%
Sergipe – 21,3%
Paraíba – 23,2%
Ceará – 23,5%
Bahia – 23,8%
Pernambuco – 24,7%
Piauí – 26,1%
Maranhão – 27,2%
Alagoas – 32,3%
O Rio Grande do Norte tem ainda a segunda menor taxa de pobreza absoluta (44,2%) do Nordeste, perdendo apenas para a Bahia.

Ranking da pobreza absoluta no NE
Bahia – 47,1%
Rio Grande do Norte – 44,2%
Sergipe – 48,3%
Ceará – 49,3%
Pernambuco – 50,1%
Paraíba – 51,9%
Piauí – 52,9%
Maranhão – 55,9%
Alagoas – 56,6%

Mulher é condenada por fazer sexo com o filho de 14 anos

O mundo anda mesmo de pernas para o ar. Aimee Louise Sword, de 36 anos, foi condenada a pelo menos nove anos de prisão por ter feito sexo com o filho que dera para adoção. A americana de Waterford (Michigan) rastreou o filho biológico de 14 anos pelo Facebook em janeiro de 2008. Ela agora pagará por crime sexual. 
Especialistas em saúde mental entrevistados pela imprensa americana classificaram o caso como "abominável". Segundo eles, as sequelas no adolescente podem ser irreparáveis, principalmente se esta tiver sido a primeira experiência sexual do jovem, agora com 16 anos. 
"É um caso muito trágico, e estou preocupada com o bem-estar desse jovem e com o que pode ter acontecido à sua cabeça e ao seu futuro", declarou Jessica Cooper, promotora de Oakland, onde transcorreu o julgamento. 
O sexo entre mãe e filho se deu em um motel e na casa de um parente de Aimee. À época, Aimee era casada. Não foi esclarecido no processo se o menino sabia que Aimee era sua mãe biológica. 
"Quero me desculpar com este tribunal, com os meus filhos e com a minha irmã. Tenho remorso por tudo o que aconteceu. Eu não entendo aquilo", disse Aimee antes de ouvir a sentença. A condenada tem outros cinco filhos. 

Da Agência O Globo