terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Horário de verão acaba neste domingo

Agência Brasil


Depois de 126 dias, o horário de verão termina à zero hora deste domingo, 21. Os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão atrasar os relógios em uma hora.

Em outubro, ao decretar o horário de verão, o governo estimou que a economia de energia chegaria a 5% nos horários de pico de consumo. Um decreto presidencial determinou, a partir deste ano, o período exato em que o horário diferenciado vai vigorar: começará sempre no terceiro domingo de outubro e terminará sempre no terceiro domingo de fevereiro.

Segundo informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a ideia do horário de verão surgiu nos Estados Unidos, 100 anos antes da Conferência de Washington de 1884, com o fim de aproveitar a luz natural o mais possível durante os dias mais longos do ano.

O Brasil começou a adotar o horário de verão em 1931/1932. Até 1967, o horário era decretado esporadicamente e sem um critério científico mais apurado. Depois, ficou 18 anos suspenso e só voltou no verão 1985/86, motivado por um racionamento de energia em função de baixa nos reservatórios das hidrelétricas.

"Outros países também fazem mudança na hora legal para aproveitar a maior luminosidade no período primavera-verão, a exemplo do que acontece na União Europeia, nos Estados Unidos, no Canadá e na Rússia", informa a Aneel.

Carnaval no Seridó

Hoje é terça-feira de carnaval, também conhecida como terça-feira gorda vejamos a programação de hoje em Caicó e algumas cidades da nossa região:

A partir das 16:00 concentração do Ala Ursa do Poço de Santana (Magão) e do Treme Treme
Ilha de Santana em Caicó: encerramento: Pawleira do Brasil e Marquinhos Carrera
Caicó Iate Clube: Cavaleiros Elétrico, Marquinhos Carrera e Banda Sakulejo e Pegação Elétrico.
CAP – Jardim de Piranhas: Prabalá e Baby Mel Elétrico.
Currais Novos: 17h – Frank Miranda Elétrico. 22h – Escolha da Virgem do Carnaval 2010 com Pega na Boneca e Danado de Bom na Folia.
Parelhas: Só na Manha Elétrico/ Ariaxé – Comunidade Santo Antônio da Cobra
ardim do Seridó: Detona e Orquestra de Frevo
Acari: 16h – 2ª matinê com portões abertos para as crianças e seus acompanhantes (Municipal Clube). 20h – Trio Paradise pelas principais ruas de Acari com concentração na Praça Thásia Luana. 22h – Pega Nela e Aryaxé (Municipal Clube).
Cruzeta: Canindé Moreno e Banda e Orquestra de Frevo cruzetense.
Jucurutu: Art Guetto, Xamego Bom, Juninho e Banda, Mercenários do Forró e Banda Zueira na Praça Janúncio Afonso.
Florânia: 16h – Matinê com DJ Kledson e Forró do Piseiro (Elétrico).  Daniel e Banda e Forró do Penerado (Elétrico)
Ouro Branco: 17h – Carlinhos e Grupo. 21h – Marquinhos Carreira e Banda Detona.
São Vicente: Matinê – Banda Suada Elétrico e Rodrigo & Orquestra de Frevo. Noite: Rodrigo & Orquestra de Frevo e Banda Swing do Gueto.
Tenente Laurentino Cruz: Forró do Peneirado Elétrico e Forró do Bagaço Elétrico
Cerro Corá: Banda Mix e Ferro Nela
São João do Sabugi: Banda Base e Eclipse na praça pública.