domingo, 21 de fevereiro de 2010

Começarão as comemorações pelo jubileu do Mons. Tércio


A Diocese de Caicó celebrou na manhã deste domingo, 21 de fevereiro, o cinqüentenário de ordenação sacerdotal do monsenhor Ausônio Tércio.
Monsenhor conduziu a celebração ao lado de Dom Manoel Delson e Dom Heitor de Araújo Sales, respectivamente, atual e ex-bispo de Caicó.
Na oportunidade estive presente o clero da Diocese, além de autoridade civis e religiosos.
A platéia numerosa contou com a presença de fiéis, ex-alunos e amigos do monsenhor Tércio. Dentre os políticos presentes, os prefeitos Bibi Costa (Caicó) e Geraldo Gomes (Currais Novos), este tio do homenageado.
Durante a homília, Dom Delson lembrou o trabalho de evangelização e social de padre Tércio.

Fim do horário de verão, acertem seus televisores.

O horário de verão terminou às 24 horas deste sábado(20), nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Nestas regiões, os relógios devem ser atrasados em uma hora à meia-noite.
A economia de energia com o horário de verão este ano, segundo o Ministério de Minas e Energia, é estimada em 0,5%, o que corresponde a cerca de 560 gigawatts (GWh) no Sudeste e Centro-Oeste e de 226 GWh no Sul.
Já a redução da demanda deve ficar em 4,5% nas regiões Sudeste e Centro-Oeste (1.900 MW)  – o suficiente para abastecer uma cidade com 5 milhões de habitantes. No Sul, a previsão é de 4,7% o que representa 575 MW, correspondente a uma cidade com 1,5 milhão de pessoas.
O horário de verão possibilitou, nos últimos dez anos, conforme dados oficiais, uma redução média de 4,7% na demanda de energia no horário de maior consumo, chamado horário de "pico", que ocorre entre as 18h e as 21h. Essa redução significa que as usinas deixaram de gerar, no horário máximo de carga, cerca de 2.000 MW (megawatts) a cada ano ou 65% da demanda do Rio de Janeiro, ou ainda 85% da demanda de Curitiba.
Em 2009-2010 o horário de verão vigorou pela 36ª vez no país. Ele é adotado sempre nesta época do ano por causa do aumento na demanda, como resultado do calor e do crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. Os dias têm mais tempo de luz solar, por causa da posição da Terra em relação ao Sol, e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada com a mudança do horário em parte do país.
Desde 2008, o decreto 6.558 estabeleceu datas fixas para o início e término do horário de verão no país. De acordo com o decreto, a mudança no horário ocorrerá no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro, mas se a data de encerramento coincidir com o domingo de carnaval, o final do horário de verão é transferido para o domingo seguinte.

Liturgia de hoje 1° Domigo da Quaresma

Evangelho (Lucas 4,1-13)


— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 1Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão, e, no deserto, ele era guiado pelo Espírito. 2Ali foi tentado pelo diabo durante quarenta dias. Não comeu nada naqueles dias e, depois disso, sentiu fome. 3O diabo disse, então, a Jesus: “Se és Filho de Deus, manda que esta pedra se mude em pão”. 4Jesus respondeu: “A Escritura diz: ‘Não só de pão vive o homem’”
5O diabo levou Jesus para o alto, mostrou-lhe por um instante todos os reinos do mundo 6e lhe disse: “Eu te darei todo este poder e toda a sua glória, porque tudo isto foi entregue a mim e posso dá-lo a quem eu quiser. 7Portanto, se te prostrares diante de mim em adoração, tudo isso será teu”.
8Jesus respondeu: “A Escritura diz: ‘Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás’”.
9Depois o diabo levou Jesus a Jerusalém, colocou-o sobre a parte mais alta do Templo e lhe disse: “Se és Filho de Deus, atira-te daqui abaixo! 10Porque a Escritura diz: ‘Deus ordenará aos seus anjos a teu respeito, que te guardem com cuidado!’ 11E mais ainda: ‘Eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’”.
12Jesus, porém, respondeu: “A Escritura diz: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’”.
13Terminada toda a tentação, o diabo afastou-se de Jesus, para retornar no tempo oportuno.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor. 

Homenagens a Mons. Tércio

Infelizmente só pude participar do 1° dia das comemorações pelo jubileu de ordenação sacerdotal de Mons. Tércio, mas vi atraves da internet as homenagens prestadas ao mesmo ontem e hoje enquanto retornava para Caicó acompanha pela 95FM a Santa Missa em sua homenagem e as palavras do Monsehor Tércio caíam em meus ouvidos como música e história de um santo homem que se entregou ao sacerdócio de forma incondicional. Conheço Mons. Tércio desde minha infância, quando vinha passar as férias de colegio em Caicó e posteriormente me tornei seu paroquiano por motivoque vim morar em Caicó.
Muitos não entendem o jeito, as vezes, um pouco sério e "conservador", mas como ele mesmo disse hoje na missa "se não tivesse sido conservador teria forrado a Igreja". 
Monsenhor Tércio, homem sério, dedicado à Igreja e aos pobres será sempre um exemplo para todas as pessoas que o conhecem e mais ainda para aquelas que conquistaram a sua amizade onde ele sempre nos presenteia com uma terna piada.
Monsenhor Tércio, acima de tudo, um Homem Santo.