terça-feira, 26 de julho de 2011

Caicó de ontem no dia de hoje

*** Há 113 anos, no dia 26 de julho de 1898, foi fundado em Caicó, o Apostolado da Oração na Catedral de Sant’Ana pelo Padre Emídio Cardoso.
*** Há 89 anos, no dia 26 de julho de 1922, cometia suicídio em Campina Grande (PB), o caicoense Cel. Martiniano Pereira.
*** Há 81 anos, no dia 26 de julho de 1930, era morto no Recife, o governador da Paraíba, João Pessoa. Esse fato precipitou a Revolução de 1930.
*** Há 70 anos, no dia 26 de julho de 1941, Dom José Delgado era emposado como 1º Bispo da Diocese de Caicó.
*** Há 69 anos, no dia 26 de julho de 1942, era fundado o Ginásio Diocesano Seridoense em Caicó.
*** Há 59 anos, no dia 26 de julho de 1952,  era denominada de Rua  Comandante Ezequiel pelo prefeito Rui Medeiros Mariz.
*** Há 26 anos, no dia 26 de julho de 1985, era inaugurada a Rádio A Voz do Seridó.
*** Há 26 anos, no dia 26 de julho de 1985, era inaugurado o Banco Mossoró em Caicó.
*** Há 15 anos, no dia 26 de julho de 1996, chegava a Caicó o canal da Rede Vida de Televisão.
Colaboração: Adelço Ganhador/Luciano Vale.

Fonte: Cardoso Silva

Avós, simbolos de experiências

Celebramos o Dia dos Avós (26/jul). Não se trata de mais uma data comemorativa criada com fins comerciais, mas de um dia de reflexão e agradecimento àqueles que tanto contribuem para a formação dos netos, sendo sua companhia cada vez mais constante e necessária no cenário atual, visto que os pais precisam trabalhar fora.
Nossos avós – e todos os idosos, de modo geral – são as pessoas que mais devem ser valorizadas como símbolos de experiência e sabedoria. Eles trazem consigo o testemunho de décadas, de gerações de avanços, modernidade e mudanças de comportamento.
Hoje, muitos deles consideram que o tempo não tem a mesma importância de outrora, tanto que o relógio de pulso é usado apenas como acessório.
Se hoje eles têm a pele flácida, o corpo mais sensível e a visão enfraquecida, devemos nos lembrar de que nem sempre foi assim. Afinal, já batalharam muito e dedicaram suas vidas ao cuidado da família. São tão dignos de carinho e respeito quanto nossos pais. Por isso, jamais devemos nos esquecer do verdadeiro valor deles.
Ser avô e avó, fazer parte da terceira ou quarta idade, não pode mais ser relacionado à invalidez, à inoperância ou à inutilidade. Grande parte ainda contribui com a mesma sociedade que os descarta, haja vista o elevado número de idosos responsáveis financeiramente por seus lares, cuidando de filhos e netos.
É muito triste constatar que em muitas famílias os idosos são tratados como objetos antigos. Há pessoas que costumam tecer comentários desrespeitosos a respeito dos mais velhos da casa, reclamando que só dão trabalho, que são lentos ou doentes. Quanta injustiça! Sua presença ensina aos mais novos o tesouro de enxergar o mundo com os olhos do coração.
Quem souber aproveitar o convívio com essas figuras que acumulam sabedoria de duas gerações, certamente terá muito a aprender com seus conselhos. Nossos avós detêm o conhecimento e a sabedoria que não são aprendidos nos livros e estão sempre dispostos a partilhar. São verdadeiros tesouros em nossa vida.

Hoje é dia de São Joaquim e Sant'Ana

Com alegria celebramos hoje a memória dos pais de Nossa Senhora: São Joaquim e Sant'Ana.

Em hebraico, Ana exprime
"graça" e Joaquim equivale a "Javé prepara ou fortalece".

Alguns escritos apócrifos narram a respeito da vida destes que foram os primeiros educadores da Virgem Santíssima. Também os Santos Padres e a Tradição testemunham que São Joaquim e Sant'Ana correspondem aos pais de Nossa Senhora.


Sant'Ana teria nascido em Belém. São Joaquim na Galileia. Ambos eram estéreis. Mas, apesar de enfrentarem esta dificuldade, viviam uma vida de fé e de temor a Deus.


O Senhor então os abençoou com o nascimento da Virgem Maria e, também segundo uma antiga tradição, São Joaquim e Sant'Ana já eram de idade avançada quando receberam esta graça.


A menina Maria foi levada mais tarde pelos pais Joaquim e Ana para o Templo, onde foi educada, ficando aí até ao tempo do noivado com São José. A data do nascimento e morte de ambos não possuímos, mas sabemos que vivem no coração da Igreja e nesta são cultuados desde o século VI.



São Joaquim e Sant'Ana, rogai por nós!