terça-feira, 22 de março de 2011

Espaço do leitor

Por: Thiago Costa

Começou o "caça as bruxas" da greve da educação de Caicó A turma da secretaria da educação de Caicó já começou a visitar as escolas para verificar, em locus, quem são os "funcionários subversivos" que andam afrontando a ordem e questionando a autoridade do "Estado Imperial de Caicó". A "Cavalaria" já está a posto e a ordem é revirar cada lajeiro do sertão de Caicó, encontrar os hereges subversivos, e aplicar-lhes as penas cabíveis incluindo, entre elas, morte por apedrejamento, forca, ou deixar que seus corpos ardam nas chamas da fogueira. Rrsrsrsrsrs! Brincadeira! Por mais que pareça não estamos na época medieval, mas, a caça as bruxas já começou. 
Corre nas ruas o boato de uma tal lista para exonerar (ilegalmente) os funcionários grevistas que estão em estágio probatório. Repito, se por acaso tal boato for verdade uma exoneração do tipo seria ilegal. Em pesquisa realizada recentemente por este blogueiro é possível verificar que o direito a greve é permitido a todos os funcionários, inclusive aqueles que se encontram em estágio probatório, pois trata-se de uma garantia fundamental que inclusive tem respaldo em princípios como o de isonomia e o de solidariedade. 
(confira a pesquisa aqui http://espacolivrethiago.blogspot.com/2011/02/sobre-direito-de-greve-ao-trabalhador.html) O fato de não vivermos numa ditadura parece incomodar muita gente poderosa em Caicó. Soube que houve um fiel (ou uma fiel) escudeira que mostrou indignação pelo fato de nós que fomos recentemente nomeados estarmos participando de greve, pois não deveríamos está fazendo isso. Ora! quer melhor maneira de começar a exercer uma função publica do que já iniciar com espírito cívico, exercendo sua cidadania, mostrando compromisso com a sua área de atuação, buscando melhorias e a valorização de sua categoria e, contudo, demonstrando coleguismo e solidariedade para com os seus pares. Não temos do que nos envergonhar, é motivo de orgulho iniciar a nossa careira engajando num movimento que preza por uma educação de qualidade, que busca o reconhecimento da importância e do valor daqueles que atuam nas instituições publicas de ensino da nossa cidade. 
Os que devem se envergonhar são aqueles que andam buscando aterrorizar os funcionários, espalhando falsos boatos, buscando estratégias para perseguir aqueles que apenas estão lutando para que seu direito possam vigorar na prática. Podem revirar livros de pontos, pegar nomes de grevistas, fuxicar boatos nas esquinas da prefeitura, pois, contudo, o máximo que conseguirão será o desperdício da energia e da criatividade que poderia está sendo utilizada para planejar uma proposta que atenda os nossos anseios. Estamos conscientes e perseverantes, desta vez não sairemos com a mão na frente e outra atrás. Não aceitaremos acordos a palavrado. É preto no Branco, pois, como diz as notas do jogo do bicho: vale o que está escrito. Deixo aqui um ultimo recado: Não desperdicem energias. Aprendam a agir numa sociedade democrática. E cuidado, pois a sociedade não aceita mais desculpas esfarrapadas. Outra coisa: As bruxas estão soltas!