quarta-feira, 23 de junho de 2010

Governo propõe salário mínimo de R$ 550 em 2011


Salário mínimo maior e garantia de recursos para obras do Programa de Aceleração do Crescimento são os principais pontos do relatório da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2011. Na arena da disputa eleitoral deste ano, o governo tenta manter o PAC como prioridade nos investimentos do Executivo, independentemente do presidente a ser eleito no fim do ano. Enquanto o relator da LDO de 2011, senador Tião Viana (PT-AC), esmiúça normas e regulamentações para garantir equilíbrio financeiro e margem para investimento para o próximo governo, a oposição reclama e boicota as sessões da Comissão Mista de Orçamento.  
Na terça-feira, pela terceira semana consecutiva, a reunião foi novamente cancelada sem deliberações. O governo afirma que conseguiu acordo para votar o relatório, mas a oposição promete fazer barulho para barrar pontos considerados polêmicos. 

Fonte Roberto Flávio

Nova Praça José Augusto está praticamente pronta para ser inaugurada

Estão sendo ultimados os preparativos para a inauguração da reforma da Praça José Augusto.

O local já teve algumas etapas.

Funcionou um parque de diversões e nos últimos anos passou por um processo de favelização.

Barracos foram colocados no local criando uma péssima imagem, mas mesmo assim era um ponto de encontro da população caicoense, tendo passado a ser conhecida como praça da alimentação.

O prefeito Bibi Costa de uma forma ousada resolveu buscar investimentos e fez uma nova praça, deixando somente a estátua de José Augusto.

É esta praça que será inaugurada na próxima sexta-feira.

História

A Praça José Augusto foi inaugurada no dia 22 de setembro de 1929.

Era prefeito de Caicó, Eduardo Gurgel de Araújo que administrou o município de 1929 a 1930.

O orador da solenidade foi o governador do estado, Juvenal Lamartine de Faria.

Por questões políticas, o busto de José Augusto foi dinamitado em 23 de janeiro de 1935 pelo tenente Oscar Rangel.

Era prefeito na época, Virgílio Tomás de Souza.

22 anos depois no mesmo lugar foi erguida a estátua de José Augusto.

O ato de inauguração em 22 de setembro de 1957 foi presidido pelo prefeito José Benévolo Xavier.

José Augusto

José Augusto Bezerra de Medeiros nasceu em Caicó (na época Cidade do Príncipe) no dia 22 de setembro de 1884.

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Recife.

Professor de história e geografia no Ateneu Norte-Riograndense em Natal.

Juiz de direito da comarca de Caicó, deputado estadual, deputado federal, governador do estado e senador.

Maior estátua religiosa do mundo será inaugurada

Após mais de três anos de obras, o Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, será inaugurado com programação religiosa e shows de Joana, José Augusto, Pe. João Carlos e Elimar Santos no próximo sábado (26) e domingo (27).
A primeira atividade será às 12h, do sábado. Na Igreja Matriz será rezado um terço seguido de show pirotécnico. A missa será celebrada às 16h, para dar início a uma procissão rumo ao Santuário, onde haverá a solenidade de inauguração e benção.
No domingo, a programação começa cedo, coma missa das 7h na igreja e início das visitações, incluindo uma missa às 17h30 no pátio da matriz, que será transmitida pela Rede Vida para todo o Brasil.
A estátua é a maior imagem católica do mundo, medindo 56 metros de Santa Rita de Cássia (incluindo o pedestal com 6 metros). A obra teve um investimento de aproximadamente R$ 6 milhões, com recursos municipais, estaduais e federais.
Para se ter ideia de suas dimensões, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, mede 38 metros, contando com o seu pedestal. Considerando a medida sem os pedestais, a Santa Rita e o Cristo medem 50 e 30 metros, respectivamente. Vinte metros de diferença.
Além da imagem, o complexo “Alto de Santa Rita” conta com capela, auditório para 225 pessoas, restaurante, lanchonete, banheiros, estacionamento e salas para pequenos socorros. A maquete da obra está exposta na Igreja Matriz de Santa Cruz.
Como o pátio tem capacidade para 2 mil pessoas, os párocos da cidade estão orientando os fiéis da cidade a darem lugar para os romeiros no primeiro dia dos festejos. Para acolher com segurança os visitantes, uma estrutura está sendo montada pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz e Serviço Móvel de Atendimento à Urgência (Samu).
O Corpo de Bombeiros estará com um efetivo de 60 homens para os dois dias e disponibilizará três ambulâncias, uma unidade de resgate e uma viatura de combate a incêndio.
A equipe da Saúde montará postos médicos no alto do complexo e no estacionamento e uma unidade móvel de assistência ao lado da Igreja Matriz.
Confira programação completa:
Sábado (26)
12h – Terço de Santa Rita e queima de fogos
16h – Missa na Matriz
17h – Procissão luminosa para o Santuário com a imagem de Santa Rita
19h – Benção no Santuário, solenidade de inauguração e iluminação da estátua de Santa Rita
20h – Retorno da procissão para a matriz
22h – Homenagens e Shows de Joana e José Augusto
Domingo (27)
7h – Missa na Matriz e início da visitação ao Santuário
9h – Terço de Santa Rita no Santuário
Início das confissões no Santuário
10h – Missa na Matriz
12h – Adoração e Benção do Santíssimo no Santuário
16h – Show de Pe. João Carlos
17h30 – Missa no pátio da matriz transmitida pela Rede Vida para todo o Brasil
19h – Show de Elimar Santos

Nominuto.com

Futuro da Ilha e consumo de bebida por menores preocupam promotor

O promotor de justiça, Vicente Elísio de Oliveira Neto, declarou que vai encaminhar ofícios à polícia militar, polícia civil e ao juizado da infância e da juventude solicitando fiscalização nas festas juninas que estão sendo promovidas por colégios.

O objetivo é tentar coibir o uso de bebida alcoólica por menores.

"Agora eu chamo a atenção das famílias que deveriam ter um pouco mais de controle sobre o comportamento dos seus filhos", disse.

Vicente Elísio (foto) aproveitou para comentar sobre o que presenciou na Ilha de Sant'Ana no final de semana.

"O que eu vi foi uma coisa bastante complicada e eu temo realmente pelo futuro da Ilha, o que é que vai ser aquela Ilha. Aquilo é pra ser um espaço de lazer para a população e pelo que eu vi após o jogo do Brasil me preocupa muito se no futuro não vão chegar denúncias de práticas ilícitas como uso de drogas e até estupros", disse o promotor.
 
Fonte F. Gomes

Confirmada a banda que se apresentará na inauguração da Praça José Augusto

A banda cearense Forró Moral foi contratada pelo governo do estado para animar a inauguração da reforma da Praça José Augusto na próxima sexta-feira que contará com a presença do governador Iberê Ferreira de Souza.

Na mesma noite será inaugurada a reforma da estrada que liga a BR-427 a Timbaúba dos Batistas.

A inauguração de Timbaúba será antes da de Caicó e também contará com a presença do governador Iberê de Souza.

A animação em Timbaúba ficará por conta da banda Cinzeiro de Motel.

Tinha sido mantido contato com a banda Cavalo de Pau para se apresentar em Caicó, mas o governo do estado acabou acertando com Forró Moral.