quarta-feira, 3 de março de 2010

A Páscoa será mais cara este ano.

Falta pouco para a páscoa e já tem gente pesquisando o preço dos ovos. Este ano, eles estão mais caros. De quem é a culpa desse aumento no preço?
Há um doce suspeito, o açúcar que chegou a dobrar de preço em alguns supermercados. Como esse é um componente importante na fabricação do chocolate, o preço do ovo de páscoa também aumentou. Como ninguém é de ferro, é difícil resistir a essa tentação e a indústria espera uma páscoa de ótimas vendas.
Sem esse ingrediente, o gosto do chocolate pode não ser o mesmo. Mas o preço do açúcar deixou mais cara a produção caseira de ovos de páscoa. O reajuste foi inevitável. “Nos dois últimos anos, nós não mexemos no preço, mas nesse último ano não teve como. A gente teve de repassar um aumento de cerca de 10% ao consumidor final”, diz a empresária Michele Areválo.
O açúcar pode mesmo deixar a páscoa mais cara. Em 2009, o preço do produto subiu em média 67,87%, em alguns casos o quilo passou de R$ 0,99 para R$ 2,00. O motivo do reajuste seria o aumento na procura pelo açúcar brasileiro no mercado externo, já que a produção da Índia foi prejudicada pela seca. No Brasil, segundo a Associação Paulista de Supermercados, o custo do açúcar deve deixar os ovos de páscoa 5% mais caros esse ano.
O preço do açúcar bem que poderia ter azedado os negócios de uma fábrica de Jacareí, em São Paulo. De lá, os ovos vão sair para o mercado de 10% a 12% mais caros que no ano passado. Mas o ritmo de trabalho prova o contrário, a produção aumentou e os planos para a páscoa são bem mais doces.
A indústria produz 50 mil ovos por dia, quase 400 toneladas de chocolate serão vendidas na páscoa. Mesmo com o preço do açúcar tendo sido repassado para o consumidor, as encomendas foram garantidas. “Fazendo uma comparação com o ano passado, nós estamos com um crescimento de 167% e para a empresa, considerando-a como um todo, 285% para 2010”, fala o empresário Michel Fonseca.
Mas as notícias sobre os preços do açúcar e do álcool não são boas. A colheita da cana já começou em São Paulo e a indústria canavieira já avisou que grande parte da safra será transformada em açúcar e exportada por causa da queda da produção na Índia. Com isso, haverá menos açúcar no mercado interno e a produção de álcool também vai diminuir. O resultado é preços em alta nos dois casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário