sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Sem nenhum alarde, eis o MVR02

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Última equipe no Mundial de Construtores em 2010 (sim, conseguiu piores resultados que a Hispania graças à total falta de confiabilidade de seus carros), a Virgin agora está associada aos russos da Marussia e virou Marussia-Virgin Racing. Hoje, a equipe apresentou num estúdio da BBC, na Inglaterra, seu segundo projeto para a Fórmula 1.
O MVR02, concebido novamente pelo sistema Computational Fluid Dynamics (CFD) e sem nenhum auxílio do túnel de vento no desenvolvimento aerodinâmico, é mais um projeto com a assinatura do Wirth Research – o mesmo que desenvolve os protótipos HPD LMP2. O carro mantém as mesmas cores do ano passado, com predominância do preto e do vermelho, com sutis diferenças em relação ao modelo de 2010 no desenho do bico dianteiro e da traseira, mais estreita e com um difusor simples. O motor continua sendo o Cosworth, até porque a Marussia usa as unidades da companhia de propriedade de Kevin Kalkhoven em seus esportivos de fabricação limitada.
A Virgin andou com o VR01 em Valência para conseguir dados e quilometragem e incrivelmente ficou bastante satisfeita, porque seu carro não quebrou. Agora como Marussia-Virgin, partirá para o primeiro teste em Jerez de la Frontera, com o belga Jerome d’Ambrosio como o novo companheiro de equipe do alemão Timo Glock.

Denúncias da câmara municipal de Caicó chegam a Polícia Federal

A Polícia Federal do RN deve entrar nas investigações de supostas irregularidades, praticadas por vereadores da Câmara Municipal de Caicó. Foram provocados pelo Fórum do Campo de Caicó, organização que reúne mais de 26 representantes de entidades civis da cidade. Uma comissão formada por Antônio Neves, Padre Neto, Jailma Oliveira e outros visitaram a sede da Superintendência da PF em Natal, na tarde desta quinta-feira (10), e entregaram CDs com gravações de diálogos entre vários vereadores, sobre uma suposta negociação de cargos, dentre outras denúncias.
Em contato com o Blog, representantes do Fórum negaram que a intenção da organização seja defender o retorno do vereador Valdemar Araújo, para a presidência da Câmara. Eles garantem que o próprio Valdemar também está sendo investigado na denúncia feita à PF, por ter confessado, durante reunião com membros do Fórum, ter recebido verbas de um seminário, sem nunca ter participado, e no mesmo dia estava de plantão num dos hospitais da cidade. Em matéria exibida no Jornal Bom Dia RN, da Inter TV Cabugi, afiliada da Rede Globo de Televisão, foi também exibida uma gravação (em áudio) entre os vereadores José Maria (ex-presidente) e Valdemar Araújo (presidente afastado). Nomes de vários vereadores também são citados na gravação. Outras autoridades caicoenses, que não são politicos também são envolvidos nas gravações. 
Funcionária do setor financeiro teria enviado cartas com denúncias para Valdemar Araújo
Ainda na matéria exigida pelo Bom Dia RN, na InterTV Cabugi, sobre supostas denúncias de irregularidades, praticadas por alguns vereadores de Caicó, a matéria deixa claro, que muitas das denúncias chegadas ao ex-presidente Valdemar, que também passa a condição de investigado, eram de cartas anônimas, enviadas por uma funcionária do setor financeiro da Câmara, para o próprio vereador, assim que assumiu a presidência da Câmara, e antes de ter sido afastado pelos demais colegas. Pessoas incomuns à Câmara Municipal, de outros segmentos da sociedade caicoense também tem nomes citados nas gravações em áudio, gravadas pelo próprio Valdemar e entregue ao Fórum.

Fonte: Blog do marcos Dantas

Sai do forno o novo VJM04

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A Force India apresentou há pouco o último dos 12 carros construídos para a temporada 2011 da Fórmula 1. O VJM04 não é propriamente uma sequência do carro do ano passado, que levou a equipe de Vijay Malliya ao 7º lugar do Mundial de Construtores – resultado aliás abaixo da expectativa, depois de uma primeira metade de campeonato bastante promissora.

Com motor Mercedes-Benz, sistema de transmissão e KERS fornecidos pela McLaren, a Force India trabalhou no design do novo carro tentando eliminar as falhas do projeto antigo. E traz novidades: a equipe resolveu adotar a dupla entrada de ar que a Mercedes introduziu em 2010, ao lado do santoantônio.
Além disso, o VJM04 apresenta uma asa dianteira completamente redesenhada, repleta de aletas, um bico mais, digamos, bojudo e sidepods mais estreitas. Tudo para deixar os pilotos Adrian Sutil e Paul di Resta com possibilidades de igualar e quem sabe melhorar as boas performances obtidas no ano passado, mostrando que o crescimento do time, visível desde a inesperada pole position de Giancarlo Fisichella no GP da Bélgica de 2009, não deixe a impressão de que se trata de um blefe.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Piada e Hispania: tudo a ver…

Pior equipe da temporada 2010, a Hispania começou a temporada 2011 em clima de classificados – e de muitas piadas. Com dificuldades financeiras, a equipe mostrou as primeiras fotos do F111, seu novo carro, com destaque para o loteamento dos espaços publicitários em sua carenagem, repleta de mensagens “Anuncie aqui”. As brincadeiras com as imagens não tardaram a pipocar na internet. Confira algumas delas, mandadas pelos internautas leitores do Voando Baixo pelo perfil do blog no Twitter. Estas são as melhores:
Anon (@jlcAce123)
Piadas com a carenagem da Hispania
Piadas com a carenagem da Hispania
Raphael Campos (@themightybeard)
Piadas com a carenagem da Hispania


Luciano Bolonheis (@bolonheis)
Piadas com a carenagem da Hispania

STR6 na área

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Última das nove equipes que marcaram pontos no Mundial de Construtores do ano passado, a Toro Rosso apresentou também em Valência o novo carro para a temporada 2011.
O novo STR6 é uma evolução clara do STR5, com alguns requintes no conjunto traseiro, incluindo a asa móvel, uma suspensão redesenhada e um novo sistema de escapamento. A exemplo da Sauber, o time usará o KERS fornecido pela Ferrari.
 

A equipe de engenheiros liderada pelo italiano Giorgio Ascanelli, que nos anos 90 trabalhou com Nelson Piquet e Ayrton Senna na Benetton e McLaren, respectivamente, trabalhou no projeto em túnel de vento e com o sistema CFD (computational fluid dynamics), o mesmo que Nick Wirth usou para conceber por inteiro o primeiro carro da Virgin para a Fórmula 1.
De resto, a Toro Rosso não tem grandes novidades no cockpit. Sébastien Buemi e Jaime Alguersuari iniciam juntos pela segunda vez um campeonato, mas com uma sombra no caminho de ambos: o jovem Daniel Ricciardo, campeão inglês de Fórmula 3 do ano retrasado, foi confirmado como o reserva imediato e com possibilidade de andar algumas vezes nos treinos livres de sexta-feira. E como é habitual, o boquirroto Helmut Marko já deitou falação sobre Ricciardo, dizendo que o rapaz já merece uma vaga de titular na F-1.
Depois reclamam que a Toro Rosso não sai do 9º lugar entre as escuderias…

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Um carro melhor… para um ano melhor

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Relegada ao status de coadjuvante em 2010, a Mercedes GP se preparou com as melhores armas possíveis para se aproximar do trio Red Bull-Ferrari-McLaren. Por isso mesmo, a marca da estrela de três pontas vem com um projeto inteiramente novo para este ano. Se o primeiro carro prateado era apenas uma evolução do carro campeão em 2009 pela Brawn GP, este – por força das novidades do regulamento e por outras coisas mais – teve que começar do zero.
O W01 não era um modelo que agradava Michael Schumacher, que regressou às pistas após três anos parado, posto que seu estilo de pilotagem é diferenciado dos “antigos” pilotos da casa de Brackley, Jenson Button e Rubens Barrichello. Agora ele crê que a turma de engenheiros da Mercedes GP fez um carro do jeito que ele gosta. Não à toa, o piloto de 42 anos começa o ano pelo menos sonhando com o que parece improvável (diria eu impossível): um 8º título mundial de pilotos.
O novo W02 tem notáveis diferenças em relação ao carro do ano passado. O bico baixo foi abandonado para que a Mercedes siga a tendência da Fórmula 1 atual, com a frente mais alta e proeminente. O trabalho aerodinâmico mereceu especial atenção nas sidepods e no airbox, tornando-o bem mais elegante, até bonito. A entrada de ar dupla adotada no ano passado, que deixou o carro com um visual muito esquisito, foi deixada de lado. Mas isso não impede que ela volte…
Agora, Ross Brawn e seus comandados vão arregaçar as mangas e suar o macacão nos testes. O carro precisa ter seus defeitos corrigidos neste período de pré-temporada antes da corrida inaugural, dia 13 de março, no Bahrein. Do contrário, será mais um ano de desilusões e principalmente de chacotas para cima de Michael Schumacher, cuja volta foi bastante questionada, a ponto de ser ofuscado por Nico Rosberg durante todo o ano de 2010.
Por hora, não saberemos se o achincalhe vai prosseguir. Mas que Schumi quer provar que ainda pode e sabe fazer alguma coisa, disso não tenham dúvidas.

Surpresas e segredos

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Novo carro da McLaren, o MP4/26
3 – Lewis Hamilton (ING)
4 – Jenson Button (ING)

As surpresas começaram já no horário marcado para o início do evento, 9h (de Brasília) da sexta-feira. A transmissão pela internet começou com uma praça vazia em Berlim. Só que, logo em seguida, os mecânicos da McLaren trouxeram o MP4/26, ainda desmontado, para a frente das câmeras. Eis que ele começou a ser montado, peça a peça, sob os olhos do público. É a primeira vez que uma equipe de Fórmula 1 desnuda um modelo desta forma, ainda que não tenha mostrado – obviamente – todos os seus segredos. O motor e o sistema de escapamento, por exemplo, eram de plástico. Mas nada que tirasse a beleza do evento.
A ideia impressiona por ter vindo da McLaren, que até poucos anos era um dos times mais fechados. A iniciativa aproxima o público da equipe e dá a ilusão de que ela está aberta para a colaboração dos torcedores. Perfeito. Sobre o design do carro, o MP4/26 impressiona. O bico é alto e longo, com uma asa dianteira de desenho agressivo. Mas as grandes novidades estavam na região central, perto de onde fica o piloto. A McLaren apostou em entradas de ar para o radiador altas, em forma de “L”. A tampa do motor também é diferente, com três orifícios acima do capacete para refrigerar o propulsor. Parece ser um carro com muito potencial.

Novo carro da McLaren, o MP4/26
As duas laterais em forma de “L”, juntas, se transformam em um “U”. A intenção, com isso, é direcionar melhor o ar para a parte baixa da traseira do carro, na pequena aleta que serve como sustentação da luz de chuva. Paddy Lowe, diretor-técnico da McLaren, apostou em uma linha contrária à do resto do grid ao afastar os radiadores do cockpit para limpar o fluxo de ar. Com o banimento dos difusores duplos, a asa traseira terá de fornecer mais pressão aerodinâmica para o carro e compensar a perda com a proibição do uso da peça. Além disso, a refrigeração do motor deverá melhorar com a solução usada no MP4/26.
O posicionamento do escapamento ainda é um mistério. Como já disse, a equipe de Lewis Hamilton e Jenson Button usou peças de plástico na apresentação em Berlim. Apesar de não revelar o posicionamento do sistema, os dirigentes do time inglês não afastam a possibilidade de adotar a novidade lançada pela Renault-Lotus, que colocou a peça abaixo dos radiadores, à frente da lateral do carro. Possíveis atualizações já devem ser testadas pela McLaren em Jerez, no fim da próxima semana. Mas é fato que parece ser um bom carro.

Novo carro da McLaren, o MP4/26