quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Um carro melhor… para um ano melhor

globo.com
 

Relegada ao status de coadjuvante em 2010, a Mercedes GP se preparou com as melhores armas possíveis para se aproximar do trio Red Bull-Ferrari-McLaren. Por isso mesmo, a marca da estrela de três pontas vem com um projeto inteiramente novo para este ano. Se o primeiro carro prateado era apenas uma evolução do carro campeão em 2009 pela Brawn GP, este – por força das novidades do regulamento e por outras coisas mais – teve que começar do zero.
O W01 não era um modelo que agradava Michael Schumacher, que regressou às pistas após três anos parado, posto que seu estilo de pilotagem é diferenciado dos “antigos” pilotos da casa de Brackley, Jenson Button e Rubens Barrichello. Agora ele crê que a turma de engenheiros da Mercedes GP fez um carro do jeito que ele gosta. Não à toa, o piloto de 42 anos começa o ano pelo menos sonhando com o que parece improvável (diria eu impossível): um 8º título mundial de pilotos.
O novo W02 tem notáveis diferenças em relação ao carro do ano passado. O bico baixo foi abandonado para que a Mercedes siga a tendência da Fórmula 1 atual, com a frente mais alta e proeminente. O trabalho aerodinâmico mereceu especial atenção nas sidepods e no airbox, tornando-o bem mais elegante, até bonito. A entrada de ar dupla adotada no ano passado, que deixou o carro com um visual muito esquisito, foi deixada de lado. Mas isso não impede que ela volte…
Agora, Ross Brawn e seus comandados vão arregaçar as mangas e suar o macacão nos testes. O carro precisa ter seus defeitos corrigidos neste período de pré-temporada antes da corrida inaugural, dia 13 de março, no Bahrein. Do contrário, será mais um ano de desilusões e principalmente de chacotas para cima de Michael Schumacher, cuja volta foi bastante questionada, a ponto de ser ofuscado por Nico Rosberg durante todo o ano de 2010.
Por hora, não saberemos se o achincalhe vai prosseguir. Mas que Schumi quer provar que ainda pode e sabe fazer alguma coisa, disso não tenham dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário