quarta-feira, 21 de julho de 2010

Dia 28 de julho é dia mundial de luta contra a hepatite viral

As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, segundo estimativas bilhões de pessoas já tiveram contatos com o vírus da hepatite e milhões são portadores crônicos. 
 A hepatite B é considerada uma DST, tendo em vista que é transmitida sexualmente ou através de transfusão de sangue, parceria de agulhas e seringas no uso de drogas ilícitas, materiais cortantes contaminados como na colocação de piercings e no processo de realização de uma tatuagem, em tratamentos dentários, alicates de manicures e até mesmo em sessões de depilação. A doença pode se tornar crônica em 15% dos casos, sendo que desse porcentual, cerca de 25% a 40% podem evoluir para a cirrose, Como prevenção da doença recomenda-se o uso de preservativo nas relações sexuais assim como materiais cortantes e agulhas esterilizadas ou descartáveis. 
Em Caicó a vacina contra hepatite B, está disponível em todas as Unidades de Saúde para: crianças e adolescentes menores de 20 anos, profissionais de saúde, profissionais do sexo, manicures, hemofílicos, pacientes de hemodiálise, portadores do vírus da hepatite C, portadores do vírus do HIV, portadores de DST’s, gestantes caminhoneiros, bombeiros e policiais militares, civis e rodoviários entre outros. 
Dirija-se a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa e tome a primeira dose, lembrando que para ficar imune é necessário tomar as três doses: a segunda após trinta dias da primeira e a terceira após seis meses e o reforço a cada dez anos.

Um comentário:

  1. Uma pena este dia de combate acontecer na época de férias do ano letivo dos escolares, pois na escolas são grandes parceiras da saúde, e através de planejamento, atividades poderiam ser pensadas para uma interveção estratégica.

    ResponderExcluir