segunda-feira, 12 de julho de 2010

Brasil luta sozinho contra domínio europeu na Copa do Mundo

A Europa 'democratizou' os títulos mundiais nos últimos 20 anos. Com quatro campeões diferentes da Copa do Mundo neste período, contra apenas o Brasil como adversário, o continente voltou a passar a América do Sul no número de taças (10 a 9). A última delas foi conquistada pela Espanha neste domingo (11), em decisão contra a também europeia Holanda.

A Europa só esteve na frente em duas oportunidades. Em 1938, depois dos dois títulos seguidos da Itália, só o Uruguai havia sido campeão. Depois, em 1950, a disputa se igualou com outro título da “Celeste”. Quatro anos depois, a Alemanha Ocidental conquistou a Copa e recolocou os europeus na frente. Depois, veio o tricampeonato do Brasil e outros dois títulos da Argentina, que deram vantagem aos sul-americanos.

Antes da Copa de 1990, na Itália, a Europa tinha apenas seis títulos mundiais, contra sete da América do Sul. Naquele ano, a Alemanha foi campeã e empatou novamente a disputa.

No Mundial seguinte, o Brasil começou sua batalha solitária contra o domínio europeu. O tetracampeonato nos Estados Unidos colocou a América do Sul na frente, com oito a sete.

A seleção brasileira tentou ampliar a vantagem na França, em 1998, mas foi derrotada. Os franceses foram campeões mundiais pela primeira vez e conquistaram o oitavo título da Europa em Copas do Mundo.

E lá foi o Brasil mais uma vez enfrentar a Europa na Coreia do Sul e no Japão, em 2002, vencendo a final contra a Alemanha. A quinta conquista brasileira foi a última de um sul-americano na Copa do Mundo.
Nos dois Mundiais seguintes não teve jeito. Até as finais foram entre europeus. Absurdo maior é observar que em 2006, na Alemanha, Brasil e Argentina caíram nas quartas de final para a França e Alemanha, respectivamente, e os quatro semifinalistas foram europeus (Itália, França, Portugal e Alemanha).

Em 2010, quando tudo indicava que as semifinais seriam entre sul-americanos, houve uma reviravolta. Nas oitavas de final, o Uruguai bateu a Coreia do Sul, o Brasil venceu o Chile, a Argentina passou pelo México e o Paraguai se classificou nos pênaltis contra o Japão. Só que nas quartas de final, “a casa caiu” para a América do Sul. 

Os europeus venceram os três duelos contra os sul-americanos (Alemanha x Argentina, Paraguai x Espanha e Holanda x Brasil). Só o Uruguai seguiu vivo, depois de passar por Gana. 

Na sequência, porém, os uruguaios também caíram, diante dos holandeses. Na final entre europeus, a segunda seguida, a Espanha venceu a Holanda, conquistou o título e se tornou a quarta seleção europeia campeã mundial nos últimos 20 anos. Fica para o Brasil, em 2014, a tentativa de igualar novamente essa disputa

Nenhum comentário:

Postar um comentário