sexta-feira, 4 de junho de 2010

Presidente da Conferência dos bispos da Turquia é assassinado

Rádio Vaticano


Dom Luigi Padovese, Presidente da Conferência Episcopal Turca
Um "fato horrível", "inacreditável", "que nos deixa consternados": esta foi a primeira reação do Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, ao tomar conhecimento da notícia do assassinato, nesta quinta-feira, do Presidente da Conferência Episcopal Turca e Bispo do Vicariato Apostólico de Anatólia, Dom Luigi Padovese.

"Dom Padovese foi uma pessoa que teve grandes méritos pelo testemunho da vida da Igreja na Turquia, ou seja, em situações também difíceis; ele foi uma pessoa dedicada ao Evangelho, corajosa e esta sua morte nos faz pensar espontaneamente àquela de Padre Santoro, nos faz ver como o testemunho da Igreja em algumas situações pode ser retribuído também com o sangue", observou o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.
No momento ainda não há notícias sobre as circunstâncias do assassinato, embora se suspeite que Dom Padovese tenha sido esfaqueado por seu próprio motorista, que trabalhava para ele há aproximadamente quatro anos e meio.
"O ocorrido – afirmou Padre Lombardi – é terrível, pensando também a outros episódios de sangue na Turquia, como o homicídio, há alguns anos, de um sacerdote italiano, Padre Andrea Santoro".
"Rezemos – acrescentou o Porta-voz vaticano – para que o Senhor recompense Dom Padovese por seu grande serviço à Igreja e para que os cristãos não se desencorajem, mas, seguindo este testemunho tão forte, continuem a professar a própria fé na região".
"Às vésperas de uma viagem papal ao Oriente Médio – também com objetivo de encorajar as comunidades cristãs que vivem nesta região – esse fato tem uma extraordinária intensidade: faz compreender em profundidade como problema de solidariedade da Igreja Universal, absolutamente urgente, o necessário apoio a essas comunidades cristãs", destacou Padre Lombardi.
O bispo italiano, assassinado tragicamente nesta quinta-feira na Turquia, estaria entre os membros do episcopado que participarão da visita de Bento XVI a Chipre, que terá início no próximo sábado. Enquanto Presidente da Conferência Episcopal Turca, o prelado receberia das mãos do Pontífice o Instrumentum laboris (documento de preparação) do Sínodo dos Bispos sobre o Oriente Médio, que terá lugar em outubro próximo, no Vaticano.
Dom Padovese nasceu em 31 de março de 1947 em Milão, na Itália. Pertencia à Ordem dos Frades Capuchinhos e foi, por 10 anos, Diretor do Instituto de Espiritualidade da Universidade Antonianum, em Roma. Era consultor da Congregação para a Causa dos Santos. Em 11 de outubro de 2004, havia sido nomeado Vigário Apostólico de Anatólia, na Turquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário