quarta-feira, 2 de junho de 2010

Universidade Federal no NE aprova substituição do vestibular por Enem


O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal da Paraíba aprovou, na manhã desta segunda-feira, dia 31, por maioria esmagadora, a substituição da seleção de candidatos através do Processo Seletivo Seriado (PSS), pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O relator Luciano Bezerra Gomes informou que de todos os 30 conselheiros presentes, apenas dois foram contrários à substituição. "A proposta apresentada pela reitoria foi aprovada com algumas modificações. Se antes a substituição total ocorreria em 4 anos, o Consepe determinou que a gradatividade da mudança foi distribuída em 5 anos", explicou.
Com a decisão, 10% das vagas oferecidas pelos cursos da UFPB já para 2011 poderão ser preenchidas através das notas obtidas pelos candidatos nas provas do Enem. Em 2012, serão 20% das vagas; em 2013, 40%; no ano seguinte 50% e já em 2015, no prazo final, todas as vagas deverão ser preenchidas pelo "novo" sistema, dando adeus ao PSS.
Luciano Gomes disse ainda que uma segunda modificação está relacionada a uma prova de habilidades, já em prática no curso de música por exemplo. "Para ingressar em alguns cursos, como o de Artes, por exemplo, o candidato terá que realizar não somente à provas do Enem, mas também uma prova específica de habilidades. Isso já acontece com o PSS, no caso dos candidatos inscritos no curso de música".

Da redação de JORNALONORTE.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário