quarta-feira, 12 de maio de 2010

Qual a diferença de om Netbook, Notebook e um all in one?

Por Raul de Oliveira 
Sinto-me quase um ancião tecnológico. Lembro-me de uma época que os computadores tinham a tela de fósforo verde, um gabinete com duas entradas para disquetes de 5 ¼ polegadas e um teclado que não possuía acentuação. Eram grandes, beges e pesados!
Depois disso, vieram os VGA, seguidos do SVGA que davam um trabalhão para configurar por causa do padrão VESA (seja lá o que isso significava).
Nessa época, o sonho de ter um computador ligado ao televisor (de tubo) para ver as imagens maiores e monocromáticas era o ápice tecnológico.
Depois vieram os monitores de tela plana, leve febre passageira que antecedeu os LCD's, bem mais finos e leves. Hoje, plugo o meu notebook no monitor de 42 polegadas. Ao alternar a saída de vídeo, ele simplesmente "vira" uma TV de plasma dependurada na parede da minha sala.
E as coisas não pararam por ai. Foram várias as investidas mercadológicas para fazer com que aquele trambolho bege/cinza combinasse melhor com nosso decorado lar. Volumes diminuíram, formatos morreram e formas foram reinventadas.
Todos devem se lembrar de quando começaram a surgir à tela de toque nos terminais bancários, pois sempre tínhamos que praticamente esmurrar os botões para digitar a senha e fazer um saque. Agora estão no meu celular, na parede de casa - até na geladeira!
A falta de espaço fez com que engenheiros e designers tivessem que reinventar o PC para adaptá-lo ao futuro e aos bolsos de cada pessoa.

Nome aos bois

A despeito da diversidade de formas, tamanhos e configurações, todos, sem exceção, fazem exatamente o que o seu bom e velho desktop sempre fez. Em resumo, a coisa funciona assim:
All in One (Tudo em um) - PC de mesa (desktop) que não possui um gabinete com a CPU], mas apenas o monitor (o qual está integrado com a CPU), mouse e teclado. A sua grande vantagem é não possuir tantos fios para você conectar nem para bagunçar com sua escrivaninha.
All in One TouchScreen (Tudo em um sensivel ao toque) - idêntico ao anterior, mas com o adicional de um display sensível ao toque (touch screen), ou seja, você pode utilizar os dedos na tela para realizar comandos e, assim, suplantar o teclado e mouse (lembre-se dos terminais bancários).

Netbook - notebook mais barato com dimensões e funções reduzidas: foi feito só para acessar a internet, editar documentos e rodar programas leves. Geralmente é pequeno o suficiente para caber em uma bolsa de mulher - público que o adotou em massa por achá-lo "tããão bonitinho".

Notebook - versão portátil de seu desktop. Os primeiros modelos não contavam com o poder computacional de seus "irmãos de mesa", mas hoje em dia, há notes tão poderosos quanto.

Palmtop/ Handheld - miniaturização máxima que já ocorreu com os PCs, os computadores de mão buscam oferecer boa parte dos recursos de um PC portátil. No entanto, suas configurações mais magras e a tela muito pequena restringem seu uso a basicamente rodar joguinhos, ler emails e editar documentos.

Smartphone - é convergência do computador de mão com telefone. Isto é: o mínimo de tamanho para incluir "quase tudo" que você utiliza.

Usos e costumes


Basicamente, o que diferencia esses equipamentos são os públicos a que são direcionados.

O All in One, seja touch screen ou não, é um computador feito para atender àquelas pessoas que não gostam de desperdiçar espaço e querem um PC que combine melhor com a decoração da casa - sem aquela cara feia de computador tradicional. A primeira versão foi o computador Apple LC (que durou de 1990 a 1997; LC quer dizer low-cost ou baixo custo).

O All in One Touch é aquele computador que além de embelezar também oferece interação. Serve perfeitamente como um equipamento de atendimento público - já pensou folhear um catálogo virtual de uma loja ou de cortes de cabelo só com o toque dos dedos? 

Já o netbook é o computador voltado para portabilidade, ficando no meio entre os notebooks e os computadores de mão. Para aqueles que estão interessados em usá-lo na faculdade ou trabalho para elaborar planilhas, textos, uma apresentação em PowerPoint ou acessar serviços via internet (emails e mensageiros instantâneos), é perfeito. Cabe com folga na mochila, é discreto e oferece um teclado bem maior do que os dos smarthphones. Pense no mote: custo x benefício. É o que o netbook atende.

Os notebooks são a mesma coisa que os desktops, só que portáteis. Existem modelos específicos para jogos, outros que são tão bons quanto um computador desktop e que podem servir para desenvolver aplicações e executar softwares mais robustos. Se você precisa de um computador pau-pra-toda-obra e que o atenda em qualquer lugar, não tenha dúvidas: notebook é a solução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário